Curso de Nutrição realiza visitas técnicas em unidades de alimentação na Serra Gaúcha - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Nutrição realiza visitas técnicas em unidades de alimentação na Serra Gaúcha

 
 

Os alunos da disciplina de Alimentação Institucional II, do 6º Semestre do curso de Nutrição da Unijuí realizaram visita técnica em Unidades de Alimentação e Nutrição da Região de Caxias do Sul. No Caminho de Pedras foi visitada a Vinícola Strapazzon, a Casa da Erva Mate e o Parque da Ovelha.

Foi visitada a Casa da Erva, a qual foi construída onde funcionava o antigo moinho Cecconello. No local foi acompanhado o processo de produção artesanal de erva mate com soques movidos à roda d’água.  A visitação foi conduzida pela descendente da família Ferrari que é formada em nutrição. No varejo foram degustados produtos produzidos com erva mate e o chimarrão.

Na Vinícola Strapazzon foram visitadas as Casas de Pedra, em especial a casa que foi adaptada para ser a cantina. A Vinícola já foi cenário do Filme O Quatrilho e de cenas da novela Além do Tempo.  No porão foram degustados os produtos coloniais como suco de uva, salame, queijo, copa e outros.  A preservação dos valores gastronômicos da família foram o destaque da visita.

A estrutura do Parque da Ovelha possibilitou o acompanhamento do pastoreio, da alimentação e ordenha das ovelhas. Também foi observado o processo de produção dos derivados do leite de ovelha. Foram degustados os queijos, iogurtes e doces de leite, inclusive sem glúten e sem lactose.

Na Unidade de Alimentação e Nutrição da empresa Carajás, a nutricionista Silvana Fernandes, da Express, apresentou a estrutura da unidade. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, os equipamentos e utensílios e a distribuição das refeições.  Além de conhecer, os alunos tiveram a oportunidade de almoçar no refeitório da empresa. A visita foi acompanhada pela sócia proprietária Iara Kuquertt  e pelo Jaime Debacco, empresário do ramo de construção civil.

A visita foi organizada pelas professoras Camila Lehnhart Vargas e Eilamaria Libardoni Vieira. Segundo a professora Eilamaria, conhecer novas culturas, gastronomias e a as possibilidades de oportunidades que o nutricionista tem no mercado de trabalho se constitui em diferencial aos acadêmicos do curso de Nutrição da Unijuí.            

Na avaliação da acadêmica Joicinara Amaral “é muito bonito o trabalho que eles fazem para resgatar os costumes da família! E é muito importante vermos como funcionam essas pequenas empresas e como é importante dar continuidade a produção de alimentos mais caseiros que sempre falamos em aula, que devem ser prioridade na alimentação”. Já a estudante Venati Stuczynski destacou que “foi uma ótima oportunidade de conhecer Caxias e Bento Gonçalves com lugares históricos, como a Cantina Strapazzon, o Parque das Ovelhas, a casa das cucas, a casa da erva-mate, podendo degustar de tudo de maravilhoso e diferente que tinha lá”. Para Marilia Fernandes, a viagem propiciou uma vivência completamente diferente do seu dia a dia, tanto relacionada com a vinícola, local que desvendou histórias, local cuidado e passado de geração em geração. Para Mariele Oara, o destaque foi a união do conhecimento e diversão cultural e o enriquecer dos olhos e do paladar de uma história preservada com muito orgulho.



 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.