30 anos de história do Coral Unijuí são contados e cantados em espetáculo - Unijuí

30 anos de história do Coral Unijuí são contados e cantados em espetáculo

Para comemorar seu aniversário de 30 anos, o Coral Unijuí promoveu neste domingo, 10 de julho, um espetáculo com o tema “30 anos de vozes que cantam histórias”. O evento aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, que recebeu expressivo público para a apresentação.

O movimento começou cerca de 30 minutos antes, com a chegada do público para conferir duas atrações no hall de entrada do Salão do Atos: a exposição de uniformes utilizados pelos coralistas ao longo das décadas e a mostra fotográfica.

Já o espetáculo reuniu histórias, por meio do depoimento de integrantes e da ex-regente Letícia Taís Buchmann, além de homenagens às pessoas que fizeram parte do grupo. As duas primeiras canções, Horizontes e Amavolovolo, contaram com as participações especiais das ex-regentes do Coral, Cynthia Lehmann e Helena Sala.

Na sequência, a nova regente, Lizandra Rodrigues, mostrou um novo coro, que agregou à apresentação elementos cênicos - mudança já visível na primeira apresentação, do poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.

“O espetáculo foi fantástico. A regente, Lizandra Rodrigues, conseguiu colocar no palco a ideia de que o coral tem que transmitir entusiasmo, alegria”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, reforçando que estas três décadas correspondem ao trabalho de muitas pessoas. “Eu diria que estes 30 anos são uma construção coletiva e um grande processo de enriquecimento. Porque enriquecem as pessoas que participam do coral, a comunidade que pode apreciar este espetáculo e a Universidade, no momento em que abre suas portas para expressões artísticas como essa”, completou.

Reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring reforçou que o espetáculo foi um show de música, de bom gosto e de competência da regente, dos estudantes, professores, egressos e membros da comunidade que fazem o Coral Unijuí acontecer. “É um grande orgulho marcar os 30 anos deste projeto que, com certeza, jamais deixará de existir. A cada ano, a cada coralista que entra, vemos o Coral Unijuí se renovar e crescer”, afirmou.

Nova regente, Lizandra Rodrigues destacou que o espetáculo foi um sucesso graças ao envolvimento de cada integrante. Em depoimento, ela falou sobre a parceria com os coralistas e sobre o trabalho que vem realizando, no sentido de agregar à herança musical que o grupo tem. “Fiquei muito feliz com o resultado positivo. Acredito que todo professor sente isso: a vontade e a alegria de ensinar, de ver o grupo crescer e realizar”.

O repertório contou com as seguintes canções: Baianá, O Sol, As coisas tão mais lindas, Descobridor dos Sete Mares, Valsinha, Sutilmente, Orora Analfabeta e Amigo Punk/Sonífera.