Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina (Bacharelado)

Curso de Medicina realiza aula inaugural com cerimônia de entrega dos jalecos aos estudantes ingressantes

Na noite desta segunda-feira, 15 de abril, foi realizada a aula inaugural da 9ª turma do curso de Medicina da Unijuí. O evento aconteceu no Salão de Atos, reunindo professores, veteranos, os 48 estudantes ingressantes e seus familiares.

Conforme destacou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, este é um momento especial porque marca o início de uma trajetória de seis anos aos estudantes. “Nos orgulhamos de pertencer a esta Universidade que, em mais de 60 anos de história, formou mais de 50 mil profissionais, impactando as regiões onde estão inseridos. Temos uma longa trajetória de formação na área da saúde, com cursos que não só atendem às necessidades e características da região, como também preparam os estudantes para uma atuação multiprofissional”, afirmou.

Coordenador do curso de Medicina, o professor Jorge Brust fez uma saudação especial aos estudantes e familiares, e apresentou a estrutura do bacharelado, com duração de 9 mil horas. “Hoje, temos 360 estudantes em nosso curso, sendo que 90% são oriundos de Ijuí e região”, destacou o professor, lembrando que o curso tem como um dos principais objetivos qualificar a rede de saúde, com a formação de novos profissionais - hoje, a média é de 0,80 médicos por mil habitantes na região, enquanto que no Estado esse número é de 3,4 e, em Porto Alegre, de 11,2. “Ainda temos muito o que fazer na região Noroeste, ocupando este espaço e melhorando o atendimento na rede pública de saúde”, disse.

Após a abertura oficial, o público pôde conferir uma palestra online com o professor doutor Emilio Moriguchi, que é médico geriatra, professor de Medicina Interna e Geriatria da Faculdade de Medicina da UFRGS e coordenador geral do Projeto Veranópolis de Pesquisa de Longevidade e Qualidade de Vida. Ele abordou a temática “O espírito do médico”.

Para fechar, o professor Jorge Brust resgatou a história da origem do jaleco e as orientações sobre o seu uso, passando, então, para um dos momentos mais esperados: a cerimônia de entrega dos jalecos, realizada pelos veteranos para os ingressantes. 


Curso de Medicina promove aula inaugural e cerimônia de entrega dos jalecos na próxima segunda-feira

O curso de Medicina da Unijuí vai promover, na próxima segunda-feira, 15 de abril, a aula inaugural da 9ª turma do curso e a cerimônia de Entrega dos Jalecos. O evento será realizado no Salão de Atos Argemiro Jacop Brum, a partir das 19h. 

A atividade, que já é tradicional, também terá a realização da palestra “O Espírito do Médico”, ministrada pelo médico geriatra Emilio Moriguchi, que é PHD e professor de Medicina Interna e Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e coordenador do projeto Veranópolis de pesquisa de Longevidade e Qualidade de Vida. 


Mais de meio milhão de reais em equipamentos são entregues pela Unijuí ao Município, em contrapartida ao curso de Medicina

Na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, a Unijuí realizou uma nova entrega de equipamentos ao Município, em contrapartida à implantação do curso de Medicina. A destinação é a primeira do Ano 5, relativa a 2023, e soma R$ 528.556,00. Ainda neste ano, ocorrerá um novo repasse, que fechará a contrapartida deste quinto ano. 

Realizado junto ao Almoxarifado da Universidade, o ato de entrega contou com a presença do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, do vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, e do secretário de Saúde de Ijuí, Marcio Strassburger. 

À rede pública de saúde foram repassados 16 notebooks; oito balanças pediátricas; 15 balanças; uma cama hospitalar; 12 seladoras; oito autoclaves; 15 balanças digitais; quatro eletrocardiógrafos; cinco aspiradores de secreção; um esfigmomanômetro; dois projetores; 28 teclados; 28 mouses ópticos; 28 computadores; 27 roupeiros; 10 mesas ginecológicas; 10 poltronas e oito carros maca. 

Conforme explicou o reitor, professor Dieter Siedenberg, os materiais foram solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde e vão qualificar os diferentes espaços de atuação dos acadêmicos do curso de Medicina, contribuindo para o atendimento da população de Ijuí. 

Segundo o secretário Márcio Strassburger, a implantação do curso de Medicina tem beneficiado a comunidade através da ampliação da oferta de serviços, bem como pela qualificação da rede pública, que vem recebendo materiais e equipamentos. De acordo com ele, a rede municipal evoluiu muito nos últimos anos, principalmente na área de informática, graças aos repasses realizados pela Instituição e destinados às unidades básicas de saúde, UPA, Samu e Policlínica. 


Mais de 650 candidatos disputam 40 vagas no Vestibular de Medicina da Unijuí

Neste domingo, 4 de dezembro, 656 candidatos vão realizar a prova do Vestibular de Medicina 2023 da Unijuí. Ao todo, são 40 vagas ofertadas, que resultam numa concorrência de 16,4 candidatos por vaga. As provas serão aplicadas na Sede Acadêmica, a partir das 13h.

A partir das 12h15, os candidatos poderão acessar o local da prova. É necessário apresentar documento de identificação com foto, como Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira de Identidade Profissional (CRO, OAB, CREA, CRM, etc); estar com o celular desligado, sem qualquer outro aparelho eletrônico; e ainda utilizar, para realização da prova, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. Não será possível a utilização de lápis, borracha ou qualquer outro objeto.

Até às 17h, os vestibulandos terão que desenvolver uma redação e responder às questões da prova objetiva, nas quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Os candidatos também puderam participar do processo seletivo aproveitando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

Na segunda-feira, 5 de dezembro, às 15h, será liberado o gabarito da prova. No dia 7/12, às 17h, serão divulgados a lista de classificados e também o boletim de desempenho de cada candidato. Já no dia 8 de dezembro, tem início a matrícula dos selecionados.

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/vestibularmedicina.


Curso de Medicina da Unijuí é apresentado em assembleia do Cisa

Na última sexta-feira, 18 de novembro, o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust, e a coordenadora pedagógica, professora Heloisa Eickhoff, participaram da assembleia promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), junto à AABB de Ijuí. O evento contou com a presença de prefeitos e de secretários da região.

Durante a assembleia, o coordenador fez um breve resgate da luta da comunidade para implantação do curso de Medicina em Ijuí e na Unijuí. Hoje, o curso conta com a oferta de 50 vagas anuais e já possui 220 estudantes, sendo que 80% deles são oriundos da região. “Nós apostamos num projeto arrojado, em um curso que conta com 9 mil horas/aulas, muito além das 7 mil horas exigidas pelo governo federal. Trata-se de um curso que atende às demandas da região e que vem para suprir a falta de médicos. Enquanto que na região de Porto Alegre temos 10 médicos para cada mil habitantes, na nossa região temos 0,7 para cada mil habitantes”, destacou o professor.

Brust lembrou que, desde o ano passado, diferentes especialidades são trabalhadas junto ao Hospital Bom Pastor e Hospital de Caridade de Ijuí: por meio da Clínica Médica, o curso atende as especialidades de Gastroenterologia, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Dermatologia, Pneumologia, Reumatologia, Psiquiatria, Hematologia, Urologia, Proctologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Infectologia e Oncologia. Através da Clínica Cirúrgica, Ambulatórios de pequenas cirurgias e atendimentos cirúrgicos, Pré-Anestesia, Cirurgia Vascular, Endoscopias, Oncologia Cirúrgica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Proctologia e Urologia. Há, ainda, a especialidade de Ginecologia e, mais recentemente, Pediatria.

“Esse atendimento está disponível à população e, inclusive, aos pacientes da região, conveniados ao Cisa. Eles são atendidos pelos médicos preceptores com acompanhamento dos estudantes do curso”, completou o coordenador, lembrando que a inserção dos acadêmicos na Atenção Primária à Saúde e nos hospitais têm qualificado o atendimento à população.

Todos os municípios conveniados têm os médicos preceptores credenciados junto ao Cisa. De forma online, as Secretarias Municipais de Saúde realizam o agendamento da consulta, que é realizada com a participação dos acadêmicos. 


I Seminário das Interligas Acadêmicas de Medicina é realizado na Unijuí

Na sexta-feira e no sábado, dias 18 e 19 de novembro, foi realizado o I Simpósio das Interligas Acadêmicas de Medicina da Unijuí, que teve como tema as Bases da Medicina e as Doenças Cardiovasculares. Realizado junto ao Salão de Atos, o evento foi promovido pelo Centro Acadêmico e pelas Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia - LIAGO; Saúde da Família e Comunidade - LASFAC; Psiquiatria e Saúde Mental - LAPSM; Radiologia e Diagnóstico por Imagem - LARDIM; Neurologia - LANEURO; Clínica Médica - LACLIM; Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular - LACCVASC; e Urgência, Emergência e Trauma - LAUET.

Objetivando a integração estudantil, o I Simpósio contou com nove palestras, distribuídas nos dois dias de evento, que trataram de temas relevantes e atuais. 

A abertura das discussões ficou a cargo do médico neurologista Norberto Werle Weber, que falou sobre “A importância das Ligas Acadêmicas para a formação médica”. Na sequência, o professor doutor Thiago Gomes Heck, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, falou sobre “Conceitos, dicas e práticas na redação científica”. Para fechar, o médico Bernardo Cadó tratou da “Prevenção das Doenças Cardiovasculares na Atenção Primária à Saúde”.

“Entendendo a semiologia cardiovascular” foi a primeira palestra do sábado, dia 19. Responsável por ela esteve o cirurgião cardiovascular Daniel Augusto Schröder. Na sequência, o médico neurologista Norberto Werle Weber palestrou sobre o tema “Entendendo o Acidente Vascular Encefálico”. Fechando o primeiro turno, o médico cardiologista Paulo Ricardo Nazário Viecili falou sobre “Noções de Ecocardiografia: aspectos anatômicos e funcionais na prática”.

Após o intervalo, ainda aconteceram as palestras “Comorbidades psiquiátricas após acidentes cardiovasculares”, com a médica e mestre em Ciências da Saúde, Caroline Gewehr Tisott Andary; “Doenças Hipertensivas na gestão”, com o médico ginecologista e mestre em Atenção Integral à Saúde, Dario Ronchi; e “Doença Arterial Periférica”, com os cirurgiões vasculares Ana Lucia Belmonte Caetano e Fábio Goulart da Silva.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.