Coral Unijuí e Cia Cadagy superam desafios impostos pela pandemia e seguem com produções - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Coral Unijuí e Cia Cadagy superam desafios impostos pela pandemia e seguem com produções

Ensaio da Cia Cadagy

Apesar dos desafios impostos pela pandemia de covid-19, o Coral Unijuí e a Cia Cadagy - Corpo em Movimento seguem com seus ensaios e com suas produções. Ambos os grupos tiveram que se readaptar para não interromper as atividades durante este período.

À frente da Cia Cadagy, Dionatan Mânica dos Santos conta que o ano teve início com aulas online e com o planejamento de um novo espetáculo. Posteriormente, passaram a ocorrer encontros híbridos, com metade da turma trabalhando presencialmente e a outra pelo Google Meet. Hoje, o grupo conta 14 integrantes, mas uma nova seleção será aberta.

“Estamos tomando todas as medidas necessárias, como uso de máscara e álcool em gel, por exemplo, nos encontros que acontecem de forma presencial. O trabalho está em desenvolvimento, mesmo que para as práticas corporais os resultados sejam mais lentos, devido ao tempo que permanecemos parados e à nova reestruturação do grupo”, explicou o coordenador.

A ideia, de acordo com Dionatan, é criar um canal no Youtube para promoção e apresentação de novos espetáculos e novas oficinas para a comunidade.

Os ensaios online também são uma realidade para o Coral Unijuí que, esporadicamente, reúne-se presencialmente. “Por vezes temos encontros com alguns naipes de voz ou com todo o grupo. Isso é decidido de acordo com as dificuldades de cada obra do repertório de ensaio. Se for uma obra em inglês, com ritmo rápido e frases difíceis de pronunciar, fazemos um ensaio em grupo trabalhando a pronúncia de cada frase, a articulação vocal dentro do ritmo e a velocidade exigidos pela música. Se for uma obra onde a dificuldade maior está na melodia individual de cada naipe de voz, então dividimos o ensaio em partes. Esses ensaios são feitos por meio da colaboração de cada cantor, de ter em sua casa um espaço reservado para poder cantar, exercitar-se vocalmente, sem sofrer interrupções, para chegar ao resultado esperado”, explicou o regente Diogo Braggio, lembrando que, posteriormente, cada cantor grava a sua voz na obra e envia para que seja verificado se há algum problema na pronúncia, nas respirações ou mesmo na sua melodia vocal.

O Coral Unijuí está concluindo um projeto iniciado no ano passado, mas a meta é terminar a atividade ainda neste mês. Isso porque, no início do mês de julho, deve ter início um novo projeto.

De acordo com Diogo, hoje o Coral conta com 29 cantores - dois foram selecionados na última audição, feita há algumas semanas, e ainda não começaram a participar dos ensaios. Ainda há um menor número de vozes masculinas, comparado à quantidade de cantoras, e uma nova audição já foi realizada. “O Coral Unijuí é um grupo bem estruturado, maduro e experiente. Os cantores sabem de suas obrigações e, na medida do possível, estão sempre em prontidão para dedicar-se ao que for preciso. Claro que esse processo de trabalho, que envolve ensaios online e o retorno de gravações por parte dos cantores, faz com que a montagem das músicas corais demore muito mais tempo do que se fizéssemos ensaios presenciais. Mas estamos conseguindo, ainda que numa marcha mais lenta, montar as obras e, principalmente, finalizá-las, prezando por manter o status do Coral Unijuí como sinônimo de qualidade”, reforçou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.