TCC apresenta proposta arquitetônica para Centro Técnico de Empreendedorismo Feminino - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC apresenta proposta arquitetônica para Centro Técnico de Empreendedorismo Feminino

A inclusão social de mulheres de baixa renda no Brasil está diretamente ligada à capacitação profissional e ao acesso a um ambiente de trabalho adequado. Pensando nisso, a recém-formada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Nicoli Klunck Franken, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Novos Horizontes: Centro Técnico de Empreendedorismo Feminino de Baixa Renda”. O trabalho consiste no desenvolvimento de uma proposta arquitetônica para um Centro Técnico de Empreendedorismo Feminino de Baixa Renda, destinado à capacitação profissional de mulheres em vulnerabilidade social no município de Horizontina. 

“A escolha do tema se deu a partir da percepção desta lacuna existente na sociedade, com o intuito de impulsionar mulheres em vulnerabilidade social a conquistar novos horizontes. Além dos cursos técnicos, a criação de espaços de coworking permite a oferta de locais adequados para o trabalho, promovendo a troca de experiências e networking entre as mulheres, contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades. Com o suporte necessário e o acesso a recursos essenciais, essas mulheres podem superar obstáculos e construir negócios bem-sucedidos e sustentáveis que podem transformar suas vidas e suas comunidades”, explicou Nicoli.

Para a elaboração do trabalho, a autora fez pesquisas bibliográficas, documentais, estudos de caso e de campo.Foi um processo demorado, que envolveu muita dedicação, noites sem dormir, mas muita realização pessoal. Com certeza valeu a pena todo o tempo dedicado a um tema tão relevante, e hoje me sinto pronta para o mercado de trabalho”, afirmou.

Como resultado de todo este processo de pesquisa, Nicoli conseguiu aprofundar os estudos acerca da temática, qualificando o Centro Técnico como protagonista do conhecimento prático das mais diversas áreas profissionais no município de Horizontina, visando promover a capacitação e o desenvolvimento profissional de mulheres que enfrentam desafios socioeconômicos, oferecendo suporte, ambientes de trabalho adequados, capacitação e oportunidades para que elas possam se tornar profissionais qualificadas, empreendedoras e até mesmo líderes de negócios de sucesso.

“Deste modo, através da arquitetura, planejou-se um espaço propício à prática técnica profissional, por meio de salas didáticas e com a infraestrutura física condizente com os cursos técnicos propostos. Além disso, priorizou-se um espaço confortável, seguro, inspirador e inclusivo para que as mulheres possam desenvolver suas competências profissionais e conquistar novos horizontes por meio do empreendedorismo, enquanto se conectam com outras mulheres em situações semelhantes”, completou.

Graduada, Nicoli pretende seguir com os estudos e especializações para se manter atualizada na área de arquitetura. “Pretendo continuar engajada em projetos sociais através de concursos, utilizando a arquitetura como meio de transformação das comunidades”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.