Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado e Doutorado

Professora do PPG em Atenção Integral à Saúde participa de seminário promovido pela Universidade do Minho, em Portugal

Na última semana, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS da Unijuí participou do evento de Doutoramento em Estudos da Criança do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, da Universidade do Minho, localizada em Braga - Portugal. O Seminário em Estudos da Criança ocorreu de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, em formato híbrido. 

O evento contou com a participação da professora doutora Eliane Roseli Winkelmann, docente do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, que proferiu uma palestra no dia 30 de janeiro, abordando a temática do desenvolvimento no primeiro ano de vida. 

O Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos da Criança do CIEC possui parceria com a Unijuí e, em especial, com o PPGAIS, em várias frentes, inclusive na coorientação dos estudantes. Inclusive, neste mesmo seminário aconteceu a apresentação de um projeto desenvolvido por uma doutoranda em Portugal, que conta com a participação da professora Eliane como coorientadora.

A professora da Unijuí reforça a importância de relações internacionais entre as Universidades para o constante crescimento, desenvolvimento e fortalecimento do Ensino Superior.


PPG em Atenção Integral à Saúde está com inscrições abertas para cursos de Mestrado e Doutorado

Estão abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, ofertado de forma interinstitucional entre a Unijuí, Unicruz e URI Erechim. 

Para o Mestrado, são ofertadas vagas complementares, onde os candidatos podem realizar a inscrição até o dia 5 de fevereiro de 2024. Já para a primeira turma do Doutorado, são 18 vagas disponíveis, com inscrições até o dia 31 de março de 2024. Ambos os cursos são destinados para profissionais formados na área da Saúde. 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) em Atenção Integral à Saúde dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: “Processos saúde-doença-cuidado”, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida e estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.

A segunda linha, “Processos químicos e biológicos em saúde”, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, investigando biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humano, além de compreender a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

As inscrições bem como demais informações dos processos seletivos podem ser consultadas no site unijui.edu.br/ppgais.


Mestrando de Atenção Integral à Saúde apresenta resultados de pesquisa realizada junto ao CER III - Unir

O estudante do Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí, Domingos Bernardo, socializou na quinta-feira, 28 de dezembro, os resultados da pesquisa realizada por ele junto ao Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Cognitiva da Unijuí - CER III Unir.

Os dados foram apresentados para a equipe do Centro e para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS). Segundo o mestrando, a pesquisa faz parte da sua dissertação e teve como objetivo examinar a qualidade dos serviços de reabilitação no CER III - Unir, com base nos registros dos usuários. 

“O estudo buscou entender o impacto dos serviços na vida das pessoas com deficiência, identificar barreiras à reabilitação e avaliar o uso de tecnologias assistivas. Para isso, foram analisados dados de 2021 a 2023, incluindo levantamentos feitos entre os meses de abril e agosto, além de questionários por telefone de agosto a novembro”, contou Domingos. 

Segundo o estudante, as principais descobertas incluem a prevalência de doenças do sistema nervoso central, alta demanda por cadeiras de rodas e óculos como tecnologias assistivas e uma parcela da população que têm dificuldades para acessar os serviços. “Destaca-se que mais da metade daqueles que concluíram o tratamento não continuaram a reabilitação em seus municípios, e uma proporção significativa não retornou ao mercado de trabalho. Os usuários demonstraram satisfação com o atendimento e as tecnologias assistivas, relatando maior independência nas Atividades de Vida Diária (AVDs) e interação social”, destacou.

Com base nos resultados, o estudo sugere a criação de um grupo de pesquisa vinculado ao PPGAIS para análise de dados e desenvolvimento de tecnologias adequadas e recomenda-se ainda compartilhar esses dados com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí para o aprimoramento de políticas de saúde. Além disso, destaca-se a importância de incluir a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) nas avaliações.

O mestrando Domingos Bernardo contou com a orientação da professora doutora Evelise Moraes Berlezi e coorientação da professora doutora Eliane Roseli Winkelmann, que destacou que  “a interação entre os profissionais de diferentes áreas envolvidas no serviço de reabilitação com o mestrado possibilita a discussão ampliada de potencialidades e perspectivas de qualificação que vão repercutir no usuário do serviço”, pontuou a professora Eliane.

O CER III - Unir é resultado de uma parceria entre a Unijuí, Governo do Estado e Secretaria de Saúde de Ijuí, e dedica-se ao atendimento de pacientes que necessitam de reabilitação, via Sistema Único de Saúde (SUS). Habilitado desde dezembro de 2020, o Centro realiza atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, enfermagem, psicomotricidade e consultas médicas. 

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, localizadas em 32 municípios que são referências para as Coordenadorias Regionais de Saúde de Cruz Alta (9ª) e Ijuí (17ª).


PPG em Atenção Integral à Saúde está com inscrições para a primeira turma de Doutorado

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de Doutorado em Atenção Integral à Saúde, ofertado de forma interinstitucional entre a Unijuí, Unicruz e URI Erechim, na área Interdisciplinar. São 18 vagas que podem ser disputadas por candidatos formados na área da Saúde e que possuem o título de mestre. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de março de 2024, no site unijui.edu.br/ppgais.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) em Atenção Integral à Saúde dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: “Processos saúde-doença-cuidado”, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida e estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.

A segunda linha, “Processos químicos e biológicos em saúde”, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, investigando biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humano, além de compreender a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

Segundo a coordenadora do PPGAIS, professora Adriane Kolankiewicz, os doutorandos podem esperar uma formação de excelência no Programa. “Os  estudantes terão uma formação científica de qualidade para atuar tanto na pesquisa, quanto no ensino e serviços de saúde. Ser desenvolvido em três instituições de ensino proporciona a oportunidade aos estudantes de usufruir da estrutura das Universidades, bem como, amplia o escopo dos professores, tendo em vista a diversidade de formação e experiências diversas, permitindo um olhar ampliado e interdisciplinar sobre a realidade, contribuindo para atenção integral à saúde”, pontuou.

Além disso, o Doutorado em Atenção Integral à Saúde possibilita o diálogo e desenvolvimento de trabalhos em parceria com pesquisadores de outros Estados e Países. “Isso permite um olhar ampliado ao doutorando em formação, e desta maneira aliado ao conhecimento científico e da sua formação de pesquisador, ele poderá contribuir para os avanços da ciência e qualidade da saúde da população brasileira, bem como, dos serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção de maneira interdisciplinar com olhar integral ao sujeito, para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro. Por meio de interações com pesquisadores do exterior”, destacou a coordenadora.


Seminário internacional promovido pelo PPGAIS debate a inclusão no sistema de saúde brasileiro

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), em conjunto com  Grupo de Pesquisa em Estudos Epidemiológicos e Clínicos – GPEEC da Unijuí promoveu um seminário internacional com foco na inclusão de pessoas portadoras de alguma deficiência no sistema de Saúde. Com o tema "A Saúde no Brasil é Inclusiva para pessoas com Deficiência?”, o seminário abordou assuntos como os sistemas de saúde inclusivos, acessibilidade e encaminhamento para pacientes, recebimento e fornecimento de apoio, sistemas de encaminhamento, serviços especializados e produtos assistivos. 

O debate contou com a participação da codiretora do Centro Internacional de Evidências em Deficiência da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e cofundadora do Missing Billion Iniative, Hannah Kuper, e da pesquisadora do Departamento de Saúde e Desenvolvimento Global do Centro Internacional de Evidências em Deficiência da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Veronika Reichenberger, além da tradutora, Mariana Chaves Lopes. 

O seminário foi organizado pelo mestrando e intercambista Domingos João Pedro Bernardo, que vem desenvolvendo seu estudo dentro da temática, sob orientação das professoras Evelise Moraes Berlezi e Eliane Roseli Winkelmann. A atividade reuniu acadêmicos com o propósito de incentivar o networking global com possibilidades futuras de colaborações em pesquisa e outros projetos, visibilidade e reputação internacional importante para a comunidade científica e a Unijuí.

Segundo o estudante, participar do seminário internacional foi uma experiência valiosa pois permitiu estabelecer conexões com renomados pesquisadores no campo da acessibilidade para pessoas com deficiência. “Receber um feedback positivo de um dos principais autores dos artigos que fundamentam minha dissertação foi, não apenas gratificante, mas também validador do meu trabalho. Além disso, testemunhar as repercussões positivas que se seguiram ao evento é uma evidência concreta de que minha trajetória de mestrado está efetivamente contribuindo para meu desenvolvimento como pesquisador e profissional da saúde”, destacou. 

Conforme ele, o evento significou ampliar a compreensão sobre acessibilidade, mas também reforçou a importância do aprendizado contínuo e da colaboração no avanço da pesquisa e prática profissional na área da Saúde.

A fisioterapeuta e professora do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, professora Eliane Roseli Winkelmann, comentou que a participação das palestrantes internacionais, as quais vêm trabalhando em pesquisas na área da deficiência, permitiram uma discussão dentro de uma abordagem internacional por envolver as realidades diferenciadas entre os dois países. “O grande destaque neste seminário se dá pela importância da temática na realidade brasileira e principalmente local por termos um Centro de Reabilitação em nossa Universidade, assim como cursos de graduação na área da Saúde, como um dos exemplos o curso de Fisioterapia, que estão diretamente envolvidos nesta discussão”, ressaltou.


PPGAIS promove Seminário de Autoavaliação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) promoveu na tarde desta quinta-feira, 7 de dezembro, o Seminário de Autoavaliação. A atividade foi realizada no Centro de Eventos da Unijuí, e contou com a participação de professores, representantes docentes, egressos e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí, além do corpo docente da Unicruz e URI Erechim, visto que o programa é ofertado em associação pelas três Universidades.

Durante a tarde, os participantes realizaram a avaliação relacionada ao quadriênio 2021-2024, além da discussão de novas estratégias. A coordenadora do PPGAIS na Unijuí, a professora Adriane Kolankiewicz falou sobre a importância de realizar este momento de autoavaliação. “Estamos no terceiro ano do quadriênio. Então, é muito importante avaliarmos o que já conseguimos e identificar novas possibilidades”, pontuou. 


Professores da área da Saúde da Unijuí visitam Universidade Nacional de Missiones

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de internacionalização, o curso de Enfermagem e o Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), da Unijuí, realizaram uma visita a Universidade Nacional de Missiones (Unam), na Argentina, entre os dias 17 e 18 de novembro. Integraram a comitiva da Unijuí o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; a coordenadora do PPG em Atenção Integral à Saúde, professora Adriane Kolankiewicz; a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Cátia Dezordi; e os professores Thiago Heck, Eliane Winkelmann, Marinez Pettenon e Letícia Flores Trindade.

Iniciando a jornada, no dia 17, foi realizada uma sessão solene, com a presença de autoridades, visando firmar parcerias e realizaram visita no Centro de Simulação Realística da Universidade. Já no dia 18, os professores participaram da Jornada Binacional de Enfermagem Unam/Unijuí com o tema “Transcendendo limites geográficos: Enfermagem de prática avançada rumo à Atenção Integral em Saúde”, voltada a docentes e estudantes do curso de Enfermagem. Na ocasião, a comitiva da Unijuí apresentou a estrutura do curso de graduação em Enfermagem e as linhas de pesquisa do PPGAIS, bem como os resultados de estudos.

A coordenadora do PPG em Atenção Integral à Saúde, professora Adriane Kolankiewicz, ressalta a importância do momento. “A viagem foi importante para ampliarmos a internacionalização, como apresentação do PPGAIS, das linhas de pesquisa e possibilidades de interação com os professores da Unam, por meio de atividades de ensino, pesquisa e da inserção através do edital de Estudantes Estrangeiros”, pontuou. 


Da pesquisa à aplicação: Mestrado em Atenção Integral à Saúde proporciona diferentes experiências

Desde o início da sua trajetória acadêmica durante a graduação em Enfermagem na Unijuí, Lucas Machado Sulzbacher despertou o interesse pela área da pesquisa. Assim, para aprofundar-se mais neste campo, ele seguiu seus estudos e ingressou no Mestrado em Atenção Integral à Saúde ofertado em associação pela Unijuí, Unicruz e URI Erechim.

“O Mestrado em Atenção Integral à Saúde me proporcionou dar continuidade a esse desejo, ampliando ainda mais meus conhecimentos e saberes já que o mesmo possibilita vivenciarmos a pesquisa na prática, desde a bancada até a sua aplicação na comunidade”, contou Lucas. 

Para o mestrando, a interdisciplinaridade presente no curso também é um fator positivo. “Proporciona uma vivência com professores e colegas de diferentes áreas, o que auxilia muito para a formação do mestre em Atenção Integral à Saúde, fazendo com que a gente consiga construir junto novos conhecimentos baseados em evidências científicas sólidas que irão contribuir para um cuidado mais integral e eficiente à saúde da população”, pontuou.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) está com inscrições abertas para o curso de Mestrado, com a oferta de 22 vagas, que podem ser disputadas por profissionais com formação superior na área da saúde ou áreas afins. 

O PPGAIS dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas de pesquisa. A primeira, Processos saúde-doença-cuidado, investiga a atenção à saúde nas diferentes fases do curso da vida e estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos. Já a segunda linha de pesquisa, Processos químicos e biológicos em saúde, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar. 

Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgais até o dia 20 de novembro. Para mais informações sobre o processo seletivo, documentação necessária e inscrições, acesse a página do programa, onde está disponível o edital completo, ou entre em contato com a Secretaria do Programa, através do telefone 55 3332 0522 ou e-mail ppgais@unijui.edu.br.


PPG em Educação nas Ciências abre seleção para os cursos de mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. Interessados têm até o dia 20 de novembro para se inscrever em unijui.edu.br/ppgec e disputar uma das 25 vagas para o mestrado, ou uma das 15 vagas para o doutorado.

O PPGEC dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação, com ênfase em duas áreas: na educação escolar, no que se refere ao currículo da escola básica, formação profissional e teorias pedagógicas que dão sustentação aos processos de planejamento, gestão e desenvolvimento de ensino; e nos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação e a sociabilidade, no que se refere aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais. 

Os candidatos deverão, no momento da inscrição, optar por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; ou Educação popular em movimentos e organizações sociais. 

O processo seletivo, para ambos os cursos, compreende a avaliação do currículo lattes, do projeto e do memorial reflexivo, sendo a última fase a de entrevista. As entrevistas para o mestrado serão realizadas nos dias 27 e 28 de novembro, enquanto que para o doutorado ocorrerão no dia 29 de novembro.

Nos dias 27 de setembro e 18 de outubro, às 19h, serão realizadas reuniões para esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo e sobre os cursos. Interessados em participar devem enviar e-mail para poseduca@unijui.edu.br, com o assunto “quero participar da reunião para tirar dúvidas sobre o processo seletivo”. 

Mais informações podem ser obtidas na página do programa, através do telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


PPGAIS realiza seminário sobre as Ferramentas de Tradução do Conhecimento

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) promoveu na noite desta segunda-feira, 18 de setembro, um seminário com o tema “Ferramentas de Tradução do Conhecimento: como aplicar no processo de pesquisa”. A atividade foi realizada no Centro de Eventos da Unijuí, e transmitida para os mestrandos da Unicruz e URI Urechim, visto que o programa é ofertado em associação pelas três universidades. 

Coordenadora do PPGAIS na Unijuí, a professora Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz falou sobre a importância de se discutir o tema, já que existe uma lacuna entre as descobertas científicas e o seu uso na prática, seja em terapias, em práticas clínicas ou mesmo na implementação de políticas públicas voltadas à rotina dos serviços de saúde. “Estudos dizem que leva cerca de 17 a 20 anos para que as evidências científicas sejam implementadas e tornem-se realidade. E foi pensando nisso que decidimos propor essa discussão”, explicou a coordenadora.

Para abordar o tema foi convidada a doutora Elisiane Lorenzini, que é docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Completando a fala da professora Adriane, a convidada destacou que há um desperdício no processo de pesquisa. Isso porque muitas pesquisas são projetadas sem nenhuma revisão prévia de literatura, enquanto que outras possuem falhas no processo e erros metodológicos que tornam sua utilização inviável. Há pesquisas, ainda, que são publicadas de forma incompleta ou realizadas sem considerar as necessidades reais. 

“De tudo aquilo que é criado, apenas 14% poderiam ser implementados. E como existe este gap entre tudo aquilo que se sabe - a teoria, os livros e nossas pesquisas - e o que é feito na prática, precisamos trabalhar o processo de knowledge translation, ou seja, de tradução do conhecimento, capaz de preencher as lacunas generalizadas que existem entre o ponto de partida e a aplicabilidade. Para isso, são necessários modos de pesquisas mais contextuais e colaborativos”, explicou a convidada. 

Knowledge translation, ou tradução do conhecimento, refere-se ao processo dinâmico e interativo que inclui síntese, disseminação, intercâmbio e aplicação eticamente adequada do conhecimento para melhorar a saúde, fornecer serviços e produtos de saúde mais eficazes, além de fortalecer o sistema de saúde. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.