Arquivo de imagem e som - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Arquivo de imagem e som

Pesquisa no arquivo fotográfico

O Museu preserva e disponibiliza documentos de valor informativo e histórico da comunidade pertencente à memória de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul. A documentação, além de seu expressivo volume, também possui uma diversidade, tanto por sua natureza de formação, quanto pelos gêneros documentais. Há conjuntos documentais que reúnem diferentes gêneros como o audiovisual, e iconográfico, o musical e o sonoro.


A seguir, a consulta por índices de pesquisa pode ser feita conforme cada conjunto, como também pela plataforma de acesso online clique aqui. Orientação de uso dos índices: ao localizar as informações desejadas na tabela, anote o código relativo ao (s) documento (s) para uso no atendimento à solicitação de pesquisa por e-mail (Exemplo: Cascata das Andorinhas, Rio Potiribu, código AI 0.1 0001).


FIDENE

O Arquivo Fidene, de responsabilidade também reúne suportes dos gêneros audiovisuais, iconográficos e sonoros, que representam a história institucional desde 1957, principalmente através dos materiais fotográficos e entrevistas. Os instrumentos de pesquisa ainda não estão disponíveis na internet, porém o atendimento à pesquisa desse acervo pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui mais de 41.000 documentos organizados e descritos, incluindo fotografias de processo analógico e digital, tanto coloridas como monocromáticas (preto e branco), sendo a maioria das imagens digitais registradas em catálogo eletrônico desde 2009, não disponíveis na internet. As fotografias descritas anteriormente estão registradas em fichas manuais, incluindo índices de sobrenome e temático. As fotografias recebem o arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Os documentos audiovisuais e sonoros estão parcialmente organizados e sua grande maioria está apenas ordenada cronologicamente, com índices para pesquisa. A gestão arquivística, que visa a classificação na origem de produção institucional, ainda está em elaboração.





Ijuí

Conjunto formado por diferentes proveniências da comunidade ijuiense, que como o Arquivo FIDENE, também reúne diferentes gêneros documentais dotados de imagem e ou som, incluindo o musical. Dentre os materiais em destaque estão as fotografias, com mais de 5.000 documentos iconográficos em cores e monocromáticos (preto e branco) desde o início do século XX, rolos de filmes e fitas magnéticas com entrevistas, a discoteca, constituída por quase 3.000 discos de vinil e um pequeno acervo de notação musical, principalmente partituras. Os índices temáticos e de sobrenome das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa dos demais acervos pode ser feita no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Os documentos audiovisuais e sonoros estão parcialmente organizados e sua grande maioria está apenas ordenada cronologicamente, com índices para pesquisa.



Família Beck

Documentação proveniente da família Beck, cujas atividades foram iniciadas por Carlos Germano Beck, imigrante alemão estabelecido em Cruz Alta e posteriormente em Ijuí, instalando seu primeiro estúdio em 1908. Carlos, que ensinou o ofício à família, também contou com auxílio dos seus seis filhos homens, que se tornaram fotógrafos. O conjunto preservado no MADP possui mais de 7.500 imagens, cuja aquisição inicial ocorreu em 1982, com a compra de uma parte do conjunto de negativos de vidro. Mais tarde o fotógrafo Alfredo Beck (1912-2003), um dos filhos, consciente da importância de preservar seu trabalho, também doou parte dos seus originais. Os índices temáticos das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. A documentação fotográfica possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Também veja aqui o índice.





Eduardo Jaunsem

Fotografias produzidas por Eduardo Jaunsem (1896-1997), nascido na Letônia, fotógrafo e agricultor que imigrou ao Brasil, estabelecendo-se na Linha 11 Leste em 1914, região próxima a Ijuí. Sua obra enriquece a história regional, por seu olhar artístico e pelo registro de paisagens do cotidiano rural, onde viveu. Os documentos chegam a 5.500 imagens, conjunto custodiado pelo MADP desde 1978, inicialmente com a doação de 2.636 negativos de vidro. Os índices temáticos das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE Também veja aqui o índice.





Jornal da Manhã

Coleção fotográfica com mais de 100.000 imagens, tanto coloridas como monocromáticas (preto e branco), em negativos flexíveis e positivos em papel. Os documentos foram adquiridos em 25 de abril de 2000, representando a memória fotojornalística de Ijuí entre 1980 e 2000. Os autores são os fotógrafos Eurides Martins (Pancho), com imagens até 1990 e posteriormente, de Elimar Martins (Panchinho). Do total, cerca de 4.000 fotografias foram descritas para pesquisa, mas um grande volume do acervo ainda se encontra em tratamento, a ser higienizado, acondicionado e descrito. Os índices temáticos das fotografias organizadas estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. A documentação fotográfica possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Também veja aqui o índice.





Ildo Weich

Conjunto formado por positivos em papel e negativos flexíveis, ainda em processo de tratamento. Natural de Palmeiras das Missões (RS), Ildo Weich começou a fotografar com 15 anos, sendo autor da bela fotografia da neve de 1965, registrada na Estação Ferroviária de Ijuí. Seu primeiro estúdio ficava no Cine América, que foi destruído por um raio, fato que o fez instalar outro, próximo à escola Ruizinho, o “Foto Cisne”. Weich também foi reconhecido por seu pioneirismo no processo fotográfico em cores. A documentação não possui instrumentos de pesquisa.





Arquivo Cooperativismo

Com documentos fotográficos de diferentes proveniências sobre as cooperativas da região Noroeste do Estado, do período entre 1950 e meados de 1970. O acervo possui 40 fotografias referentes à Cooperativa Agropecuária & Industrial (COTRIJUÍ), inicialmente Cooperativa Regional Tritícola Serrana Ltda, digitalizadas para acesso e descritas em catálogo eletrônico, sem arranjo, apenas ordenadas por sequência de registro (número tombo).


Sindicalismo

Com documentos fotográficos de diferentes proveniências que representem as entidades sindicais, por sua natureza jurídica, conforme a Comissão Nacional de Classificação – CONLCA: sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, de trabalhadores ou patronais. O conjunto contém 207 fotografias em papel, que abrangem o período entre décadas de 1920 e 1980, a maioria de 1970 e 1980. Os documentos estão descritos em fichas catalográficas manuais, sem arranjo estabelecido, apenas ordenados por sequência de registro (número tombo) e por enquanto, não possui índices de busca.





Regional

Com documentos fotográficos que representam a memória dos municípios ou cidades da região do Rio Grande Sul, exceto Ijuí e contém 1570 fotografias. Os documentos estão descritos em fichas catalográficas manuais, sem índices para busca. O arranjo para organização foi estabelecido conforme o código de classificação dos municípios, de uso do IBGE, cuja tabela de classificação por áreas territoriais é elaborada pela Comissão Nacional de Classificação – CONLCA (que monitora, define normas de utilização e padronização das classificações estatísticas nacionais).





Indígena

Conjunto formado por fotografias que buscam retratar o cotidiano de diversas tribos indígenas da região e do Brasil. A coleção contém aproximadamente 200 fotografias, que estão descritas em fichas manuais e uma pequena parcela em catálogo eletrônico, sem arranjo estabelecido, apenas ordenados por sequência de registro (número tombo) e por enquanto, não possui índices de busca.






Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.