Curso de Artes Visuais da UNIJUÍ participa da 2ª Mostra de Artes de Condor - Unijuí

Curso de Artes Visuais da UNIJUÍ participa da 2ª Mostra de Artes de Condor

Foi aberta na manhã da última quarta-feira, 1º, a segunda Mostra de Artes de Condor. Instalada em um espaço especialmente preparado para a exposição, a edição deste ano conta com a presença de obras de artistas de Condor, Panambi e do Curso de Artes Visuais da Unijuí, com destaque especial à artista panambiense, Gertrud Helene Döwich, de 99 anos.

Instalada este ano no prédio do antigo Mercado Lautert, especialmente preparado para receber a exposição, a 2ª Mostra de Arte de Condor foi inaugurada na manhã de quarta-feira com a presença de autoridades locais, artistas e comunidade.

Neste ano, a Mostra traz obras de alunos da rede municipal de ensino, alunos do Curso de Artes Visuais da Unijuí, de artistas locais e da pintora panambiense Gertrud Helene Döwich, de 99 anos.

Sob a coordenação do professor Paulo Ernesto Scortegagna, o Curso de Artes Visuais da Unijuí trouxe diversas obras para serem apresentadas à comunidade condorense, entre instalações, pinturas, desenhos e objetos artísticos. Participam da II Mostra de Arte de Condor os seguintes acadêmicos do Curso: Dorotéia Eickhoff; Haíssa Santos Martins; Edinéia Aparecida Kunzler dos Santos; Luize Walber; Sandro Bottene; Gicelda de Lucca Flores; Bianca Táis Mendonça; Teresinha de Fátima da Silva Ferreira; Luciara Roratto; Luciane Martins e a condorense Marilene Stahlhöfer.

Entre os expositores locais os destaques ficam para desenhos, pinturas e instalações realizadas por alunos da rede pública de ensino de Condor, que expõem autoretratos, figuras do folclore brasileiro e gravuras. Também, chamam a atenção obras artesanais de jovens com necessidades especiais atendidos por programas da Secretaria Municipal de Saúde.

O destaque maior da 2ª Mostra de Arte, está por conta das obras da artista Gertrud Döwich, pintora, nascida na Alemanha e radicada em Panambi desde os 14 anos e que usa o pincel e seu talento autodidata para retratar sua infância na Baviera alemã.

A 2ª Mostra de Arte de Condor fica aberta até a próxima sexta-feira, dia 10, das 8h às 11h30 e das 13h30 até às 17h. A exposição é aberta ao público e a entrada é franca. No local a professora Clarice Keller, como monitora, orienta os visitantes e traz explicações sobre obras e artistas.

Texto: POR MARCELO FRIPP DE CONDOR
Fotos: Marcelo Fripp de Condor