Festival de Cinema de Três Passos encerra programação com apresentação do Coral Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Festival de Cinema de Três Passos encerra programação com apresentação do Coral Unijuí

Na última semana, Três Passos foi inundada pela cultura por meio das produções para as telas de cinema. Isso porque o 6° Festival de Cinema de Três Passos - Todas As Vozes movimentou a cidade com a apresentação de curtas-metragens. 

Nesta edição, mais de 500 produções, oriundas de 152 cidades brasileiras, 23 Estados + Distrito Federal e de 12 cidades de oito países estrangeiros – Espanha, EUA, França, Itália, Noruega, México, Peru e Portugal - foram inscritos para a Mostra Competitiva. Desses, 53 obras foram selecionadas, para concorrer em 17 categorias, exibidas em cinco sessões, 16 delas pelo júri técnico, composto por Christian Jafas, Bruna Facchinello e Celestino Perin, e ainda a votação realizada pelo júri popular.

O curta metragem Drapo A, com direção de Henrique Lahude e Alix Georges, foi o grande destaque desta edição, recebendo quatro premiações: melhor curta do festival e melhor curta de ficção, além dos prêmios de melhor direção e melhor trilha musical. Homenageado pelo festival nesta edição de 2023, como um dos maiores apoiadores do projeto, desde a sua concepção, em 2014, o cineasta e produtor cultural gaúcho, Henrique Lahude, recebeu a premiação com muita alegria e emoção, dividindo as conquistas com toda a equipe que participou da produção de Drapo A.

Para abrilhantar ainda mais a edição, no encerramento do 6° Festival de Cinema de Três Passos aconteceu a apresentação do Coral Unijuí, com uma belíssima apresentação no palco do Cine Globo, um dos raros e históricos cinemas de calçada ainda em atividade no Brasil.

O professor André Giovane de Castro, coordenador do campus Três Passos da Unijuí, ressalta a importância da Universidade estar presente em momentos como este, junto à comunidade local. “A parceria da Unijuí com o Festival de Cinema de Três Passos já se consolidou ao longo das suas seis edições, iniciando-se em 2013 e seguindo até hoje, seja como apoiadora, seja como patrocinadora, com diversas contribuições, a exemplo da produção de material de divulgação pela Usina de Ideias, da disponibilização de espaço físico para reuniões no Campus Três Passos e da apresentação do Coral da Unijuí neste ano de 2023. Isso evidencia a nossa inserção na comunidade, o nosso envolvimento com as diferentes manifestações artísticas e o nosso reconhecimento a todos aqueles que se unem em prol da cultura. Aliás, o espírito cooperativo e voluntário revelado na construção do Festival de Cinema se assemelha à essência da nossa Unijuí como uma Universidade construída pela comunidade e em prol dessa mesma comunidade”, finaliza.



CONFIRA A LISTA DE FILMES PREMIADOS:

Melhor Desenho de Som: Otavio Vassão (MADRUGADA)

Melhor Direção de Arte: Gianna Soccol (FRAGMENTOS AO VENTO: 1945)

Melhor Edição/Montagem: Jonatas Puntel Rubert (A DIFERENÇA ENTRE MONGÓIS E MONGOLOIDES)

Melhor Trilha Musical: Alix Georges e B-Wade (DRAPO A)

Melhor Fotografia: Felipe Campal (MILONGA LEJANA)

Melhor Roteiro: Ellen Correa (O TEMPO)

Melhor Atriz: Anushik Harutyunyan (DEHATSI – Eu era outro lugar)

Melhor Ator: Angelo Sergio (FERROLHO)

Melhor Direção: Henrique Lahude / Alix Georges (DRAPO A)

Melhor Curta Estrangeiro: MAMAPARA – (Alberto Flores Vilca) – Peru

Melhor Curta Temática Ambiental: AVES MIGRATÓRIAS (Felipe Rosa)

Melhor Curta Experimental: SETHICO (Wagner Montenegro)

Melhor Curta de Animação: AURORA, A RUA QUERIA SER RIO (Radhi Meron)

Melhor Curta Documentário: MADRUGADA (Leonardo da Rosa / Gianluca Cozza)

Melhor Curta de Ficção: DRAPO A (Henrique Lahude e Alix Georges)

Melhor Curta Júri Popular: BIG BANG (Carlos Segundo) e EU, TIBANO (Diego Tafarel e Zé Corrêa)

Melhor Curta pelo Júri Oficial: DRAPO A (Henrique Lahude e Alix Georges)


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.