Estudantes de Educação Física da Unijuí participam do 11º acampamento em Urubici/SC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Educação Física da Unijuí participam do 11º acampamento em Urubici/SC

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu o 11º acampamento orientado em Urubici, Santa Catarina. A atividade ocorreu entre os dias 31 de março e 2 de abril, reunindo estudantes de Educação Física dos campi Ijuí e Santa Rosa, egressos e professores. 

O acampamento, realizado por meio da disciplina de Práticas Corporais de Aventura, foi montado no Parque Manoel Prá, em Urubici, Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Turismo do município. Segundo o professor responsável, Mauro Bertollo, a atividade buscou desenvolver valores sociais como, socialização e cooperação, além da contemplação do meio natural em busca de conscientização ambiental.

 “O objetivo do acampamento é fazer com que os estudantes percebam a importância e o significado da natureza para a vida humana, atuando de forma proativa e segura. Propor práticas corporais de aventura em diferentes perspectivas, buscando proporcionar sensações, percepções e emoções que tragam, na subjetividade, experiências positivas no âmbito individual e coletivo, atuando com criatividade, empatia e acolhimento”, explicou. 

Para chegar a estes dias repletos de aventura, o grupo dividido em setores (finanças, segurança, saúde, transporte, recreação e alimentação) construiu o planejamento da atividade durante as aulas e participaram de um encontro para a realização de práticas de rapel, ascensão em cordas, orientação, slackline, canoagem e oficina de nós e amarrações, como parte da preparação. 

De acordo com o professor, a atividade é importante para a formação dos acadêmicos. “Considero essencial para a formação humanística dos profissionais de Educação Física. Durante o acampamento, trabalhamos a superação de limites ao tirar o estudante do conforto, colocando-o, em alguns momentos, em situação extrema de cansaço, tendo que conviver coletivamente com os demais acampantes”, afirmou.

O estudante do 5º semestre de Educação Física, Lucas Forgiarini Mattos, que possui Síndrome de Down, participou do acampamento pela primeira vez. Para ele, essa foi a realização de um sonho. “Foi uma experiência espetacular. A nossa viagem foi uma grande aventura para mim, onde tudo exigiu muito envolvimento, comportamento, companheirismo, cooperação e organização. Todos os locais visitados proporcionaram uma profunda experiência de contato com a natureza, pelas paisagens naturais que são de tirar o fôlego. Essa viagem me proporcionou momentos únicos e experiências inesquecíveis que certamente contribuíram muito para o meu aprendizado e também para minha formação como acadêmico”, destacou.

Conforme o professor Mauro, Lucas foi acompanhado durante as atividades pela monitora Miriam Marasca, egressa do curso. “Percebemos o envolvimento dele e a intensidade com que o estudante realizou as atividades. O nível de vibração, de alegria por estar realizando a aventura, por superar obstáculos. Foi possível perceber também o quanto Lucas foi perseverante”, contou.

Para o acadêmico do 2º semestre do curso, Victor Centenaro Knebel, do campus Ijuí, foi inesquecível. “Desde o início da disciplina até a chegada em Urubuci, tudo foi perfeito. As aulas nos ajudaram a elucidar e entender esse desafio, onde trabalhamos diversos conceitos fundamentais para a viagem. Acredito que para todos nós foi um processo de evolução, sair da rotina, para uma vivência harmônica, em grupo. Sem dúvida, esse foi um momento de aprendizagem, de superar desafios e incontáveis experiências positivas não só para minha construção como estudante e futuro docente mas, principalmente, como ser humano”, destacou. 

Segundo a estudante do 3º semestre de Educação Física, Joice Andressa Hartmann, do campus Santa Rosa, a atividade prática agregou conhecimento à sua formação. “É difícil mensurar o quão positiva foi a experiência. Durante todo o percurso, desde o momento em que iniciamos as trilhas até a montagem do acampamento, sempre aprendemos algo novo, tanto para formação profissional quanto pessoal. No acampamento pude ter a certeza de que escolhi a profissão certa pra mim e, além disso, pude perceber o quão importante a Educação Física é para a sociedade e o quanto ela é capaz de transformar as pessoas”, finalizou. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.