Estudantes da EFA criam Teodolitos Artesanais nas aulas de matemática - Unijuí

Estudantes da EFA criam Teodolitos Artesanais nas aulas de matemática

Na última semana (12.04), as turmas 221 e 222 do Ensino Médio da EFA iniciaram uma jornada fascinante no mundo da trigonometria. Com criatividade e engenhosidade, os estudantes transformaram materiais simples em ferramentas precisas: os teodolitos artesanais, que são instrumentos ópticos capazes de realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. Guiados pela professora de matemática Emanueli Bandeira Avi, eles aprenderam a construir seus instrumentos, explorando os princípios básicos da trigonometria.

Equipados com seus teodolitos construídos, os alunos mediram a altura do prédio da Escola e de outras estruturas, aplicando os conceitos matemáticos aprendidos, relacionando assim, teoria e prática.

A jornada pelo mundo da trigonometria com teodolitos artesanais transcendeu os limites de uma simples aula de matemática. Durante essa experiência única, os alunos não apenas absorveram conceitos trigonométricos, mas também nutriram sua curiosidade inata, apaixonaram-se pela ciência e despertaram um senso profundo de aventura. Ao explorarem o potencial transformador do conhecimento matemático, puderam vislumbrar a importância vital dessa disciplina para compreender o mundo ao nosso redor.