Sarau Literário da EFA celebra o bicentenário de Gonçalves Dias - Unijuí

Sarau Literário da EFA celebra o bicentenário de Gonçalves Dias

Em um dia dedicado à poesia, ao teatro, à música e à arte, a edição deste ano do Sarau literário da EFA teve como grande tema o bicentenário de Gonçalves Dias, poeta romântico brasileiro nascido em 1823, responsável por inaugurar uma literatura genuinamente nacional e por abrir caminho para o chamado Romantismo indianista. O evento aconteceu na última semana do mês de Outubro e contou com a presença de todas as turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio, com a coordenação geral do Prof. Dr. Leandro Renner de Moura e organização da turma 231.

Na abertura, uma apresentação musical do prof. Leandro, tocando, no teclado, um medley das músicas “O Guarani”, do compositor de ópera romântica Carlos Gomes, e “Conquest of Paradise”, do compositor grego Vangelis, em uma alusão ao Brasil independente, ao período romântico e a Gonçalves Dias.

Logo em seguida, a turma 231 prestou a sua homenagem ao escritor maranhense com uma bela encenação teatral, refazendo a trajetória de vida do poeta, sua formação intelectual, suas viagens a Portugal e uma brilhante apresentação do poema que deu origem ao Romantismo brasileiro, a Canção do Exílio.

De acordo com o professor e coordenador do Sarau, “2023 é um ano especial para a Literatura Brasileira, em que se comemora os 200 do nascimento de Gonçalves Dias, um nome de peso em nossa tradição literária. Por isso mesmo não poderíamos deixar de expressar artisticamente nosso respeito por sua grande contribuição. Os alunos foram sensacionais na organização do evento e desta importante celebração, o que envolveu a criação de cenários, escolha de figurinos, escrita de roteiros, sonoplastias, entre outros detalhes que fizeram do evento um momento de múltiplas aprendizagens, em um clima de bom humor e otimismo.”

Depois dessa bela homenagem, o Sarau abre espaço para diferentes expressões artísticas, iniciando o primeiro bloco de declamações poéticas e apresentações musicais dos estudantes, professores e funcionários da escola:

- Ana Luiza e Joana, turma C61, recitando a poesia “Raízes", do poeta nordestino Jorge Lima;

- Isabeli, turma C71, declamando o poema de sua autoria, intitulado “Infância”;

- Laís, turma C81, recitando, em língua inglesa, o poema “The Moon”, de Robert Louis Stevenson. - Emanuelle Prates, turma C81, com o poema tradicionalista “Prenda Gaúcha”, de João Batista Gomes;

- Valentina Graciano, turma C61, cantando a música “João e Maria”, de Chico Buarque;

- Rosane Fetter Arones, com Sonoplastia de Davi Roberto de Moraes, recitando o poema “Caixa mágica de surpresa”, de Elias José.

E para encerrar o primeiro bloco de expressões artísticas, tivemos uma linda apresentação do funcionário colaborador Davi Roberto Borges de Moraes, tocando e cantando a música tradicionalista gaúcha “Manotaço”, de Celso Souza.

A próxima atração do Sarau ficou por conta da turma C71, com orientação da Prof. Ms. Rosana Barros. A turma fez uma fantástica imersão no mundo das crônicas, com uma performance teatral impecável dos estudantes, representando as seguintes crônicas:

- Ousadia, de Fernando Sabino.

- Lixo, de Luís Fernando Veríssimo.

- Homem trocado, de Luís Fernando Veríssimo.

Com orientação e organização da Prof. Janaína Feller, o evento também contou com uma belíssima exposição de arte no hall de entrada do auditório, com expressões de toda ordem produzidas pelos alunos da EFA.

Na sequência, foi a vez da turma 221 subir ao palco com duas maravilhosas dramatizações teatrais em torno do Realismo brasileiro, reverenciando um dos escritores mais consagrados da Literatura brasileira, Machado de Assis. As obras representadas pelos estudantes foram: “Quincas Borba” (1891) e “Dom Casmurro” (1899).

Com orientação da Prof. Eliana Roig Biolchi, a turma C91 nos brindou com uma criativa e nostálgica declamação conjunta da música “Todo cambia”, da cantora argentina Mercedes Sosa.

No último bloco de apresentações individuais e coletivas, mais um exemplo da sensibilidade artística dos nossos estudantes:

- Cristiano, turma 211, declamando a poesia autoral e ultrarromântica “Entre Nossos Corações. - - Larissa, turma C81, recitando o poema “Saber viver”, da poetisa e contista Cora Coralina;

- Luiza, turma C91, com sua poesia autoral intitulada “A dor da saudade”;

- Eduarda, turma 211, com a poesia autoral “Jardim secreto”;

- Júlia, turma 211, declamando sua poesia inspirada no lema árcade “Fugere Urbem”;

- Lya e Valentina, turma C81, recitando, em língua inglesa, o poema “Why she Disappeared”, de Taylor Swift;

- Valentina, Sophia e Heloísa, turma 231, declamando a poesia de Edgar Allan Poe, “A Valentine”;

- Bernardo, turma 212, recitando o poema gaúcho intitulado “Os avós e nós”.

Por fim, os estudantes Yuri, Gabriel e Augusto, com participação de Davi Roberto Borges de Moraes, abriram o repertório da música instrumental gaúcha, com gaita, bateria, pandeiro e violão, alegrando o auditório e encerrando em alto astral o Sarau literário de 2023.

Segundo a vice-diretora da EFA, professora Eduarda Burckhardt, “o Sarau é uma proposta encantadora, um momento lindo e cheio de significados. A EFA acredita que momentos como esses são de muita aprendizagem e interação entre os alunos, valorizando a cultura e as diferentes expressões artísticas.”