Documentos textuais, bibliográficos e cartográficos - Unijuí

Documentos textuais, bibliográficos e cartográficos

O museu preserva documentos dos gêneros textuais, bibliográficos e cartográficos que contextualizam a memória regional, o que o torna referência para estudantes, pesquisadores e estudiosos da cultura e da história de Ijuí e região. Esta documentação está classificada aos seguintes conjuntos documentais: Ijuí, Regional, Sindicalismo, Cooperativismo, Kaingang, Guarani e Xetá e FIDENE, totalizando 975,41 metros lineares de documentos. A hemeroteca é formada por 40 títulos de publicações da imprensa, relacionados à cidade de Ijuí, Estado do Rio Grande do Sul e Brasil, considerados de grande relevância histórica, em sua maior parte, proveniente de Ijuí e região. A seguir, as coleções e fundo Fidene. A consulta também pode ser feita pela plataforma de acesso online clique aqui.

Ijuí

Destina-se à guarda, registro e conservação da documentação referente às atividades dos diversos setores do município de Ijuí. Formado por documentos de diferentes proveniências. Sua sistemática de organização tem por base a classificação da documentação por assunto e o arranjo da mesma por órgãos que têm relação com o âmbito informativo ou produção documental.

Reúne documentos relativos à administração pública, com destaque ao município de Ijuí; documentação de 489 famílias; 107 casas comerciais e 79 indústrias; empresas ligadas à agropecuária; prestação de serviços; meios de comunicação e transporte; educação e cultura; organizações civis como: entidades benemerentes, classistas, culturais, esportivas, recreativas, estudantis, comunitárias; política e partidos políticos; religião e saúde.

Destaques

Históricos familiares, árvores genealógicas, documentos como certidões de batismo, casamento, nascimento e óbito, passaportes e outros documentos de famílias ijuienses, desde que originais, podem ser doadas por qualquer cidadão para inclusão neste item. Organizado em pastas por sobrenome paterno. Os documentos da Comissão de Terras e Colonização, com 378 documentos, datados de 1877 a 1912, anteriores à emancipação do município de Ijuí, documentos usados para pesquisas de cunho histórico e socioculturais da Colônia Ijuhy e fonte única de comprovação de registro de lotes urbanos e rurais. Microfilmados e digitalizados.

Os documentos do Cartório Eleitoral de Ijuí – 26.780 processos eleitorais das décadas de 1950, 1960 e 1970, em geral, são usados para complementação de processos de aposentadoria de cidadãos ijuienses e pesquisas genealógicas. O Índice alfabético por sobrenome está disponível – datilografado - na Sala de Pesquisa. A documentação da Prefeitura Municipal de Ijuí – 96.626 documentos da Administração Pública Municipal custodiados pelo MADP, sendo 1.054 relatórios de atividades da Intendência Municipal e de Secretarias (de 1912 a 1981), 15.593 telegramas expedidos e recebidos (de 1912 a 1982) e 63.839 correspondências expedidas e recebidas (de 1911 a 1973). Salienta-se que os documentos da administração municipal que estão preservados no Museu, não constituem todo o acervo de valor histórico da Prefeitura Municipal de Ijuí. O índice dos documentos está disponível – datilografado - na Sala de Pesquisa.

Cooperativismo

Documentação sobre o movimento cooperativista e a coleta inicial de documentos foi iniciada em 1985. Estão preservados documentos de 82 cooperativas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul.

Regional

Conjunto formado na década de 80, constituído por documentos de 280 municípios gaúchos. A classificação é de acordo com o código numérico estipulado pelo IBGE para cada município na data de sua emancipação.

Kaingang/Guarani e Xetá

A documentação relaciona-se aos três grupos indígenas mencionados no título, com destaque para o Guarani e o Kaingang. A proposição de organização é da antropóloga Ligia Teresinha Lopes Simonian, quando professora da instituição e desenvolvendo o projeto “Índios e Brancos no Rio Grande do Sul”. O núcleo inicial da documentação se constituiu com o material existente no Museu, acrescido de publicações e documentos advindos de diferentes instituições do país, em sua grande maioria, constituídas por fotocópias. A classificação é por grupo étnico e tipo de documento.

Sindicalismo

O conjunto tem por objetivo preservar a documentação referente a Entidades Sindicais, definidas segundo a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) em função da natureza jurídica como sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, de trabalhadores ou patronais. Sua organização foi iniciada no ano de 1985, devido à Exposição Comemorativa aos 50 Anos do Sindicalismo em Ijuí. Neste mesmo ano o professor do Departamento de Ciências Sociais, Hilário Barbian, proferiu palestras sobre A História do Sindicalismo Operário Brasileiro e Ijuiense a um público de 567 pessoas, entre os quais professores, estudantes e operários.

A documentação referente às entidades de fiscalização do exercício profissional e às associações profissionais ou de classe estão arquivadas no em Ijuí, na classe Organizações Civis.

Fidene

Fundo documental da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE, desde a instalação da FAFI, em 1957, a constituição da FIDENE em 1969, o reconhecimento da UNIJUI em 1985, a regionalização desta, em 1993. A partir de 1994, com a implantação do Projeto Sistema de Arquivos da Fidene foi adotada a classificação funcional em todos os arquivos correntes (em cada órgão/setor da instituição).