Semana Acadêmica do curso de Direito tem início com ampla programação destinada à formação dos estudantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Semana Acadêmica do curso de Direito tem início com ampla programação destinada à formação dos estudantes

Proporcionar debates a partir de temas contemporâneos, com o uso de linguagens diversas que envolvem o fenômeno jurídico. Com essa proposta, o curso de Direito da Unijuí deu início, na noite dessa terça-feira, 16 de abril, à sua Semana Acadêmica. A atividade é promovida pelos cursos e centros acadêmicos dos campi de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, além do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos (PPGD), e se estende até esta quinta-feira, 18 de abril, com atividades online e presenciais. 

A Semana Acadêmica é uma atividade que busca proporcionar aos estudantes do curso de graduação em direito atividades complementares à formação acadêmica. Ela também marca o início das atividades  do projeto “Cinema e Direitos Humanos”, que recebeu  recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo para a qualificação de suas atividades no Município. 

A abertura da Semana Acadêmica ocorreu na noite de ontem, com a palestra “Os Desafios na Era da Execução Penal 4.0”, a qual foi ministrada pela doutora e mestra em Ciências Criminais pela PUCRS, Thayara Castelo Branco. 

De acordo com a coordenadora do curso de Direito nos campi de Santa Rosa e Três Passos, professora Fernanda Serrer, a iniciativa em organizar a Semana Acadêmica tem o objetivo de proporcionar aos estudantes momentos complementares à formação acadêmica para capacitá-los tecnicamente para atuar com o Direito. 

“As Semanas Acadêmicas são pensadas nos nossos acadêmicos, com dedicação e cuidado, tanto na escolha dos temas quanto no convite aos palestrantes, pois é nosso compromisso possibilitar a todos momentos e conhecimentos como esses. Queremos oportunizar reflexões sobre fragilidades e buscar de modo criativo e inovador soluções para as interações com a realidade, que cada vez mais é diversa, complexa e dinâmica”, ressalta. 

Já o coordenador do PPGD, professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, salienta que a discussão dos temas escolhidos para esta edição da Semana Acadêmica do curso de Direito é relevante. “A discussão de temas, como a Execução Penal, é de grande importância, pois têm despertado muito interesse em vários níveis. Como coordenador do PPGD, fico muito feliz em podermos tratar e discutir isso no meio acadêmico. Espero que tenha sido uma excelente oportunidade para interagir e aprender mais com nossos convidados”, detalha. 

Na noite desta quarta-feira, 17 de abril, a programação segue com a exibição do documentário Retratos do Cárcere, com posterior debate em cada campus. Já nesta quinta-feira, 18 de abril, o campus Ijuí terá um painel, denominado “Racismo, estigma e Direito Penal”, com a realização de três palestras. No campus Três Passos, será promovido o debate “Golpe de 1964, o Brasil 60 anos depois”, e em Santa Rosa, haverá um World Café: Uma conversa relevante sobre futuro profissional. As atividades ocorrem de forma presencial em cada um dos campi. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.