Laboratórios de Atividade Física em Ijuí e Santa Rosa têm aumento em número de usuários - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Laboratórios de Atividade Física em Ijuí e Santa Rosa têm aumento em número de usuários

Após dois anos de pandemia, o ano de 2022 se consolida como o primeiro de real retomada das atividades para os Laboratórios de Atividade Física e Promoção à Saúde de Ijuí e Santa Rosa. Nos dois municípios, foi possível verificar um aumento no número de atendimentos, sendo 35 usuários ativos no Laboratório do campus Santa Rosa e 213 usuários atendidos na unidade do Laboratório do campus Ijuí. 

Uma grande novidade neste ano, no campus Santa Rosa, foi a implementação do treinamento funcional. “Podemos concluir que 2022 foi excelente para o Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde de Santa Rosa. Dentre as ações que pudemos realizar estiveram, além dos atendimentos à comunidade interna e externa com a ginástica laboral e o novo treinamento funcional, também a participação na Fenasoja, no ComJuve, na Feicap, no Grupo OASE, na Feira de Saúde, no Sipat e nas interações com o suporte ao projeto Movimenta e nas atividades do Dia das Normalistas”, relata a responsável técnica do Laboratório Vanessa do Nascimento dos Santos.

Para 2023, segundo Vanessa, “o objetivo é intensificar a divulgação para a comunidade santa-rosense, a fim de que a comunidade saiba do trabalho disponível na Unijuí campus Santa Rosa, que visa o cuidado integral do sujeito e de promover saúde por meio da prática do exercício físico”. 

Já no campus Ijuí, o ano foi marcado especialmente pelo regresso de muitos usuários do Programa Integrado para a Terceira Idade - Piti/Unijuí, além de novos usuários da comunidade interna e externa que buscaram pela modalidade de musculação ofertada pelo Laboratório. “Dentre as principais atividades que desenvolvemos estiveram as tradicionais práticas corporais, viagens turísticas e encontros integrativos e sociais com o Piti. Além disso, neste ano também implementamos o projeto Caminhada Orientada que teve por objetivo levar a promoção da saúde às ruas da cidade de Ijuí por meio do incentivo ao exercício físico”, destacou a responsável técnica pelo Laboratório em Ijuí Michele Santos da Rosa Basso.

A participação em eventos institucionais como o Domingo no Campus e o Profissional do Futuro é tradicional na rotina do Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde em Ijuí. Nesse contexto, Michele ressalta que ao longo de 2022 incorporou-se, além dessas atividades, outras práticas à rotina, como a organização e desenvolvimento de uma gincana e palestra sobre “Vida ativa e longevidade” para os colaboradores da Unimed Noroeste e encontros quinzenais com um grupo de 20 alunos da Apae de Ijuí, tendo como objetivo oportunizar a inclusão social através das práticas corporais vivenciadas no ambiente educacional da Universidade. 

“Para o ano de 2023 pretende-se dar continuidade nas atividades dos projetos desenvolvidos no Laboratório, oferecendo uma nova modalidade de treinamento funcional tanto para a comunidade interna como para a externa, além de divulgar os atendimentos para a comunidade em geral”, finaliza.

Você pode ter acesso aos serviços do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde pelos seguintes contatos:

Campus Ijuí - (55) 3332-0200 - Ramal 3011

Campus Santa Rosa - (55) 3511-5200 - Ramal 5001.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.