EFA lança projeto especial com Jogos RPG

Na última sexta feira iniciou a nova proposta de projeto extracurricular da EFA para o Estudo da História, usando como base jogos de RPG.


Segundo os professores Josei Pereira e Gian Ruschel, responsáveis pelo projeto , o estilo RPG, também conhecido como “ Jogos de Interpretar papéis”, possuem diversos temas inerentes aos estudos da história, onde será possível fazer uma viagem no tempo e vivenciar na prática cotidiana as diferentes sociedades. Por exemplo, na pré-historia os jogadores interpretarão as primeiras sociedades humanas, tendo que sobreviver em um mundo complexo, desconhecido e assustador. Praticamente sem armas e ferramentas terão que improvisar e cooperar para garantir a sobrevivência individual e do grupo. E assim, vários outros períodos e sociedades específicas poderão ser trabalhadas através dos jogos.
O professor Josei, salienta que  a ideia é usar o RPG de uma forma didática e lúdica, visando ambientar o aluno/jogador em períodos específicos da história. Serão narradas histórias em que o personagem deverá interpretar o ser humano de um período específico, respeitando as regras, política e cultura da época.
O projeto de caráter inovador busca despertar nos jovens o interesse pelo estudo da história, de forma didática e lúdica,  que também é tema da Jornada de Pesquisa da escola em 2019: EFA PELA CULTURA: REVITALIZAR E CONSTRUIR- Lazer como práticas culturais – Diálogos e Experiências.