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Nutrição (Bacharelado)

Curso de Nutrição recebe nutricionistas para bate-papo em aula inaugural

Na noite desta quarta-feira, 24 de abril, o curso de Nutrição da Unijuí promoveu a sua aula inaugural com o tema “Nutrir, colher e inspirar”. O evento foi realizado junto ao auditório do Espaço + Inovação da Unijuí.

Os estudantes puderam conhecer a trajetória de cinco nutricionistas, que compartilharam desafios, primeiros passos na profissão, expectativa quanto à área de Nutrição e por quais qualificações já passaram. Os convidados foram Cristiane Reips, Isabel Villa Real, Kelvin Hass, Daiara de David e Raquel Dal Ri.

Em sua fala, a coordenadora do curso de Nutrição, professora Karina Ribeiro Rios, destacou o quão motivador foi rever os profissionais que, até pouco tempo, estavam em formação. “É muito bom vê-los se descobrindo, se redescobrindo e se inspirando naqueles que vocês acolhem, que nutrem vocês com suas histórias. Não foi à toa que escolhemos estes cinco profissionais para compartilharem suas histórias”, destacou a professora.

O evento foi organizado pelo curso de Nutrição em parceria com o Centro Acadêmico. 


Curso de Nutrição promove sua aula inaugural nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 24 de abril, o curso de Nutrição da Unijuí vai promover sua aula inaugural com o tema “Nutrir, colher e inspirar”. O evento terá início às 19h15, junto ao auditório do Espaço + Inovação. 

Após a abertura oficial, os estudantes vão acompanhar palestras com os nutricionistas Cristiane Reips, às 19h30; Isabel Villa Real, às 19h50; Kelvin Hass, às 20h10; Daiara de David, às 20h30; e Raquel Dal Ri, às 20h50. Para fechar, haverá um coffee break interativo, às 21h10.


Egressa do curso de Nutrição analisa a importância de projetos de extensão na formação profissional em TCC

A recém graduada do curso de Nutrição da Unijuí, Gisele Penteado Nunes, abordou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a importância de o estudante de Nutrição se inserir e ter em seu currículo a participação em projetos de extensão junto a comunidade. O TCC recebeu o título de “Inserção da Extensão Universitária na Formação do Nutricionista”. 

O tema, de acordo com ela, foi escolhido de acordo com a experiência vivenciada durante a sua formação no projeto de extensão Educação em Saúde, que possibilitou amplo conhecimento e a curiosidade sobre o que vem sendo realizado pelo projeto de extensão. O projeto busca desenvolver ações de educação em saúde que englobam a prevenção a doenças, tratamento e reabilitação de pacientes. 

Conforme explica, o seu TCC foi feito a partir das atividades realizadas durante o projeto. Ele foi construído a partir de referências bibliográficas para discutir as atividades desenvolvidas na sua atuação e como se dá a importância das curricularização da extensão no contexto acadêmico. 

“Todo o processo de produção envolveu compilar e relatar todas as atividades que foram desenvolvidas, levando em consideração a educação alimentar e nutricional. Todos os resultados obtidos evidenciaram a importância que a extensão tem para as comunidades locais e a diferença que estes projetos fazem, podendo promover a saúde para a população em geral”, destaca Gisele. 

Agora egressa, Gisele pretende atuar de forma autônoma no atendimento ao público com atividades nutricionais. 


TCC aborda novos ingredientes para consumo de pacientes com doença celíaca

A recém graduada no curso de Nutrição da Unijuí, Liliane Oliveira dos Santos, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com base no seu interesse pela área de desenvolvimento de produtos e pensando em aumentar a diversidade de alimentos para os pacientes de doença celíaca, que é uma doença autoimune provocada pelo glúten que ocorre quando as células de defesa imunológica agridem as células do organismo. 

O TCC recebeu o título de “Elaboração e Análise Sensorial de Pão sem Glúten com Polpa de Abóbora Cabotiá”, e busca apresentar um estudo, feito a partir de uma análise sensorial,  que incentiva a utilização um ingrediente rico nutricionalmente e de baixo custo presente na agricultura familiar local, que é abóbora cabotiá. 

“Para a criação do TCC, fiz a elaboração de três formulações com diferentes farinhas de aveia sem glúten, arroz, trigo sarraceno e grão de bico. Foram realizados vários testes antes de definir as formulações finais. Também fiz a aplicação das análises sensoriais com provadores sem treinamento que se dispuseram a experimentar e dar as suas opiniões. Com os resultados foi escrito o trabalho”, explica Liliane. 

Como resultados, a formanda destaca que as formulações criadas apresentaram boa aceitação. “Acima de 75% entre os provadores. A intenção de compra com resultados obtidos também foram positivos e na análise físico-química, os pães apresentaram alto teor de proteínas, com textura e sabores similares aos pães convencionais (feitos a partir de farinha de trigo)”, relata. 

Com o TCC aprovado, Liliane pretende atuar na área de análise e elaboração de novos produtos, como aplicado no seu trabalho final. 




Estudante propõe cartilha sobre aleitamento materno e introdução alimentar em crianças com lábio leporino e fenda palatina

Foi durante as aulas do curso de Nutrição da Unijuí que a acadêmica Luana Wochniscki Lamarque descobriu que uma área de atuação do nutricionista lhe chamava mais a atenção: a de maternoinfantil. Tanto que em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou o tema “Aleitamento materno e introdução alimentar em crianças com lábio leporino e fenda palatina”.

“Durante as aulas, descobri essa área de atuação e me encantei por ela. Porém, a descoberta do tema aconteceu no projeto de TCC, quando decidi falar sobre o aleitamento materno exclusivo e a introdução alimentar, e me deparei com a malformação de lábio leporino e fenda palatina. Achei muito interessante estudar o tema e descobrir um pouco mais sobre como os pais e familiares fazem na hora de alimentar as crianças que nascem com essa condição”, explicou a estudante, que teve a ideia de elaborar uma cartilha com orientações nutricionais voltadas a este público. “Quero divulgar e deixar este material para que profissionais da saúde, estudantes, pais e familiares possam utilizá-la como uma ferramenta de apoio”, completa. 

Para a elaboração do seu TCC, Luana fez uso de artigos e observou a importância do profissional nutricionista no acompanhamento de crianças com malformação. “Essa condição pode ser corrigida através de cirurgia logo após os primeiros meses de vida da criança. Com isso, a alimentação precisa mudar durante o pré e o pós-cirúrgico, período em que o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para auxiliar a família”, destacou a estudante, lembrando que para os bebês que possuem dificuldades na pega do seio devido a uma malformação, existem bicos especiais para a mamadeira, cuja utilização pode ser realizada com a orientação do nutricionista e suporte de outros profissionais. 

Após a formatura, agendada para março deste ano, Luana pretende seguir na área maternoinfantil e, ainda, realizar uma pós-graduação em Nutrição Clínica Maternoinfantil. 




TCC traz à tona as alterações cognitivas e comportamentais em pacientes celíacos

Recentemente graduada no curso de Nutrição da Unijuí, Ana Carolina de Castro Santos desenvolveu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) acerca de um tema bastante presente em sua vida e na vida de centenas de pessoas: “Alterações cognitivas e comportamentais em pacientes celíacos”. 

Ela explica que o paciente com a doença celíaca sofre uma reação autoimune após o consumo de glúten  - proteína encontrada em cereais como o trigo, malte, centeio e cevada -, apresentando, geralmente, sintomas como dor de barriga, diarréia, distensão abdominal e anemia. Entretanto, muitos pacientes apresentam outros tipos de sintomas, menos comuns, e tendem a ter o diagnóstico atrasado pela falta de conhecimento de alguns profissionais de saúde sobre todas as possíveis apresentações dessa doença. Foi o seu caso. 

“Sou celíaca e já tive, em diferentes momentos da vida, todos os sintomas que analisei no meu TCC, sem nunca desconfiar que poderia ter alguma relação com a minha alimentação. Depois do meu diagnóstico tardio, comecei a me atentar a esta possibilidade, e ao conversar com outros pacientes celíacos, percebi que muitos tinham sintomas semelhantes aos meus, mas por desconhecimento dos profissionais da saúde, não recebiam tratamento e orientações adequadas”, explicou Ana Carolina. 

Para a realização do seu TCC, Ana Carolina realizou uma revisão de literatura, onde analisou todos os artigos científicos de domínio público sobre o tema, publicados nos últimos cinco anos. A autora se deteve a pesquisar sobre a relação da doença celíaca com a fadiga, depressão e o comprometimento cognitivo. “A literatura demonstra a associação entre a doença celíaca e o aparecimento destes sintomas, mas ainda faltam estudos que esclareçam através de quais mecanismos essa relação acontece. Em muitos casos, os sintomas continuam mesmo após um ano da adoção de uma dieta livre de glúten.  Mas, apesar da necessidade de mais pesquisas sobre o tema, a reunião destas pesquisas acentua a importância de uma maior vigilância clínica. Profissionais da saúde mais conscientes da apresentação heterogênea da doença celíaca podem ajudar no processo de diagnóstico de pacientes com sintomas menos específicos”, completa.

Conforme destaca Ana Carolina, a necessidade dos profissionais estarem atentos a estas manifestações também é importante após o diagnóstico. Um estudo de coorte com mais de 13 mil indivíduos associou o diagnóstico de doença celíaca na infância com risco aumentado para distúrbios psiquiátricos, apontando a importância da vigilância em saúde mental ser parte integrante do tratamento da doença celíaca, algo que não ocorre hoje em dia.

Graduada, Ana Carolina quer atender pacientes com sintomas mentais, como depressão, ansiedade, fadiga e dificuldade de concentração, utilizando todas as ferramentas que a nutrição oferece para alívio destes sintomas, melhorando a qualidade de vida destas pessoas. “A alimentação pode ser uma grande aliada, em conjunto com outros hábitos saudáveis e terapia medicamentosa, se necessário. Já estou realizando uma pós-graduação em Nutrição e Saúde Mental e continuarei estudando e empreendendo meus esforços para que as pessoas deixem de se preocupar com a alimentação apenas quando quiserem emagrecer, mas a percebam como uma ferramenta terapêutica para melhora da saúde e bem-estar geral”, finalizou.


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