Leis da Física no dia a dia

Você já parou para pensar “O que provoca o movimento?”, “Há necessidade de algo para manter um movimento?”, Quais são as causas das variações observadas em um movimento?”. Estas e várias outras perguntas já eram feitas a mais ou menos três séculos.


Foi quando, Isaac Newton embasado em observações suas e de outros cientistas formulou as famosas “Leis do Movimento” publicadas em seu livro Princípios Matemáticos da filosofia natural em 1686. Atualmente conhecemos essas leis com primeira, segunda e terceira leis de Newton.
Neste sentido, os alunos da turma 211 da EFA, na disciplina de Física, foram desafiados a iniciarem um trabalho de pesquisa, com o objetivo de conhecer, aprofundar e verificar as aplicações dessas leis no nossa vida diária.
Nesta semana, cada grupo apresentou aos colegas, por meio de uma chamada de vídeo, o resultado de cada uma das pesquisas.
A professora Rúbia Fabiana Dallabrida Herrmann, destaca que os resultados foram surpreendentes, contribuíram de forma expressiva na elaboração de conhecimentos importantíssimos da física clássica, além de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, significativos e envolventes.