Exposição “Da Vinci 500 anos” é atração no Museu Antropológico Diretor Pestana - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Exposição “Da Vinci 500 anos” é atração no Museu Antropológico Diretor Pestana

               
          

Pintor, músico, arquiteto, engenheiro, anatomista, matemático, botânico. Essas foram algumas das áreas em que um dos maiores artistas ocidentais da história atuou. Leonardo Da Vinci, italiano da região de Florença, ganhou um espaço de celebração de sua vida e obra no Museu Antropológico Diretor Pestana, por meio da Exposição Temporária “Da Vinci 500 anos”.

Até o dia 30 de setembro a comunidade regional poderá conferir um pouco da produção do renascentista, por ocasião dos 500 anos de sua morte. Reproduções de obras famosas, como a Mona Lisa e a Última Ceia, contextualizadas a partir de textos, mostram a importância de Da Vinci. Também é possível conferir o protótipo de um modelo de ponte e de um modelo de paraquedas que o visionário artista projetou.

A Exposição, que tem curadoria do professor e historiador Jaeme Callai, em uma parceria do MADP com o Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí (CECRI), teve abertura oficial na noite desta terça-feira, dia 06 de agosto. Na ocasião, o professor fez uma fala sobre a vida e obra de Da Vinci e o Grupo de Canto Bel Vivere brindou o público com uma apresentação musical. Também estiveram presentes convidados como o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, o vice-prefeito de Ijuí, Valdir Zardin, a diretora do Museu, Stela Maris Zambiazi de Oliveira e o presidente do CECRI, Marcos Bonfada.

“Ele é seguramente um gênio. E nós ainda estamos descobrindo Da Vinci, que deixou mais de 15 mil páginas manuscritas. Ele anotava e escrevia sobre tudo que lhe causava admiração. Essas páginas estão distribuídas por museus e bibliotecas pelo mundo. Além das obras icônicas, há coisas que ele pensou de forma muito futurista, como um tanque de guerra e uma metralhadora, quando nem pólvora se usava direito, por exemplo”, observa o curador da Exposição.  

Mais informações e agendamentos de visita podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332.0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.