Grafismos indígenas: expressão cultural e valores ancestrais - Unijuí

Grafismos indígenas: expressão cultural e valores ancestrais

Culminando os estudos sobre a rica arte indígena, a Turma C71 dos Anos Finais mergulhou em uma experiência prática e significativa na manhã de 21 de março. Em pequenos grupos, os alunos se envolveram na pintura facial com grafismos indígenas, um ato que transcende a estética e se conecta com a cultura e os valores ancestrais dos povos originários.

Com o intuito de promover o respeito e o cuidado com os integrantes das tribos indígenas, a atividade propôs que alguns alunos se voluntariassem para ter o rosto pintado pelos colegas. Através da técnica da Body Art, os estudantes puderam sentir na própria pele a importância dos grafismos como forma de expressão cultural, identidade e conexão com a natureza.

A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de serem protagonistas de seu aprendizado. De forma dinâmica e engajada, a turma se envolveu em cada etapa da pintura facial, desde a escolha dos grafismos até a aplicação cuidadosa das cores.

A experiência com a pintura facial de grafismos indígenas foi um aprendizado que vai além da sala de aula. Os alunos da turma C71 tiveram a oportunidade de se conectar com a cultura indígena de forma respeitosa e autêntica, desenvolvendo valores como a empatia, a tolerância e o respeito à diversidade.