Saudável e saboroso: estudantes de Nutrição buscam produtos inovadores e nutritivos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Saudável e saboroso: estudantes de Nutrição buscam produtos inovadores e nutritivos

Pensar um novo produto, desenvolver uma receita, testar e depois apresentar para avaliação. Esses foram alguns dos passos que estudantes do curso de Nutrição foram desafiados a completar na disciplina Tópicos Inovadores em Nutrição, orientados pela professora Eila Maria Libardoni Vieira.

Os estudantes tiveram que desenvolver novos produtos com aspectos inovadores. Divididos em grupos, na noite desta quarta-feira, eles apresentaram o resultado aos colegas e a convidados: a Vice-Reitora de Graduação da Universidade, Cristina Pozzobon, o professor de cursos de gastronomia André Sartori, sócio do restaurante Gasteiz Vitória, e para Aline Benso e Mirian Spohr, representantes da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí.

   
Na foto acima, a defesa dos produtos para colegas da turma e convidados

Foram apresentadas as seguintes concepções de produtos: sorbet de pêssego, muffin de batata-doce roxa, biscoito de farinha de batata-doce distratada, granola utilizando semente de abobora e melancia, biscoito a base de legumes, pão de alho sem glúten, pirogui de butiá, brigadeiru's de maça e trufa de batata-doce.

Segundo a professora do componente curricular, Eila Maria Libardoni Vieira, o desafio foi desenvolver um produto inovador, com qualidade nutricional, que não tenha disponibilidade no mercado. “Os estudantes fizeram uma pesquisa de mercado para identificar a existência ou não do produto e o diferencial dele. Depois fizeram uma análise sensorial em laboratório, para testar a aceitabilidade e a intenção de compra. Baseados nisso, trouxeram uma proposta e fizeram a defesa do produto, englobando custo, preço de venda, qualidade nutricional e até a embalagem dele. Me senti realizada de ver o resultado do trabalho, os estudantes apresentaram produtos com qualidade, além de atender desafios que não são do nosso cotidiano, como o desenvolvimento de um rótulo”, avalia.

O desafio, na avaliação de estudantes que participaram da disciplina, foi muito gratificante. “No curso a gente vem, desde o início, trabalhando a alimentação saudável, somos estimulados a buscar fontes mais orgânicas e a levar esse tipo de alimentação para a população. Por isso me senti muito realizado, surgiu muita coisa bacana na atividade”, observa Jaderson Oliveira de Moura, estudante do 7º semestre.

“É possível fazer algo saboroso e atrativo. Trabalhar com diferentes públicos e suas peculiaridades foi bem desafiador. Sem contar que as características dos produtos levam em conta questões alimentares regionais, a gente quer valorizar o que é o nosso, justo pelo fato de tentar combater o grande consumo e as doenças relacionadas com a obesidade”, complementa a estudante Bruna Endl Bilibio, do 6º semestre de Nutrição. 

Confira, na galeria de fotos, um pouco do que foi a atividade


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.