EFA em formação permanente de professores - Unijuí

EFA em formação permanente de professores

Professores da EFA – Centro de Educação Básica Francisco de Assis, encontram-se, regularmente para planejamento escolar, tendo em vista a dinâmica do momento presente e a necessidade em acompanhar as discussões atuais. Além disso, para se conquistar uma educação de qualidade é imperativo uma política pedagógica que incite o docente à pesquisa, à informação, ao estudo. Para a diretora Rosane Becker “a escola está desempenhando vários e novos papéis na sociedade atual, entende que este é um campo em constante mutação e que o professor tem um papel central : é ele o responsável por orientar e aguçar mudanças de atitudes e pensamentos dos seus alunos.”
A doutora em Educação pela University of East Anglia, Roseli Schnetzler “há a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula, implicando que o professor seja também pesquisador de sua própria prática”.
Sendo assim o grupo também está planejando novos projetos e aprimorando ações anteriores. O diferencial da EFA é possibilitar um espaço de constituição do saber pelo próprio aluno, a partir de uma lógica de construção, cuja essência seja a pesquisa, a investigação e a busca, aliados a conceitos estruturantes e fundamentação teórica reconhecida em bibliografia específica.
A Coordenadora Pedagógica da EFA, Rosana Barros, confirma: “esta formação continuada não se esgota somente em um encontro, mas vai para além, organizada em um processo construído no cotidiano escolar de forma constante e contínua, os professores são também executores das atividades nos encontros, responsáveis por levarem ao grupo discussões pertinentes ao processo” e continua: O educador de hoje precisa, também, estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração que nunca esteve tão em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento como hoje.
Os encontros de formação acontecem às quartas-feiras na EFA e envolvem todos os professores da escola.