Cia Cadagy participa do Festival Palco Giratório Sesc - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cia Cadagy participa do Festival Palco Giratório Sesc

Evento online reuniu grupos de teatro para debater questões artísticas e culturais 

Na noite desta terça-feira, 16 de agosto, a Cia Cadagy Unijuí - Corpo e Movimento participou do circuito nacional do Festival Palco Giratório Sesc. O evento que faz parte do Pensamento Giratório, projeto de reflexão e discussão sobre arte e cultura, ocorreu de forma online. Também estiveram presentes no encontro o projeto “Museu dos Meninos – Arqueologias do futuro e sem título para uma radiocoreografia” e os grupos de teatro Turma do Dionísio e Vir a ser Teatro. 

O debate teve como temáticas questões do processo criativo e dinâmicas da voz negra na arte. O coordenador da Cia Cadagy, Dionatan Mânica dos Santos, abordou fatos históricos dos negros no Rio Grande do Sul, como o passado ainda reflete no presente e destacou a necessidade de se buscar dar voz às pessoas negras. “As vozes estão aí, basta a gente querer ouvir. Nós, como produtores culturais e artistas, precisamos pensar em como dar visibilidade a estas pessoas. Precisamos analisar o que estamos trazendo e como a cultura está se formando para não repetirmos erros do passado. Acredito ainda que temos que ter cuidado e valorizar a cultura local”. 

Além disso, o coordenador levou para o debate todo o processo que acontece nas ações sociais que são realizadas a partir da Cia Cadagy ao levar a arte para as periferias. Como convidados da Cia Cadagy, também participaram do evento integrantes do projeto realizado no Parque da Pedreira, em Ijuí, e a intercambista Aissatou Diouf, senegalesa, que cursa Agronomia na Unijuí. O evento foi finalizado com a participação de Aissatou, que trouxe a reflexão de que as pessoas precisam se colocar no lugar do outro. “Devemos parar de analisar a cultura do próximo a partir da nossa e, sim, analisar o outro pelo o que ele é”. 



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.