Workshop Binacional: comunidade já pode conferir estruturas em locais da cidade - Unijuí

Workshop Binacional: comunidade já pode conferir estruturas em locais da cidade

O trabalho é intenso desde a segunda-feira e os resultados já estão começando a aparecer para toda a comunidade: os estudantes da Unijuí e da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina, já estão instalando os dispositivos desenvolvidos no Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional (WIIU) pela cidade. Quem passar pelo Campus da Unijuí ou Praça da República, em Ijuí, já pode conferir a finalização dos trabalhos desenvolvidos por estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design.

Fruto de uma parceria inédita para o Estado, reunindo a Unijuí, Universidade Nacional de Córdoba e Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, além da UETI, representando o movimento étnico, o Workshop desenvolveu mobiliários urbanos, que serão instalados em pontos da cidade, somando seis projetos no total, sendo eles: um no Parque de Exposições, um na Praça da República, três na Avenida Pinheiro Machado (canal) e um no campus da Unijuí. Para este trabalho, estão na cidade 10 professores e 50 alunos de Córdoba que, em conjunto com os professores e estudantes da Unijuí, estão trabalhando nas estruturas. A expectativa é de que, após instaladas, elas permaneçam nesses locais até o fim da Expoijuí/Fenadi.

Segundo o professor da UNC, Jonny Gallardo, o Projeto tem como objetivo contribuir com a identidade regional, a cidade e sua tradição. “Também é uma experiência pedagógica com uma pegada prática de alto impacto no território”, observa. O professor Igor Norbert Soares, coordenador das atividades pela Unijuí, salienta que um dos pilares do Workshop é a valorização dos espaços urbanos. “As estruturas vão possibilitar a interação das pessoas e foram projetadas para valorizar a questão étnica de Ijuí”, complementa.

Na sexta-feira, 20 de setembro, encerrando as atividades do Workshop, será realizado um ato de entrega dos mobiliários, reunindo todas as entidades envolvidas no Projeto. O evento está previsto para acontecer no canal da Avenida Pinheiro Machado.

Saiba mais sobre o Projeto

É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. As peças estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria entre as Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (Ueti) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.