Estudantes de Nutrição da Unijuí vivenciam a avaliação de atletas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Nutrição da Unijuí vivenciam a avaliação de atletas

Na noite da última quarta-feira, 4 de maio, a turma de Nutrição no Esporte, do curso de Nutrição da Unijuí, realizou aula prática para avaliação nutricional de atletas, sob a supervisão da professora nutricionista Cristiane Girotto Reips.

Participaram da atividade o campeão do troféu Teutônia de atletismo, Miguel Lutke Miron; a medalhista estadual sub-20, Ana Júlia de Oliveira de Souza; atletas da Associação Noroeste Runners (ANR Ijuí), acompanhados pela profissional da Educação Física, treinadora e também atleta, Angela Cristina Paz Reichardt. Também estiveram presentes a aluna de Angela, Celina do Prado, e o fisiculturista Lázaro Valdês, egresso da Unijuí, o qual também compartilhou sua experiência enquanto nutricionista esportivo.

Um dos objetivos da aula foi proporcionar aos estudantes a integração da teoria com a futura prática profissional, com a possibilidade de avaliação da composição corporal de atletas de diferentes modalidades, gêneros e faixa etária. A partir dos dados coletados na aula prática, as estudantes farão o planejamento alimentar, conforme as necessidades nutricionais de cada atleta, e orientações para os dias de treino, períodos pré, durante e pós-competição, articulando os conceitos discutidos em sala de aula, conforme explica a professora Cristiane.

Segundo a acadêmica Daniele Nunes da Silva, “ter o contato direto com uma história real, de um atleta real, que apresenta sua vida, sua rotina e seus hábitos alimentares, é muito enriquecedor durante esse processo como estudante, pois além de nos desafiar e permitir que coloquemos em prática os conhecimentos teóricos, nos dá autonomia e segurança, nos preparando para a atuação profissional”.

Para a acadêmica Gisele Penteado Nunes, “essa experiência prática também reforça a reflexão de como a alimentação é fundamental para o desempenho de um atleta, desde os cuidados que se deve ter com a prescrição dos alimentos para os dias de treino, como para o período de competições, pois a dieta influenciará na composição corporal e no rendimento, e o quanto precisaremos considerar a individualidade de cada um, na nossa conduta profissional”.

Na oportunidade, também foi ressaltado que o Consultório de Nutrição da Unijuí, localizado junto à Unijuí Saúde - Complexo III, realiza o atendimento e o acompanhamento nutricional de atletas e da comunidade em geral, sendo mais uma parceria da universidade com a comunidade.

 
Slide 1


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.