Nutrição participa de livro que retrata a gastronomia das regiões Central e Missioneira - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nutrição participa de livro que retrata a gastronomia das regiões Central e Missioneira

 
 

Foi lançado no último dia 30 o livro “Gastronomia Tradicional: Região Missões e Central do RS – Brasil”, durante o II Congresso Internacional de Gestão Estratégica e Controladoria de Organizações, realizado na URI, em Santo Ângelo.

O livro é uma das publicações referentes ao projeto “A dinâmica socieconômica e histórico-cultural da emblemática da gastronomia missioneira- RS - Brasil", financiada pela FAPERGS. O livro é um registro do cenário gastronômico, passado e presente, em que a equipe multisciplinar de pesquisadores documentou aspectos históricos, culturais e sociais relevantes da Região das Missões e do município de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul.

A professora Drª Rut Friededrich Marquetto foi a organizadora do livro. A professora do curso de Nutrição da Unijuí, Eilamaria Libardoni Vieira, as acadêmicas Jaqueline Girotto e Giuliana Tramontini e as nutricionistas Valéria Iamiski e Denise Bocorni são autoras de capítulos do livro que tratam da “História, gastronomia e suas representações étnicas: caso da região das Missões” e “Gastronomia missioneira e sua importância para a integração social e turística da região”. A apresentação oral do livro foi realizada pela professora do curso de Administração e Mestrado em Desenvolvimento da Unijuí, Drª Lurdes Marlene Seide Froemming.

O coquetel foi organizado com suco de butiá e de erva mate, bolo de milho, bolo de milho verde, bolo de melado, cuca recheada, queijo, salame, lombo de porco assado, rapadura, mandioca e polenta frita. Alguns produtos foram comprados no local e outros foram preparados pela equipe de pesquisadores.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.