Os professores italianos Giuseppe Ricotta (da Universidade de Roma – La Sapienza) e Kátia BalLocchino (Universidade de Molise) participaram do Seminário Conflitos Urbanos, Mediação e Exclusão Social, no último dia 21.
O Programa de Pós-Graduação em Direito – Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ divulgou edital para seleção de alunos especiais, para o segundo semestre de 2013.
Os Cursos de Graduação em Direito e de Mestrado em Direitos Humanos realizaram em conjunto, nesta quarta-feira, dia 20 de março, a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2013.
Os professores Doglas Cesar Lucas e Fabiana Marion Spengler, vinculados ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e dos Cursos de Graduação em Direito e de Mestrado em Direitos Humanos, junto com alunos do curso, participaram, no final do mês de janeiro, da Jornada de Estudos Conflitos, Mediação Social e Dirietos Humanos, realizado pela Universidade de Roma - La Sapienza, da Itália.
A Coordenação do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ organizou de 03 a 13 de janeiro uma viagem de estudos para seus professores e estudantes para a Argentina (Mendonza) e para o Chile (Santiago).
"O Curso de Mestrado tem como objetivo aprofundar a pesquisa e a reflexão sobre os desafios que os direitos humanos enfrentam na atualidade nos diversos contextos. Por isso, se constitui num espaço de formação qualificada e comprometida com a cultura democrática e o desenvolvimento da cidadania. O perfil do futuro egresso é o de um profissional capaz de refletir sobre o tema dos direitos humanos, de construir conceitos e de se posicionar diante da realidade atual. Isto é possível devido à sólida formação, de base interdisciplinar, pelo curso e pelos intensos debates realizados durantes as disciplinas. O Curso surgiu a partir do desmembramento das áreas de concentração do atual Curso de Mestrado em Desenvolvimento e seus professores têm uma longa experiência acadêmica. As linhas de pesquisa são: a) Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos; b) Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade e c) Direitos Humanos, Meio Ambiente e Novos Direitos. |
O Mestrado em Atenção Integral à Saúde, ofertado em associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), completou nesta quinta-feira, 9 de maio, 10 anos de história. Com característica interdisciplinar e interinstitucional, o Mestrado iniciou suas atividades em 9 de maio de 2014, formando, até o momento, 169 mestres, com diferentes graduações - como enfermeiros, médicos, biólogos e educadores físicos. Hoje, estes profissionais atuam como docentes em universidades, instituições de ensino e serviços de saúde, sejam públicos ou privados.
Dez anos após a implantação e fortalecimento do programa, iniciam as aulas da primeira turma do Doutorado, oportunidade em que mestres poderão dar continuidade à sua formação. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde conta com 23 professores das diferentes áreas de formação e com a associação entre Unijuí, Unicruz e Universidade do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim.
O programa tem a missão de formar mestres e doutores com consciência crítica, ética e excelência técnica para produzir e difundir conhecimento científico na área da saúde, contribuindo para o desenvolvimento regional. O PPG forma mestres e doutores capazes de avaliar as condições de saúde de indivíduos e populações; aptos a analisar os serviços de saúde, gerar diagnósticos, evidenciar problemas e causas; e intervir na realidade, por meio de ações pautadas no rigor científico e inovador, de modo a atender às demandas vinculadas à atenção integral à saúde.
O programa atua em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida, e que estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde; e Processos químicos e biológicos em saúde, que desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, e que investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos.
A coordenadora do Programa, professora doutora Adriane Kolankiewicz, comenta sobre a relevância do PPG para promoção do impacto social. “Isso ocorre por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa articulados e desenvolvidos nos serviços de saúde, a partir de estudos em campo e com populações diversas, especialmente pessoas que vivem com doenças crônicas. Este impacto social também é observado por meio da pesquisa básica e aplicada, que qualifica os processos de diagnóstico laboratorial e prognóstico dos pacientes”, destacou a coordenadora.
Para saber mais sobre o programa e conferir os editais que estão abertos, acesse unijui.edu.br/ppgais.
A estudante do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Eliana Gheno, defendeu, na última semana, a sua dissertação de mestrado. A pesquisa teve como tema “Letramento em saúde na perspectiva de pessoas com transtornos mentais”, e contou com orientação da professora Adriane Kolankiewicz.
A dissertação avaliou as potencialidades e fragilidades do letramento, que é a capacidade das pessoas de obter, compreender e utilizar informações sobre saúde para tomar decisões adequadas em relação à sua saúde e de outros, dos usuários que são acompanhados por um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e que possuem transtornos mentais.
O estudo é inédito e como resultado a mestranda conseguiu evidenciar que as principais potencialidades dos participantes estavam relacionadas à interação com profissionais de saúde e à compreensão de informações sobre saúde, aspectos fundamentais aos usuários. Por outro lado, as maiores fragilidades estão na avaliação das informações de saúde e no cuidado ativo da saúde.
Os resultados também apontaram que o letramento em saúde é influenciado por características sociodemográficas e de condições como idade, escolaridade do participante, da mãe e do pai, estado civil e tempo de acompanhamento no serviço. O estudo também contribui para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a agenda de prioridades de pesquisa do Ministério da Saúde.
Para a estudante e agora mestre em Atenção Integral à Saúde, o estudo tem grande relevância. “Destaca a importância da atenção das equipes de saúde frente a estes resultados, de modo a orientar e conduzir os usuários do serviço de modo que eles compreendam e possam fazer seu autocuidado, assim como tomar decisões”, ressalta Eliana.
Já a orientadora da dissertação, a professora Adriane Kolankiewicz, o estudo contribui ao entregar um instrumento validado para uso na população brasileira. “Com o diagnóstico de como é o letramento em saúde desta população, o estudo pode servir para planejamento e gestão do serviço de saúde, bem como subsidiar novas pesquisas”, comenta.
A banca de defesa da dissertação foi formada pela professora Andreia Catia Jorge Silva Costa, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal; a consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Virginia Visconde Brasil; a coordenadora da rede Brasileira de Letramento em Saúde do Brasil, da Universidade Federal de Minas Gerais, professora Luciane Prado Kantorski; e pelo professor do PPGAIS, da URI de Erechim, Arnaldo Nogaro.
Na próxima sexta-feira, 8 de março, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde promoverá sua aula inaugural, a partir do tema “Anatomia e fisiologia da comunicação científica”.
Para debater o tema, foi convidado o professor doutor Thiago Gomes Heck, líder do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF). A aula inaugural será realizada no Centro de Eventos, às 14h.
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