Invenções que transformaram a humanidade - Vem aí a Jornada de Pesquisa 2024 da EFA - Unijuí

A Jornada de Pesquisa 2024, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, tem como tema central as "Invenções que transformaram a humanidade". O projeto busca incentivar os estudantes na pesquisa científica a criatividade e a reflexão, além de promover o conhecimento sobre as invenções que marcaram a história da humanidade.

Há muitos anos, cientistas e pesquisadores embarcam em uma jornada fascinante por meio de descobertas, criando experimentos para comprová-las, aumentando e consolidando nosso conhecimento, e assim, oferecendo soluções para os problemas cotidianos. Essas ações serão abordadas na Jornada de Pesquisa EFA 2024 em todas as etapas de ensino da escola, sendo exploradas de acordo com a especificidade de cada turma, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para este ano, cada etapa se organizou de modo peculiar para dar início às pesquisas. No dia 3 de abril, as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais embarcaram em uma viagem no tempo, abordando o subtema “pré-histórica à contemporânea”, em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana. Os estudantes realizaram um circuito visual, mapeando informações sobre as invenções que moldaram a sociedade ao longo dos séculos. A visita  foi repleta de atividades interativas e lúdicas, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado enriquecedora e divertida, através de observações e orientações para compreender a importância dos artefatos históricos culturais, com curadoria guiada pelo próprio Museu.

No dia 17 de abril acontecerá o Lançamento da Jornada para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio abordando a “idade da pedra à inteligência artificial”, momento este, que contará com a participação da Cia Cadagy da Unijuí e alunos do Projeto da nossa Escola. Provocações sobre o tema da Jornada terão vez e voz nos palcos, mostrando nossas essências e marcas importantes deste percurso ao longo da história, com linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo criativo no qual esses elementos proporcionam um diálogo considerado importante e riquíssimo para este momento.

A pesquisa sempre foi uma das nossas marcas na EFA. Nosso propósito é promover ações pedagógicas que intentem para a investigação, integrando diferentes áreas do conhecimento, em que a reflexão crítica, o questionamento, a dúvida, a comparação, a análise, a argumentação e a sistematização se façam presente. A jornada de estudos implica selecionar temas, conteúdos/conceitos ou problematizações decorrentes do que se propõe para cada turma, tendo como base o plano de trabalho.