Estudantes do Ensino Médio da EFA transformam clássicos da literatura em filmes de curta-metragem - Unijuí

Com o objetivo de despertar o interesse pela literatura e estimular o desenvolvimento de habilidades relacionadas à expressão artística e comunicativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio incorporaram papéis de roteiristas, figurinistas e atores, produzindo curtas-metragens inspirados em obras literárias.

À frente da atividade, o professor de Literatura, Dr. Leandro Renner de Moura, explica que ao longo do segundo trimestre a turma estudou o Romantismo brasileiro, um consagrado período de intensa produção artística em que se inaugura uma literatura autenticamente nacional, voltada à exaltação das belezas naturais e da figura do índio como o herói da nação.

Segundo o professor, essa identificação dos poetas com tudo aquilo que é da terra tem relação direta com a independência do país, que aconteceu em 7 de setembro de 1822, e o subsequente desejo de romper com a influência portuguesa na definição de critérios estéticos e sobretudo temáticos da poesia brasileira. Vale lembrar que o romantismo no Brasil também se constituiu a partir de outras duas marcas expressivas, o Ultrarromantismo, banhado de pessimismo e egocentrismo e o Condoreirismo ou condorismo, marcado pela temática social e a defesa de ideias igualitárias.

Assim compreendidas as gerações românticas, eis o momento de escolher as obras desse período para a leitura trimestral. Divididos em três grupos, os estudantes optaram pelos seguintes títulos: O Guarani, de José de Alencar; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo e Navio Negreiro, de Castro Alves.

Durante o processo de leitura surgiu o interesse da turma em gravar um curta-metragem para cada obra, de modo que pudessem expressar artisticamente tudo aquilo que sentiram das narrativas, aproximando-se do contexto real no qual foram escritas. A atividade envolveu a criação de roteiros, definição dos espaços para gravação, trilha sonora, figurino, equipamentos para filmagem, e por fim, o trabalho de edição.

A estudante Bruna Kronbauer, que participou como roteirista de um dos curtas, relata como essa experiência contribuiu para uma melhor compreensão da obra e sobretudo para a sua formação intelectual e humana. “Foi incrível produzir um curta-metragem baseado em uma obra literária. Como roteirista do curta-metragem da Obra "O Guarani", não tenho palavras para dizer o quão gratificante foi ver algo tão importante se tornar um curta-metragem produzido por nós, alunos. A cada página do roteiro, me senti imersa na riqueza das palavras escritas, transformando-as em imagens vivas e emocionantes. Foi uma jornada criativa e gratificante, dando vida aos personagens e à narrativa que tanto me inspiraram. Ver a obra literária ganhar vida na tela foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora e reforçou minha paixão pela magia da narrativa visual.

Abaixo você confere os curta-metragens produzidos pelos estudantes:

Curta-Metragem O Guarani: https://www.youtube.com/watch?v=l-oQllxA5Yo

Curta-Metragem A Moreninha: https://www.youtube.com/watch?v=JribZqSr72s