Dança Kaingang na programação “Os índios e a Cidade” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Dança Kaingang na programação “Os índios e a Cidade”

 

No dia 24 de abril, alunos puderam prestigiar momentos de cultura na apresentação de dança realizada pelo índios Kaingang da Comunidade de Inhacorá e apresentação do Grupo CADAGY/UNIJUÍ.

Esta programação faz parte das atividades paralelas à exposição “Os Índios e a Cidade” promovida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com a Assessoria de Assuntos Indígenas da FIDENE, 36ª CRE, SMED de Ijuí, APMI Sindicato, Sinpro/Noroeste, Sinteep e Cpers Sindicato. A exposição teve início no dia 10 de abril, na Sala de Exposições Temporárias do MADP e se estenderá até o dia 11 de maio.

Sobre os kaingang

O nome Kaingang tem o significado de “povo da floresta”. Este nome tem tudo a ver com a forma de pensar e agir deste povo ou etnia. Para o Kaingang a natureza é fonte de alimento, de saúde e também de sabedoria, alegria e diversão.

O grupo de danças que se apresentou na programação do Museu Antropológico Diretor Pestana é proveniente da Terra Indígena Inhacorá, município de São Valério do Sul. Através da dança expressam valores e costumes tradicionais que os identificam como etnia diferenciada. As pinturas que apresentam nos rostos demonstram a organização tradicional em dois clãs, ou metades. Os que têm a marca comprida, como riscos, pertencem à metade Kamé e os que têm a marca redonda, em círculos, são Kairú.

Foram duas as apresentações realizadas no Centro de Eventos da Paróquia São Geraldo, uma às 10h30 e outra às 14h. Mais de 1.800 visitantes acompanharam a programação somente na terça-feira, compreendendo as apresentações e a visitação à Exposição.


 


 


 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.