Unijuí sediou evento com a deputada relatora do Projeto de Lei que poderá tornar “Ijuí Capital Nacional das Etnias” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí sediou evento com a deputada relatora do Projeto de Lei que poderá tornar “Ijuí Capital Nacional das Etnias”

                

Ijuí está perto de se tornar, por meio de Projeto de Lei Federal, a Capital Nacional das Etnias. Na tarde desta sexta-feira mais um passo para este reconhecimento foi dado com a apresentação de um conjunto de ações para a deputada federal Maria do Rosário (PT), que será relatora da matéria na Câmara. O evento foi realizado na Unijuí, com a presença de lideranças e autoridades locais, integrantes do movimento étnico e imprensa.

Maria do Rosário recebeu um conjunto de documentos que tratam, em detalhes, sobre a história da colonização de Ijuí e do movimento étnico que realiza, por meio da ExpoIjuí/Fenadi e diversas outras ações, o resgate cultural das etnias que colonizaram a cidade. No material repassado para a deputada também consta um estudo de professores sêniores da Unijuí.

A entrega foi realizada pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, na oportunidade Reitor em exercício, pelo Vice-Prefeito, Valdir Zardin e pelo presidente da União das Etnias de Ijuí (UETI), Nelson Casarin. A apresentação foi realizada por Francisco Roloff, produtor cultural da UETI. “Como instituição comunitária a Unijuí apoia e acredita nesta iniciativa, colaborando para concretizar este movimento da comunidade”, observou o professor Fernando Jaime González.

O Projeto de Lei foi elaborado pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) e agora deverá ser apreciado em Comissões da Câmara dos Deputados, em Brasília. Desde 2016 Ijuí busca este título por meio de um Comitê que engloba diversas entidades, entre elas a Unijuí. A cidade também possui o apoio do Governo Estadual, da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e de diversas lideranças da região e do Estado. “Me sinto honrada em poder ser a relatora deste Projeto”, observou a deputada Maria do Rosário no evento.

Segundo a União das Etnias de Ijuí (UETI), atualmente o movimento étnico envolve aproximadamente 5 mil pessoas de todas as idades. Destaca-se o envolvimento dos jovens que participam dos mais de 30 grupos de dança, canto e teatro, somando aproximadamente 1,2 mil pessoas. Estes grupos têm divulgado Ijuí, mostrando a pluralidade cultural a diversos municípios, estados e inclusive no exterior. Além disto, recentemente, no processo de elaboração da documentação para a Câmara dos Deputados, o movimento étnico constatou que Ijuí possui a colonização de 40 etnias.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.