TCC de Enfermagem cria estratégias de transição do cuidado para puérperas de risco - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC de Enfermagem cria estratégias de transição do cuidado para puérperas de risco

Ao longo da graduação em Enfermagem na Unijuí, Pâmella Pluta acumulou experiências que despertaram seu interesse sobre o cuidado com puérperas. Neste sentido, a estudante optou por aprofundar seus conhecimentos na área, durante a realização do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado de “Estratégias de Transição do Cuidado na Perspectiva de Puérperas de Risco e Profissionais de Saúde”.

O cuidado com as puérperas já era uma  inquietação minha nos estágios, pois via que precisava de avanços. E a transição do cuidado é um tema que estudávamos no grupo de pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e  Saúde, o qual eu fazia parte. A partir disso, vimos que a transição do cuidado de puérperas de risco possuía fragilidades e decidi realizar esse trabalho a fim de contribuir para melhoria da assistência à essa população”, explicou Pâmella.

Para desenvolver a pesquisa, a estudante realizou um grupo focal com puérperas de risco, enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos de uma maternidade, da Atenção Primária à Saúde e do Serviço de Atendimento Especializado à Mulher, com o objetivo de discutir como é a transição do cuidado das puérperas de risco e como seria possível melhorá-la através da criação de estratégias.

A partir da pesquisa foram criadas oito estratégias pelos participantes do estudo. “Uma delas, por exemplo, é a mulher sair da maternidade com uma consulta já agendada em sua Unidade Básica de Saúde, entre o  terceiro e quinto dia pós-parto, garantindo que ocorra essa transição do hospital à atenção primária. Além disso, esse período é onde acontece a maioria das complicações e que a mulher precisa de mais atenção. Acredito que essas estratégias irão qualificar ainda mais a assistência prestada pelos profissionais de saúde”, frisou.

Após a formatura, Pâmella já tem planos. Ela seguirá seus estudos no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ofertado pela Unijuí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.