Curso de Engenharia Elétrica participa de Seminário de Eletrônica, Potência e Controle - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Engenharia Elétrica participa de Seminário de Eletrônica, Potência e Controle

 
 

O evento ocorreu em Santa Maria e a programação incluiu sessões plenárias, palestras, mesas redondas e sessões técnicas. 

O Curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ participou do 9° Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (Sepoc), em Santa Maria nos dias 23 e 24 de agosto. Participaram do encontro, um grupo de estudantes dos Câmpus Santa Rosa e Ijuí acompanhados dos professores Taciana Paula Enderle e Mauricio de Campos.

O tema central do seminário tratou sobre, “Sistemas inteligentes: energia para um futuro sustentável", que contou com sessões plenárias, palestras, mesas-redondas e sessões técnicas.

A programação de domingo teve como palestrante o professor José Renes Pinheiro, do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (Gepoc) da UFSM, que abordou a temática “Nossas pesquisas: cenário futuro e suas contribuições”.

Na segunda-feira, a palestra “A importância da transferência de tecnologia para as universidades brasileiras. Como você está inserido neste contexto?”, foi proferida pelos professores Hélio Leães Hey e Tiago B. Marchesan, da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM. Já a palestra “Experiência da GE na integração de parques eólicos no Sistema Elétrico Brasileiro” foi ministrada por Jeferson Marques, da GE Energy Management.

Durante o evento também aconteceram sessões plenárias, que foram discutidos temas como: “Planejamento, instalação, operação e manutenção de parques eólicos” e “Geração de energia a partir de fontes renováveis no Brasil: desafios e perspectivas”, reunindo também palestrantes da Dinamarca e Espanha. Já as mesas-redondas abordaram assuntos como a eletrônica de potência no Brasil, com o moderador, professor José Renes Pinheiro e convidados, professores Edison Roberto Cabral da Silva, Ivo Barbi e Eng. Ildo Bet, e desenvolvimento tecnológico na área de iluminação e pesquisa e desenvolvimento em universidades.

O evento foi promovido pela UFSM através de três grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Tecnologia (CT) e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism): o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais (Gsec), o Grupo Eletrônica de Potência e Controle (Gepoc) e o Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Reatores Eletrônicos (Gedre).

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.