Ex-governador Germano Rigotto fala sobre os desafios da economia brasileira em palestra no Salão de Atos - Unijuí

Ele abordou as vantagens e desvantagens do Brasil no cenário econômico mundial, entre outros aspectos.

O Salão de Atos recebeu, na noite desta terça-feira, a palestra do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que abordou o tema: “Economia Brasileira - Perspectivas e Desafios”, em evento promovido pela Unimed Noroeste/RS, em parceira com a Escola Superior de Gestão e Negócios (ESGN) da UNIJUÍ.

“Somos um grande produtor de alimentos, diferentemente de outros países. Um país que tem uma área agricultável que pode ser expandida. No mundo inteiro quase não existe isso mais. O Brasil tem um mercado interno forte e tem capacidade de diversificar a matriz energética”, salientou.

O palestrante também destacou sobre as reformas que o Brasil deve realizar para que, em sua opinião, o país possa superar problemas estruturais que enfrenta atualmente.

“O país tem um potencial de crescimento se enfrentar alguns gargalos, como a mudança do sistema tributário, outra reforma necessária é a política, pois nossas instituições estão fragilizadas. Essas reformas estão sendo esperadas a muito tempo. A população está exigindo serviços públicos mais eficientes, um setor público mais eficiente”, concluiu.

Sobre Germano Rigotto

Presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários, o palestrante foi deputado federal por três mandatos. Coordenou a bancada gaúcha e o Núcleo Parlamentar de Estudos Tributários e Contábeis, trabalho voltado, especialmente, para a criação do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos (Simples). Foi ainda presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Comissão de Reforma Tributária da Câmara Federal. Destaca-se ainda por ser autor dos livros “Presente e Futuro do Rio Grande do Sul” e “Para Além do Berço Esplêndido”, atuando como comentarista econômico da Rádio Band News.