Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional será realizado na próxima semana - Unijuí

Ijuí vai receber, a partir de segunda, dia 16, até a sexta-feira, dia 20, um projeto inédito para o Estado: o Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional (WIIU), que será realizado por professores e estudantes da Unijuí e da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina, vai movimentar a cidade nos próximos dias. Na noite de segunda-feira será realizada a abertura oficial do Workshop, na Estação da Cultura de Ijuí. Nos dias seguintes os estudantes dão continuidade ao trabalho de montagem das estruturas, culminando com a instalação, quando será realizado um ato de encerramento, na tarde do dia 20 de setembro, sexta-feira.

Fruto de uma parceria inédita para o Estado, reunindo a Unijuí, Universidade de Córdoba e Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, além da Ueti, representando o movimento étnico, os mobiliários urbanos que serão trabalhados pelos estudantes de ambas instituições serão instaladas em pontos da cidade, somando seis projetos no total, sendo eles: um no Parque de Exposições, um na Praça da República, três na Avenida Pinheiro Machado (canal) e um no Campus da Unijuí. Para a instalação das esculturas virão 10 professores e 50 alunos da Universidade de Córdoba que, em conjunto com os professores e estudantes dos cursos de Design, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, farão a produção e instalação na cidade. A expectativa é de que as estruturas permaneçam nesses locais, pelo menos até o fim da Expoijuí/Fenadi, para que os visitantes se sintam instigados a não apenas frequentar o Parque de Exposições, mas também conhecer a cidade.

O coordenador do evento pela Unijuí, professor Igor Soares, explicou, em entrevista para a rádio Unijuí FM, o objetivo do evento. “Costumo falar para os alunos que é um evento ímpar na vida de todos que participarem. Teremos muito para aprender, será uma troca de conhecimento muito importante”, salientou. Os estudantes da Unijuí também aguardam com ansiedade o início das atividades: “poder participar de um evento dessa escala será uma oportunidade única para nós, além da integração entre os cursos da nossa Universidade e com os alunos e professores de Córdoba, poderemos compartilhar conhecimento, ideias, experiências e isso só agregará mais para a nossa formação acadêmica”, projeta Willian Marques de Melo, estudante de Engenharia Civil.

Antes de virem para Ijuí, os estudantes de Córdoba analisaram os projetos que foram idealizados pelos estudantes da Unijuí. Segundo o professor Jonny Gallardo, um dos idealizadores da iniciativa, a ideia foi realizar ajustes técnicos e ergonômicos, além de cálculos de materiais e insumos necessários para as atividades. A expectativa é grande da Instituição argentina. “O Projeto tem como objetivo contribuir com a identidade regional, a cidade e sua tradição. Também é uma experiência pedagógica com uma pegada prática de alto impacto no território”, observa.

Saiba mais sobre o Projeto

É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. As peças estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (Ueti) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.

Na galeria de fotos, alguns registros das intervenções realizadas em 2018, em Córdoba.