Curso de Nutrição realiza degustação de alimentos à base de peixes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Nutrição realiza degustação de alimentos à base de peixes

 
 

Nesta quinta-feira, 31, quem passou pelo Laboratório de Nutrição da Unijuí pôde participar de uma degustação de novos produtos à base de peixes. 

Os alimentos foram criados por meio do projeto de pesquisa “Desenvolvimento de novos produtos alimentícios a base de peixes”, uma parceria entre a Unijuí e a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul.

Segundo a professora do curso de Nutrição, Eilamaria Libardoni Vieira, foram produzidos empanados assados e biscoitos assados à base de peixe com e sem glúten, todos eles sem lactose e com redução do uso do sódio, sem temperos industriais e aditivos químicos. Os produtos foram produzidos com peixes fornecidos pela Cooperativa de Piscicultores de Ajuricaba e Nova Ramada (COOPRANA) e com cereais doados por uma empresa de Ajuricaba, a Saboreal.

Eilamaria explica que em um primeiro momento a degustação dos produtos foi feita por crianças, para verificar a aceitação da introdução dos produtos na merenda escolar. Na atividade realizada nesta quinta-feira, o objetivo foi verificar a aceitação do público adulto para constatar se existe a intenção de compra.

Objetivos e parceiros do projeto

De acordo com a professora, um dos objetivos do projeto é incluir esses produtos na merenda de escolas na cidade de Ajuricaba. Essa ação será desenvolvida em parceria com a prefeitura, a secretaria de educação e a secretaria de agricultura da cidade. Em parceria com a Emater, as receitas dos produtos também serão repassadas aos produtores de Ajuricaba. Já o Sebrae e a Agência de Inovação Tecnológica da Unijuí (AGIT) vão desenvolver um plano de negócios para repassar a tecnologia de produção para os produtores integrantes de cooperativas da região, visando a posterior comercialização dos produtos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.