Estudantes de Nutrição visitam agroindústrias familiares de Ijuí e Ajuricaba - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Nutrição visitam agroindústrias familiares de Ijuí e Ajuricaba

 
 

Alunos do Estágio de Vivência Integrada em Nutrição realizaram visitas técnicas em Agroindústrias Familiares Rurais dos municípios de Ijuí e Ajuricaba. Com a coordenação da extencionista da Emater Roseli Noronha e do chefe do Escritório de Ijuí, Edvin Bernich, foram realizadas visitas a agroindústrias.

Na Agroindústria de Melado da Família Tiecher, na Linha 7 Leste, foi acompanhado o processo de produção de melado de cana de açúcar executado pela própria família e sem a utilização de agrotóxicos. Foi observado o processo de produção, desde a extração da guarapa até o batimento do melado. A formação dos filhos para a manutenção da atividade familiar rural é o objetivo do casal.

Já na Ijuipeixes, em Vila Santana, foi observado o processo de recebimento dos peixes, provindos de agricultores associados, bem como o processo de abate e armazenamento. Na Agroindústria de Massas da Vila Santana, a família serviu o almoço a base de produtos de produção própria, tendo como destaque a massa. Após o almoço foram servidos os salgados de festa também produzidos por eles. A família trabalha na  produção e os produtos são comercializados em pontos de venda e fornecidos para a merenda escolar.

Nos Embutidos Chorão, de Vila Chorão, a agroindústria é administrada pelo jovem Gustavo Wagner e produz salame para a comercialização em pontos de vendas da cidade e feiras. Outra visitação foi na Associação de Produtores de Leite Colmeia (Aprolec), na Linha 6 Oeste, que trabalha com a produção de queijos do leite oriundo da produção das famílias associadas. O produto é comercializado em pontos de vendas da cidade e nas feiras, salientando-se que estão sendo desenvolvidas tecnologias para a produção de outros produtos como o iogurte e o leite pasteurizado. A Agroindústria Sete Sabores, da família Treter, trabalha com a produção de panificados na Linha 7 Oeste, e também foi visitada.

No município de Ajuricaba foi visitada a propriedade do casal Dalabrida, na qual está instalada a Agroindústria Mais Frango, de Cleci Dalabrida, onde são abatidos frangos produzidos pela família e por agricultores consorciados. A família também trabalha com a produção de hortaliças orgânicas que são consumidas pela família e o excedente comercializado em feiras da cidade.  A paixão do casal pelo cuidado da terra foi um destaque na visita. O grupo de alunos foi recepcionado com produtos produzidos pela família: sagu de pêssego, salsichão, pepino, vinho e o queijo que foi produzido pela agroindústria de uma amiga.

Também foi visitada a leitaria da família Siede, que produz uma média de 9 mil litros de leite por dia. Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a ordenha. Na família Uhde, foi visitada a agroindústria de queijos fabricados com leite de vacas Jersey criadas no campo. O destaque é a produção do queijo frescal com temperos e o queijo provolone. O produto tem um comércio garantido na feira da cidade. A paixão pela conservação da história da família foi o destaque da visita. Aproveitar um espaço para produzir um produto de qualidade pode ser a oportunidade para a geração de renda das famílias do campo.

As visitas foram acompanhadas pelo secretário da Agricultura Samir Rodrigo Bertollo. É importante ressaltar que as agroindústrias de Ijuí e Ajuricaba tem o selo Sabor Gaúcho. Segundo a acadêmica Tais Siqueira as visitas possibilitam a vivência de realidades que não fazem parte do dia a dia dos acadêmicos. “Pudemos observar a beleza e as delícias da nossa terra e como as pessoas são capazes de produzir sem agredir o meio ambiente. Foram vivências muito importantes para a nossa construção como futuros profissionais que valorizem alimentos de verdade e a produção consciente de alimentos”.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.