Desafios e hackathons provocam estudantes a pensar em soluções inovadoras - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Desafios e hackathons provocam estudantes a pensar em soluções inovadoras

Acadêmica de Nutrição, Nadine Muller, conta sua experiência na participação de dois eventos recentes

Equipe Redês 360 venceu o Desafio de Inovação Socioambiental

A Unijuí frequentemente instiga seus acadêmicos a saírem da zona de conforto. São diversas oportunidades para que eles analisem, pensem e posteriormente busquem soluções para problemas do cotidiano. Entre essas oportunidades estão os desafios ou hackathons. 

Os desafios são formas de estimular a criação de ideias sobre um determinado assunto, já os hackathons são maratonas cooperativas que visam resolver um problema de maneira dinâmica, podendo ser uma falha específica ou geral. Eles também são conhecidos como desafios de inovação aberta.   

A acadêmica de Nutrição, Nadine Muller, participou recentemente do Desafio de Inovação Socioambiental, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec e pela Agência de Inovação e Tecnológica (Agit). Outro evento que a estudante participou foi o hackathon Desafio Campo Inteligente, que ocorreu durante a Fenasoja, em Santa Rosa. 

Em ambos os eventos, a estudante e seu grupo receberam auxílio e orientações para desenvolver da melhor forma seus projetos. “Foram dias intensos de estudos, oficinas e mentorias para apresentar as nossas ideias, com objetivo de solucionar os problemas apresentados pelas empresas”, afirma.

No Desafio de Inovação Socioambiental, o grupo de Nadine apresentou uma opção sustentável de pavimentação, utilizando matéria-prima alternativa, visando garantir a sustentabilidade. O projeto produzido pela sua equipe, Redês 360, venceu. Integraram o grupo Ana Valente, Isabela Albarello Dahmer, Renata Montovani da Costa, Laís Raquel Schapuiz (também acadêmica do curso de Nutrição) e Larissa Meincke Eickoff.

Para o hackathon Desafio Campo Inteligente, a estudante, juntamente com pré-incubados e incubados da Criatec, desenvolveram uma ferramenta digital chamada BIORastro, que garante a rastreabilidade e controle de qualidade de grãos, alcançando o terceiro lugar na competição. “Os eventos que participamos durante o mês de abril foram de grande valia”, salienta. A equipe GreenWay era composta por Nadine, Larissa Meincke Eickoff e Isabela Albarello Dahmer, todas sócias-proprietárias da empresa Redês 360, e César Augusto Fensterseifer, CEO da Agextec.

As participações nos desafios fizeram com que surgisse o interesse em transformar essas ideias em negócio. “Contando com a colaboração da Criatec, estamos trabalhando para que essas e outras soluções sejam apresentadas ao mercado. Acredito que esses desafios podem, para além de estreitar relações, garantir novas oportunidades no campo da inovação”, comenta.

Nadine afirma que essas experiências são transformadoras na vida de qualquer estudante, pois são uma fonte essencial para quem busca novos conhecimentos. “Eventos como esse permitem o enriquecimento do saber acadêmico, porque reúnem profissionais, especialistas, estudantes e vários grupos com interesses em comum. São oportunidades ímpares para trocar informações”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.