Criatec promove Seminário de Inovação Aberta em Panambi - Unijuí

Criatec promove Seminário de Inovação Aberta em Panambi

Na última terça-feira, 18 de abril, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, em parceria com o Instituto Agregar, promoveu, nas dependências da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Panambi, o Seminário de Inovação Aberta, que teve por objetivo disseminar e desenvolver a cultura da inovação aberta e apresentar os resultados do programa Startup Lab da Região Noroeste e  Missões e do projeto Ecossistema Corporativo Inovação Aberta Região Noroeste Missões.

O evento contou com dois painéis: o primeiro, denominado “Estratégias para desenvolver a cultura da inovação”, foi ministrado por Vinicius Piva, gestor de Inovação do programa Startup Lab na serra gaúcha. O convidado orientou sobre a jornada de inovação nas empresas, apresentando um passo a passo de como fazer e quais as questões que são consideradas decisivas para o sucesso de um programa de inovação. O processo começa, como afirma, com o estímulo do público interno, para que os colaboradores se engajem e ajudem a pensar em soluções para os principais gargalos do dia a dia. Depois, é possível abrir as demandas, encaminhando aquelas que podem ser resolvidas por universidades, centros de pesquisa e startups. A inovação incremental pode ser feita internamente, enquanto que a inovação radical pode ser desenvolvida em parceria com outros atores.

Na sequência, o engenheiro da empresa Stara, Felipe Graeff, apresentou um case das ações que a Stara vem desenvolvendo para transformar tecnologicamente a sua indústria. Ele relatou as experiências com as universidades, especialmente a parceria com  Universidade de Passo Fundo (UPF), onde a empresa  tem uma unidade instalada  no Parque Científico e Tecnológico desde 2018. Ele ressaltou que cerca de 40% dos desenvolvedores de tecnologia eletrônica da empresa são oriundos de estágios em um espaço físico que conta com 120 m² e com colaboradores que interagem diariamente com estudantes, funcionários e professores da Instituição, configurando, assim, uma das maiores parcerias em parques tecnológicos da região.

O segundo painel, intitulado “Resultados do Programa Startup Lab da Região Noroeste e Missões”, foi apresentado pelo gestor de Inovação e Tecnologia, Tiago Back, e contou com as participações de Iuri Pereira, líder comercial da Startup Sirros IOT, e Lucas Werner, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Bruning Tecnometal, que contaram sobre a experiência de participar do Programa Startup Lab. Tiago descreveu o Programa Startup Lab, que apresenta um plano de retomada econômica colocando a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento local. O programa visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento, promovendo a conexão entre grandes empresas e startups do Rio Grande do Sul.

Na região Noroeste e Missões, aconteceram três rodadas de negócios de inovação aberta, sendo uma com empresas âncoras, predominantemente de Ijuí, e outras duas com empresas de Panambi e de Santa Rosa. São compreendidas como empresas âncoras as empresas gaúchas de economia tradicional, com sede na mesorregião Noroeste e Missões, e que apresentam desafios tecnológicos. Na edição Ijuí, participaram as empresas Balmer, Ceriluz, Dubai Alimentos, TRR Lambari, Schirmann e Skynet Telecom. Na edição Panambi, Cotripal, Fockink, Bruning Tecnometal, Zampronio, Joscil e Pazze Alimentos.  E na edição Santa Rosa, Cotrirosa, Tchê Bom, Serttec Engenharia e LeMarc Industrial.

As rodadas de negócios também tiveram a participação de 50 startups, que são as empresas que ofertam soluções tecnológicas aos desafios propostos, sendo elas: Prax Analytics, Nuvera, InverseVR - Soluções para Metaverso, 4cast Software Ltda, Flixpet Plataformas Digitais, OpTime, HappyTrack, Adam produções, ConsignadoAPP, PsiU, Kretos Software de Recrutamento e Seleção, Softaliza, Pmetric System Ltda, Pulses, STI Soft, Play2Make, SWITCHPAY, ReduzaCusto.com, Ecotrace Solutions, Albert Geiger, V12 Technologic Solutions, AVant Sementes e Drones, Crops Team, Bvalle / Mapa da Comunicação, PecSmart, Introduce Tecnologia para Crescer, EATTAE, Sirros IoT, Logpyx, Agrare Gestor Rural, Performance Vegetal, Leaper, Lucor, Planatech Sistemas Inteligentes Ltda, Hero Industrial Automation, Semiocrop, Carga Máquina, ST-One, HupData, Exemplaria Solutions, Autaza Tecnologia, ACOBIO, Solviantech Desenvolvimento de Sistema Eireli e Drone Tech, Doled, Base Orgânica e FW Instrumentação, Hex Circuitos, Pandora Box, Instituto Campeão e GH Branding.

Conforme o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, que participou do seminário, o evento conseguiu atingir o seu objetivo de disseminar o conceito de inovação aberta, indo ao encontro do que também propõe o programa Startup Lab, que é propiciar oportunidades para que as startups desenvolvam e apresentem soluções para problemas operacionais a empresas consolidadas. “O evento foi um sucesso e de uma importância ímpar em vários sentidos. Primeiro, porque serviu para disseminar a ideia da inovação aberta e das inúmeras oportunidades que esta cultura é capaz de propiciar às empresas da região, desafiando empreendedores na proposição de soluções conjuntas. Segundo, porque evidenciou o papel de destaque que a Criatec/Unijuí vem desenvolvendo nessa área, no contexto de outras Instituições de Ensino Superior que atuam na região”, destacou o professor, lembrando da importância de o evento ser realizado em Panambi, um município onde esta temática encontra um ambiente e um momento muito propício, tendo grandes chances de avançar.