Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Enfermagem (Bacharelado)

Curso de Enfermagem socializa intervenções realizadas junto aos serviços de saúde

No dia 29 de junho, na Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, estudantes do Curso de Enfermagem da Unijuí realizaram um momento de socialização das intervenções realizadas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ijuí. Na oportunidade, estiveram presente as docentes supervisoras do Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem I, a coordenadora do Curso de Enfermagem, a Coordenadora da Atenção Básica do município, enfermeiros das ESFs, a Coordenadora e profissionais da equipe multidisciplinar da APAE.

No primeiro semestre de 2018, os estudantes do último ano do Curso de Enfermagem estavam inseridos nas Equipes de Saúde da Família de Ijuí, oportunidade que permitiu vivenciar como futuros profissionais em campo de prática, aprender sobre formas de assistir o outro de modo integral e humanizado. Atuar em Equipes de Saúde da Família, enquanto estudantes de enfermagem do último ano do curso, possibilitou articular a teoria com a prática, o desenvolvimento de atividades gerenciais e assistenciais supervisionadas pelo docente e apoiado pelo enfermeiro da unidade.

Os estudantes foram instigados a utilizar a Metodologia da Problematização, a qual trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem com foco no estudante, a fim de instigá-los a refletir sobre as possíveis causas dos problemas, a serem críticos-reflexivos e também proativos, contribuindo para os serviços de saúde, sujeitos, famílias e comunidade.

A utilização desta metodologia, possibilitou aos estudantes, futuros enfermeiros, exercer o papel de solucionador de problemas, instigando-o a propor hipóteses de intervenção para a promoção da saúde para indivíduos e/ou comunidade.

Os estudantes colocaram essa metodologia em prática em suas unidades de atuação seguindo as cinco etapas com base na observação da realidade (problema), seguida da identificação dos postos-chave, teorização sobre o problema ou busca de conhecimento. Posteriormente, foram pontuadas as hipóteses de solução, possibilitando a intervenção (aplicabilidade a realidade, junto aos serviços e as equipes), o exercício e o manejo das situações.

 Após esse processo, os estudantes, relataram uma amplitude do olhar sobre o serviço e a capacidade de refletir e assumir postura crítica e de proatividade, assumindo a responsabilidade pela construção de novos conhecimentos.


Jornada Acadêmica irá abordar os temas: cuidado, gestão e empreendedorismo em Enfermagem

Nos dias 08 e 09 de agosto, o curso de Enfermagem da Unijuí irá promover, no campus Ijuí, uma Jornada Acadêmica com o objetivo de debater temáticas importantes na área, que incluem o cuidado, não apenas com o paciente, mas também com o profissional. O evento será pautado especialmente pelos temas cuidado, gestão e empreendedorismo.

“Em relação à gestão, expressamos as preocupações de pesquisadores do campo da Enfermagem, principalmente no que diz respeito aos sistemas de saúde e assistência de qualidade. No campo do empreendedorismo ainda há muito a ser discutido, principalmente ao associá-lo à prática social do cuidado em enfermagem/saúde”, explica a professora Gerli Elenise Gehrke Herr, coordenadora do evento. Segundo ela, a ideia é, a partir da abordagem dos temas, fortalecer a profissão e incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para esta área no contexto contemporâneo.

As inscrições para a Jornada podem ser realizadas até o dia 07 de agosto no portal da Unijuí. O evento é voltado a estudantes e profissionais de Enfermagem.

Confira a programação:


Professora de Enfermagem participa de Seminário Nacional em Florianópolis

                    

A professora Gerli Elenise Gehrke Herr participou do 16º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (Senaden) e 13º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (Sinaden), realizado em Florianópolis (SC). As atividades tiveram início no dia 5 de junho até 08 de junho.

A temática central foi “Os desafios contemporâneos da formação profissional em enfermagem e da sistematização da assistência de enfermagem”, com a pauta da proposição das novas Diretrizes Curriculares, a fim de provocar diálogos e instigar a Sistematização da Assistência de Enfermagem nos diferentes níveis de atuação. Também foram debatidos a integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, e os referenciais teórico-metodológicos, raciocínios clínico e sistemas de linguagem padronizada dos processos de Enfermagem.

O espaço de debates ofereceu a possibilidade de apresentar trabalhos, trocar experiências e compartilhar estratégias exitosas de trabalhar, educar, e fazer gestão em saúde, que podem refletir na discussão e aprendizado para o ato de cuidar e pela preservação de um trabalho digno que promova a vida, a saúde e a justiça.

“Esse evento foi um momento histórico para a enfermagem, pois possibilitou a interlocução de dois eventos importantes que tratam de assuntos emergentes da formação nos diferentes níveis e da formação em serviço que além de qualificar os profissionais de enfermagem qualificam os serviços de saúde”, observa a professora.


Enfermagem realizou jantar comemorativo

Em alusão ao Dia do do profissional de enfermagem e para marcar a importância da profissão, o curso de Enfermagem da Unijuí realizou, no dia 9 de maio, uma quarta-feira, um jantar na pizzaria Estação da Mata, em Ijuí. Participaram estudantes, profissionais da área, professores e egressos do curso. A coordenadora do curso, Marinez Koller Petenon, fez uma saudação inicial aos participantes e ressaltou a importância do momento para a integração dos profissionais, estudantes e professores da área. Confira as fotos:

O dia do profissional de enfermagem é comemorado no dia 12 de maio


Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem foi tema de palestra

               

O Curso de Enfermagem da Unijuí, por meio dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II recebeu, na manhã do dia 22 de março, a enfermeira fiscal da Subseção de Santa Rosa, Carmen Schultz, que fez uma fala com o tema "Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem", que faz parte do Programa de Educação Permanente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS).

A enfermeira Carmem Schultz, abordou sobre a forma de calcular o dimensionamento e destacou que o número adequado de profissionais nos serviços de saúde é fundamental, para um atendimento com segurança e qualidade à população assistida.

O encontro oportunizou aprendizado, integração, gestão e aproximação dos alunos do sétimo e do nono semestre com representante do COREN-RS. Momento importante que permitiu esclarecer dúvidas referentes a Resolução COFEN 543 de 16 de Maio de 2017, que atualiza e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Além disso, possibilitou a discussão a respeito do dimensionamento com foco aos diversos cenários de saúde voltados para o âmbito hospitalar e para a atenção primária á saúde no contexto nacional e regional.


Estudante de Enfermagem participa do Projeto Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde

              

O Projeto Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde - VerSus vem ganhando espaço e abrangendo mais estudantes a cada ano. Considerado um meio de qualificação e sensibilização profissional, o projeto tem como objetivo proporcionar aos futuros profissionais conhecimento a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma ótica diferente, acompanhando os serviços com estudantes de diversas áreas.

A estudante de Enfermagem Catiele Schmidt participou do VerSUS como facilitadora. Foram nove dias de vivências que ocorreram no município de Vale do Foz do Rio Itajaí, Santa Catarina. Ocorreram dois de capacitação para os facilitadores, e sete dias de vivência. A imersão foi composta por 51 viventes (pessoas que participaram pela primeira vez do VerSus), oito facilitadores (estudantes que já participaram no mínimo uma vez do projeto), sete integrantes da comissão organizadora (estudantes, profissionais e usuários do sistema que se dispõe a organizar a vivência). Houve participação de diversas universidades, advindos de estados como RS, SC, PR, RJ, SP, MG, estudantes dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, direito, serviço social, odontologia, terapia ocupacional, educação física, licenciatura em história, medicina veterinária e profissionais residentes.

"É sempre complexo transmitir em palavras o que representa o VerSUS, pois a cada edição vivemos um processo intenso de conhecer diferentes realidades, aprender com ela e respeitar todos os que estão envolvidos nesse processo. Quando realiza-se a vivência pela primeira vez, as visões, pensamentos e opiniões são diferentes, pois é o primeiro contato que se está tendo com diversos assuntos, e muitas vezes algumas conclusões sobre a importância do que foi visto e debatido ocorre posteriormente", salienta.

Para ela a vivência proporciona desconstruir (pre)conceitos que construímos socialmente sobre o sistema e assuntos que impactam a saúde da população. Percebemos que o SUS está presente em grande parte das nossas atividades cotidianas, e que utilizamos este sistema mais do que imaginamos. Conhecemos diferentes pontos da rede que prestam atendimento a população, nas diferentes  densidades e complexidades tecnológicas, desde a vigilância sanitária e epidemiológica, unidades básicas de Saúde, estratégias de saúde da família, CEDIT, farmácia de medicamentos. O intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos que ocorre durante a vivência sempre nos transforma tanto como pessoa e futuro profissional e nos desafia intensamente a conhecer realidades que não estamos inseridos.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.