Unijuí é apoiadora do Festival de Cinema de Três Passos - Unijuí

Unijuí é apoiadora do Festival de Cinema de Três Passos

O 6° Festival de Cinema de Três Passos - Todas As Vozes iniciou a sua programação na terça-feira, dia 7 de novembro. A Unijuí, como uma das apoiadoras Master do evento, marcou presença na noite desta quinta-feira, 9, no ato de abertura oficial, com a presença do coordenador do Campus de Três Passos, o professor André Giovane de Castro.

O Festival de Cinema de Três Passos é um evento inteiramente gratuito, promovido pelo Movimento Pró-Arte, Prefeitura Municipal de Três Passos Passos e realizado pelo Coletivo do Festival. A iniciativa visa valorizar a arte e a cultura como um instrumento de emancipação e humanização, difundindo produções de curtas-metragens contemporâneas e promovendo a democratização ao acesso da população do interior do Estado do Rio Grande do Sul ao cinema.

A última edição do Festival foi realizada em 2019. Em decorrência da pandemia, as atividades estavam em pausa. A 6° edição marca o retorno do evento após 4 anos e denota a importância do propósito do Festival no contexto sociocultural de Três Passos e região, mantendo as características da edições anteriores, de voluntariado, acolhida por parte de realizadores de obras audiovisuais, envolvimento da comunidade, empresas, instituições e universo educacional.

Nesse sentido, a Unijuí foi parceira nas últimas três edições do Festival, em 2018 e 2019, com a participação dos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na produção de materiais de divulgação do festival através de disciplinas dos cursos. E na 6°edição, através da colaboração da Usina de Ideias, Agência Experimental dos cursos de Comunicação da Unijuí.

“Qualquer iniciativa cultural tem que ter uma universidade junto, qualquer projeto que o município tem deveria estar junto com a universidade, porque é o lugar da produção de conhecimento, é o lugar da cultura, da ciência, é o lugar da tecnologia, de todo o desenvolvimento que uma sociedade pode ter tem que passar  pela universidade”, destacou a coordenadora do Movimento Pró-Arte, Elvidia Zamin.

Na 6° edição do Festival, mais de 500 curtas-metragens, oriundos de 152 cidades brasileiras, 23 Estados + Distrito Federal e de 12 cidades de oito países estrangeiros – Espanha, EUA, França, Itália, Noruega, México, Peru e Portugal - foram inscritos para a Mostra Competitiva. Desses, 53 obras foram selecionadas, para concorrer em 17 categorias, exibidas em cinco sessões, entre os dias 9 e 10 de novembro.

A cerimônia de encerramento acontece no sábado, dia 11, e conta na sua programação com a participação do Coral da Unijuí.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.