Dia do Artista: Coral Unijuí e Cia Cadagy promovem a arte dentro e fora da Universidade - Unijuí

Doroteia Eickhoff, Jeferson Silveira Saldanha e Maristela Pizolotto

A arte está em todo lugar e faz parte da cultura e história da Unijuí, sendo essencial para o desenvolvimento da sociedade, auxiliando a expandir a criatividade, crescimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação e visão de mundo. Independentemente do tipo de arte, o artista é o protagonista transformador.

Visando ser um espaço de integração entre a Universidade e a comunidade, a Cia Cadagy Unijuí - Corpo em Movimento é um projeto vinculado à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Fidene, que  promove e incentiva atividades culturais e artísticas, em um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, artes cênicas, artes circenses, entre outros. A cultura também é promovida por meio da música, através do Coral Unijuí, que é um projeto cultural vinculado à Vice-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.

“Todas as formas de arte sensibilizam a sociedade. Ela é uma forma de mostrar ao mundo nossos pensamentos e sentimentos. Ela acalma e questiona, provoca, não tendo apenas um estado de ser, ver ou sentir, sendo única para cada indivíduo”, ressalta o coordenador da Cia Cadagy, Dionatan Manica dos Santos.

A estudante do  4° semestre de Fisioterapia, Maristela Pizolotto, ingressou neste ano na Cia Cadagy após o convite de uma amiga. Ela conta que, por meio da atividade, é possível descansar a mente. “Além disso, a Cadagy tem uma importância muito grande, pois como o meu curso é voltado ao movimento, eu consigo produzir trabalhos e também vivenciar as melhorias que o corpo em movimento proporciona”, explica. Como forma de estímulo, alguns integrantes da Cia Cadagy recebem uma bolsa de estudos, benefício importante, segundo Maristela, “pois além de ajudar o aluno, serve como um incentivo à participação e à prática do exercício físico."

Jeferson Silveira Saldanha, estudante do 10º semestre de Medicina Veterinária, conheceu o Coral Unijuí através de colegas. Em 2019 fez a seleção e foi convidado a participar do projeto. “Desde criança gostei de música e instrumentos, porém, nunca tive uma afinação boa para cantar. No Coral da Unijuí tive uma evolução muito grande, me desinibindo, aprendendo técnicas vocais e melhorando minha afinação. Posso dizer que o Coral me ajudou a evoluir tanto na música, quanto nas áreas pessoal e acadêmica”, comenta o estudante.

Segundo Doroteia Eickhoff, professora de arte e cantora no Coral Unijuí desde 1999, é de grande importância a arte e os artistas para a comunidade. “Eles promovem um olhar diferenciado sobre os acontecimentos que nos cercam. Nem sempre o artista produz a sua arte com intuito de apenas mostrar o belo. Normalmente - e na contemporaneidade - o artista propicia o olhar e o pensamento crítico com um conhecimento excepcional sobre tudo que acontece, mas com as próprias linguagens e ferramentas”, explica.

Doroteia afirma, ainda, que no grupo todos são importantes e devem estar em sintonia, conhecendo os limites e respeitando os outros.  “A Unijuí prima pela boa postura e isso reflete no nosso grupo. A Instituição oferece bolsa de estudos, local para ensaio, profissionais capacitados para a regência, organização e parcerias para busca de projetos, aquisição de equipamentos, uniformes, preparação de lives. Enfim, a valorização é constante, já que o intuito é oferecer o melhor de cada um”, finaliza.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí