Conexões EFA realiza Oficina de Bonsai - Unijuí

Conexões EFA realiza Oficina de Bonsai

Na tarde da última quinta-feira, 11 de abril, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio (Conexões) embarcaram em uma jornada fascinante pelo mundo da arte milenar do cultivo de Bonsai, guiados pelos experientes mestres e ex professores da EFA, Gilmar Walker e Cláudio Trindade.

Sob a tutela dos instrutores, os estudantes mergulharam nos segredos da técnica Bonsai, explorando a história, os princípios e as práticas que moldam essa arte ancestral. Aprenderam sobre os diferentes estilos de Bonsai, as ferramentas e técnicas de manejo, a seleção de mudas, o transplante, a poda, a adubação e a rega, desvendando os segredos para cultivar as árvores em miniatura saudáveis e exuberantes.

Com as mãos na terra, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos, plantando seu próprio Bonsai. Iniciaram o processo de cultivo escolhendo entre mudas de pitangueira, cerejeira ou cobrina, seguindo as orientações para o manejo da raiz, a realização de pequenas podas, a escolha do substrato ideal e a finalização com a ornamentação do vaso.

A Oficina de Bonsai integra o projeto Conexões EFA, que busca conectar os alunos a diferentes áreas do conhecimento, proporcionando experiências enriquecedoras para o seu desenvolvimento pessoal. Através do cultivo do Bonsai, os estudantes são incentivados a desenvolver a paciência, a disciplina, a criatividade, o senso de responsabilidade e o cuidado com a natureza. A atividade faz referência a disciplina de Projeto de Vida, em que os alunos comparam e relacionam o cultivo, o cuidado e todo o processo com as suas escolhas futuras, valores fundamentais tanto individual como coletivo.