Cursos de Ciência da Computação e Design da Unijuí entre os melhores do Estado - Unijuí

Cursos de Ciência da Computação e Design da Unijuí entre os melhores do Estado

O curso de Ciência da Computação e o curso de Design da Unijuí alcançaram excelentes resultados no Guia da Faculdade do Estadão, em ranking publicado neste mês pelo veículo de mídia. Dentre todos cursos de Instituições gaúchas avaliadas, entre públicas e privadas, o curso de Ciência da Computação da Unijuí ficou com o terceiro lugar geral, entre todos os cursos de Ciência da Computação do Estado, também foi avaliado com 4 estrelas, em uma escala de 1 a 5. O curso de Design ficou com o segundo lugar geral, entre todos os cursos de Design do Estado, e também foi avaliado com 4 estrelas, em uma escala de 1 a 5.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, o resultado positivo confirma a excelência acadêmica da Universidade. “Além do resultado ser positivo em todo o contexto institucional, tivemos cursos que se destacaram entre os melhores do estado. Na área das tecnologias, o curso de ciência da computação tem uma tradição histórica de mais de 30 anos de formação qualificada nesta área e o curso de Design segue na mesma linha, ao se preparar para comemorar 20 anos de atuação, ambos graduando profissionais preparados para responder às exigentes demandas do mundo do trabalho”, comenta.

Ciência da Computação da Unijuí é o terceiro melhor curso da área avaliado no Estado

Edson Padoin, Coordenador do Curso de Ciência da Computação, fala sobre o resultado.

“O resultado é fruto de 30 anos de trabalho que completamos neste 2019. Uma conquista recebida a partir da análise da qualidade do projeto pedagógico, da qualidade do corpo docente e da qualidade da infraestrutura.

Nosso curso conta hoje com um grupo de professores altamente qualificado que atua no Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e desenvolvem pesquisas em parcerias com instituições nacionais e do exterior. Conta também com convênios com grandes empresas, como a NVIDIA, a Intel, dentre outras. E, principalmente, com egressos que atuam em diferentes estados do Brasil e também no exterior.”

Design da Unijuí é o segundo melhor curso da área avaliado no Estado

Diane Johann, Coordenadora do Curso de Design.

“No curso de Design da Unijuí, possibilitamos aos estudantes atividades com situações reais de mercado, onde eles desenvolvem projetos mais robustos e há uma grande interação com a comunidade. Isso também desenvolve nos estudantes a vontade de realizar trabalhos de conclusão de curso com maior densidade de pesquisa e preocupação com diferentes necessidades de grupos diversos.

Essas atividades integradas com a comunidade contribuem para a formação do perfil do egresso idealizado em nosso Projeto Pedagógico de Curso: formar profissionais do design com consciência do seu papel de agentes de transformação social.

Também, durante o curso, os estudantes têm disciplinas da área gráfica e de produto, o que possibilita um conhecimento mais amplo e maior inserção de mercado.  Muitos dos acadêmicos já atuam no mercado, o que gera uma troca de conhecimento e informações com os colegas. Possivelmente, por esses aspectos, o curso teve uma boa avaliação e classificação no Guia da Faculdade.”

Sobre a Avaliação

O Estadão Guia da Faculdade é realizado em parceria com a Quero Educação, utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”, essas graduações foram analisadas por mais de 6 mil professores universitários, em uma grande pesquisa de opinião. Trata-se de uma das mais abrangente e atualizada avaliações do ensino superior brasileiro, que revela a imagem que os cursos têm perante a comunidade acadêmica.

Outros cursos da Unijuí também foram bem avaliados. Confira aqui. Todos os resultados desta Avaliação estão disponíveis no site do Estadão: http://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/