Projeto promove mudança de hábitos alimentares em mulheres com sobrepeso ou obesidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto promove mudança de hábitos alimentares em mulheres com sobrepeso ou obesidade

Mudança de hábitos e reeducação alimentar são os principais ingredientes do projeto realizado pelas acadêmicas do curso de Nutrição da UNIJUÍ com vinte e nove mulheres do município de Catuípe.

O trabalho faz parte do projeto “Intervenção Física-Funcional e Nutricional em Mulheres Pós-Menopausa com Sobrepeso e Obesidade”, em parceria com os cursos de Farmácia e Fisioterapia. O projeto é realizado a cinco anos e tem como foco mulheres que estão na pós-menopausa, com sobrepeso ou obesidade.

Durante este semestre as acadêmicas de Nutrição realizaram visitas mensais aos domicílios das mulheres, onde avaliavam o estado nutricional e acompanhavam a aplicação prática de planos alimentares, elaborados para cada uma das participantes obedecendo suas necessidades nutricionais, e considerando suas características socioeconômicas, demográficas, e de hábitos alimentares. "O projeto nos permite conhecer melhor a realidade da população, como os tipos de alimentos, a maneira de prepará-los e como são adquiridos, tendo oportunidade de sanar as dúvidas que aparecem no dia a dia quanto à alimentação e nutrição, o que muitas vezes um trabalho em consultório e clínica não nos proporcionam, sendo esta uma ação mais interativa, criando um maior vínculo entre paciente e profissional, no caso o nutricionista", destaca a professora Ligia Franz, coordenadora do projeto, juntamente com a profª Maristela Busnello.

A aposentada Laiji da Rosa, uma das mulheres integrante do projeto, destacou a melhora em sua saúde: “Gostei muito de participar do projeto. A saúde melhorou bastante depois que iniciei no grupo. Tinha diabete alta e com as dicas e mudanças alimentares ela já baixou”.

Na última sexta-feira, dia 30, aconteceu o evento de encerramento das atividades no Laboratório de Nutrição, no campus Ijuí, onde as mulheres prepararam algumas receitas incluindo alimentos integrais e naturais."Estamos mostrando como podemos utilizar, na nossa alimentação diária, alimentos mais naturais como cereais integrais, linhaça, talos, ingredientes que promovem a saúde e consequentemente ajudam a recuperar o estado nutricional adequado. Ensinamos as pessoas, no caso as mulheres participantes deste projeto, a terem uma alimentação mais saudável", salientou a acadêmica do 6º semestre do curso de Nutrição, Silmara Steimnertz, bolsista PIBIC/CNPQ, que juntamente com os bolsistas Vitor Buss e Viviane Spanenberg Boff, bolsistas Fapergs, e Franciéli Aline Conte, CNPQ, participou destas atividades.

 


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.