Curso de Medicina realiza aula inaugural com cerimônia de entrega dos jalecos aos estudantes ingressantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Medicina realiza aula inaugural com cerimônia de entrega dos jalecos aos estudantes ingressantes

Na noite desta segunda-feira, 15 de abril, foi realizada a aula inaugural da 9ª turma do curso de Medicina da Unijuí. O evento aconteceu no Salão de Atos, reunindo professores, veteranos, os 48 estudantes ingressantes e seus familiares.

Conforme destacou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, este é um momento especial porque marca o início de uma trajetória de seis anos aos estudantes. “Nos orgulhamos de pertencer a esta Universidade que, em mais de 60 anos de história, formou mais de 50 mil profissionais, impactando as regiões onde estão inseridos. Temos uma longa trajetória de formação na área da saúde, com cursos que não só atendem às necessidades e características da região, como também preparam os estudantes para uma atuação multiprofissional”, afirmou.

Coordenador do curso de Medicina, o professor Jorge Brust fez uma saudação especial aos estudantes e familiares, e apresentou a estrutura do bacharelado, com duração de 9 mil horas. “Hoje, temos 360 estudantes em nosso curso, sendo que 90% são oriundos de Ijuí e região”, destacou o professor, lembrando que o curso tem como um dos principais objetivos qualificar a rede de saúde, com a formação de novos profissionais - hoje, a média é de 0,80 médicos por mil habitantes na região, enquanto que no Estado esse número é de 3,4 e, em Porto Alegre, de 11,2. “Ainda temos muito o que fazer na região Noroeste, ocupando este espaço e melhorando o atendimento na rede pública de saúde”, disse.

Após a abertura oficial, o público pôde conferir uma palestra online com o professor doutor Emilio Moriguchi, que é médico geriatra, professor de Medicina Interna e Geriatria da Faculdade de Medicina da UFRGS e coordenador geral do Projeto Veranópolis de Pesquisa de Longevidade e Qualidade de Vida. Ele abordou a temática “O espírito do médico”.

Para fechar, o professor Jorge Brust resgatou a história da origem do jaleco e as orientações sobre o seu uso, passando, então, para um dos momentos mais esperados: a cerimônia de entrega dos jalecos, realizada pelos veteranos para os ingressantes. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.