EFA inicia ano letivo com ambiente pensado para promover aprendizagens transformadoras e um ensino de excelência - Unijuí

A EFA reafirma seu compromisso com a educação transformadora e contribui para o desenvolvimento integral do estudante, de modo que o mesmo seja proativo, agindo de forma ética, crítica e reflexiva, desenvolvendo habilidades interpessoais para que possa interagir no mundo em suas diferentes dimensões, buscando a melhoria da qualidade de vida de modo sustentável.

Nesse sentido, a pesquisa assume papel importante nos processos de ensino e aprendizagem, por incentivar a indagação crítica, a curiosidade, ampliar a leitura de mundo, instigar a pensar e a promover o protagonismo estudantil. A Escola, em parceria com a UNIJUÍ, oferece aos estudantes, laboratórios e espaços qualificados que são explorados pelos diferentes componentes curriculares, assegurando novas oportunidades para aprender e aprofundar os conhecimentos, os quais vão se complexificando a cada etapa de ensino. No ensino médio, se intensificam esses processos, capacita-se os estudantes para enfrentarem os processos seletivos como ENEM e vestibulares.

A Escola possui a Sala de Apoio Pedagógico à Infância, um novo espaço especialmente projetado para atender às necessidades e interesses desses níveis de ensino, pensado em promover o aprendizado por meio de jogos, incentivando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Em parceria com o Conselho de Pais, oferece também o Laboratório Maker, projetado próximo a natureza que alia a criatividade, colaboração, sustentabilidade, favorece o pensar, idealizar, construir e modificar, despertando o potencial criativo e empreendedor do aluno, através de atividades interdisciplinares que o colocam em ação e produzem aprendizagens contextualizadas.

Nossa instituição oportuniza aos estudantes diversas outras possibilidades para ampliar seus conhecimentos, desenvolver o crescimento socioemocional, expandir suas habilidades, se expressar de maneira autêntica e se comunicar de forma eficaz, por meio de diferentes vivências envolvendo a música, o teatro e as artes plásticas. Para além do turno da aula, as crianças, adolescentes e jovens podem participar de outros projetos já consolidados, como o Balé, Futsal, Orquestra Estudantil, Judô, Vôlei, Música, Banda Marcial, Cadagy Infantil e novo projeto de Atletismo.

A EFA está organizada para acolher no dia 19 de fevereiro todos os seus estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, e está de portas abertas para receber novas famílias que queiram proporcionar aos seus filhos enriquecedoras experiências e um ensino de excelência.