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Estudante da Unijuí integra ideia vencedora do Startup Plus University

Participaram do evento 44 alunos de instituições comunitárias.

                

JoUni, uma plataforma de gamificação, que pretende gamificar a jornada do aluno, fazendo com que ele se integre com a comunidade acadêmica, professores e mercado de trabalho. Essa foi a solução vencedora do Startup Plus University, que ocorreu durante o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), nesta quinta e sexta-feira, no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.

É a minha primeira participação em um evento desse tipo, foi um grande desafio lidar com pessoas com pensamentos diferentes. Tínhamos muitas ideias, fizemos e refizemos muitas vezes nossa apresentação, até que acertamos. Foi um evento muito legal e eu acredito que o nosso caminho não termina aqui”, destaca a integrante da equipe JoUni, Pamela Mallmann, da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os demais integrantes da equipe são: Marcos Bertol, da UPF; Felipe Zaluski da Unijuí; Felipe de Morais, da Unisinos; Patrick Martini, da Unisc; e Letícia Goettert, da Unilasalle.

Em segundo lugar, ficou a equipe Educa-se, que desenvolveu uma plataforma digital que permite o compartilhamento de metodologias para uso dos docentes que integram as instituições do Comung. Com esse aplicativo, os professores poderiam postar os conteúdos que utilizam em aula, dentro da plataforma, a fim de disponibilizá-los para outras universidades. Além disso, os alunos poderiam acessar o site para classificar sua experiência com as respectivas metodologias e dar sua opinião.

                 

Foi um desafio muito grande trabalhar com pessoas que não conhecemos, pois cada um defende suas opiniões, mas, no fim, aprendemos e conseguimos unir nossas ideias. Cada integrante é de uma área de conhecimento, assim, foi possível nos dividirmos e pensarmos de diferentes formas a nossa solução”, explica o integrante da equipe, Mario Lucas Sperb, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O grupo também era formado por: Lucas Zanolla, da UPF; Danielli Cossul, da Unisc; Giovane da Rosa, da Unijuí; Laura Andrade, da Unisinos; e Felipe da Silva, da PUCRS.

“Neste Fórum, percebemos que os alunos anseiam por eventos como o Startup Plus University, por atividades interdisciplinares e desafios interuniversidades. Em encontros assim, eles conseguem trazer o conhecimento que têm dentro da sua universidade e compartilhar com outros acadêmicos”, afirma.

Premiação marca o encerramento do Fórum do Comung

Após a divulgação dos vencedores do Startup Plus Universtiy, foi encerrado, oficialmente, o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que se iniciou nesta quinta-feira, 3, no Câmpus II da Feevale. O evento contou com cerca de 300 participantes, entre gestores, estudantes e professores de instituições de ensino, bem como integrantes de parques tecnológicos, incubadoras e outros ambientes de inovação, além de pessoas interessadas na temática.

Para a presidente do Comung e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, duas palavras marcaram o Fórum: metodologia e integração. 

As universidades comunitárias são um modelo singular do Rio Grande do Sul, e fomos pioneiros em muitas mudanças, pois estamos buscando nos reinventar, inovar, trazer a comunidade para dentro de nossas instituições. Nesse evento, trocamos informações, repensamos a universidade, e agradecemos à Feevale que nos acolheu e nos ofereceu toda a sua estrutura, bem como aos nossos alunos. Somos todos ganhadores hoje, com essa possibilidade de os estudantes pensarem a universidade e trazerem sugestões e reflexões sobre o nosso fazer pedagógico”, afirmou.

De acordo com o reitor da Feevale e secretário do Comung, Cleber Prodanov, o Fórum foi extremamente importante para ouvir as experiências de outras universidades, mas, também, para ouvir os seus alunos.

A introdução do Startup University possibilitou aos estudantes cocriarem e trabalharem conjuntamente, se integrarem. Esse é o espírito que esperamos do Comung, de integração e de desenvolvimento de projetos conjuntos”, completou.

                    

Sobre o Comung

As instituições que formam o Consórcio representam uma verdadeira rede de educação, ciência e tecnologia, que abrange quase todos os municípios do estado. Integrado por 15 instituições de ensino e com 8.735 professores e mais de 11 mil funcionários, o Comung contabiliza 189.224 universitários gaúchos e oferece 1.465 cursos de graduação e pós-graduação, constituindo-se como o maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul.

Texto e Fotos: Universidade Feevale


Cursos da Unijuí recebem notas do ENADE

                 

Nesta quinta-feira, 03 de outubro, a Unijuí recebeu do Ministério da Educação (MEC), o resultado da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que foi realizada em 2018. Três cursos da Universidade receberam excelentes notas.

Foram avaliados, neste ciclo, os cursos das áreas de gestão, comunicação e design, jurídica e psicologia. Como nos últimos anos, os cursos da Unijuí alcançaram boas notas, atingindo, em sua maioria, a nota 3, em uma escala de 1 a 5, considerado satisfatório. O destaque ficou para os cursos Administração – Campus Panambi, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, ambos ofertados na modalidade EaD, que ficaram com a nota 4, considerada muito boa.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, “o resultado da avaliação do ENADE ficou dentro das expectativas institucionais, evidenciando a qualidade formativa da graduação Unijuí. Além disso, percebemos que obtivemos conceitos superiores às IES da região, para os mesmos cursos avaliados”, salienta.

Sobre o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.


Empresas incubadas na Criatec participam de Missão da Mercopar

Empresas integrantes da Incubadora de Empresas da Unijuí (Criatec), de Ijuí e Santa Rosa, participaram de missão da Mercopar em Caxias do Sul, na terça (01) e quarta (02). Por meio da parceria estratégica da Criatec e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae), os empreendedores incubados puderam participar da missão que amplia a geração de negócios e as oportunidades que surgem entre as grandes empresas expositoras e as empresas incubadas.

A Mercopar é uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina, que está na 28ª edição em 2019. Além de trazer as últimas tendências e tecnologias para inovação na indústria, conecta clientes, fornecedores e toda a cadeia produtiva do setor.

O analista de negócios da Criatec Santa Rosa, Lucas Escher, acompanhou o grupo de empreendedores e destacou que a Feira é totalmente voltada a negócios e evidencia novas tecnologias e inovações para as indústrias, além de tendências tecnológicas da Indústria 4.0, startups com soluções industriais e cases de sucesso de encadeamento produtivo. “Essa conexão para as empresas incubadas é de grande importância para oportunizar novos negócios e conectar os empreendedores com as últimas tendências tecnológicas”, salientou.

As empresas Químea, Simbiozy, Inventus e Avansee, incubadas em Santa Rosa, e as empresas incubadas em Ijuí, AgexTec e Infinitum, participaram da missão.


Lançamento do Vestibular Unijuí 2020 acontece na próxima segunda no Campus Santa Rosa

Está sendo preparado mais um evento de lançamento do Vestibular Unijuí 2020 para a próxima segunda-feira, dia 07, às 18h30, no Miniauditório B 105, no campus Santa Rosa. A comunidade acadêmica e regional, autoridades e imprensa, estão sendo convidados para prestigiar as novidades do Vestibular e também conferir a apresentação do Relatório Social Fidene 2018. 

A Campanha vai mostrar as diversas perspectivas para formação dos estudantes da região, em uma Universidade que, além do ensino, também investe e estimula a pesquisa, extensão, cultura e a inovação. Durante o evento, além do lançamento do Vestibular de Verão, a campanha ganhará desdobramentos para o Vestibular de Medicina 2020 e para o processo seletivo de ingresso nos cursos da modalidade EaD.

Informações sobre o Vestibular de Verão

Inscrições: 01/10/2019 a 24/11/2019

Valor: R$ 30,00

Prazo para emissão do boleto ou pagamento com cartão: até 24/11/19 (domingo).

Locais de pagamento: Via boleto: rede bancária, lotéricas e caixas da Unijuí. Via cartão crédito/débito: diretamente na inscrição no site.

Formas de Ingresso:

APROVEITAMENTO NOTA DE REDAÇÃO DO ENEM: Possibilidade de aproveitamento se realizado entre os anos de 2010 e 2018.

Divulgação da lista de candidatos aptos: 29/11/2019 (sexta-feira), às 17h.

APROVEITAMENTO NOTA DE REDAÇÃO DE OUTRO VESTIBULAR DA UNIJUÍ:

Possibilidade de aproveitamento se realizado entre os anos de 2005 e 2019.

Divulgação da lista de candidatos aptos: 29/11/2019  (sexta-feira), às 17h.

PROVA VESTIBULAR VERÃO 2020:

Data: 01/12/2019 (domingo).

Modalidade: Redação

Horário: 9h às 11h.

Locais: Campus Ijuí (Sede Acadêmica), Campi Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

Divulgação dos locais de prova: 29/11/2019  (sexta-feira), às 17h.

Divulgação dos Resultados: 03/12/2019 (terça-feira), às 15h.

INSCREVA-SE: unijui.edu.br/vestibularpresencial


Palestra "Supere expectativas e venda mais" foi realizada no Campus Três Passos

Na última quinta-feira (26/09), a Câmara do Comércio Indústria e de Serviços – (CACIS), com apoio da Unijuí – Campus Três Passos e Sicredi promoveram uma palestra "Supere expectativas e venda mais" com o renomado palestrante, Sandro Libardoni, o qual abordou o tema de uma maneira prática e criativa. Ele destacou ao público presente sacadas importantes sobre a adaptabilidade ao mercado atual, ressaltando a importância de se conhecer os clientes, produtos e alternativas para oferecer aos consumidores.

A palestra teve um viés social e o ingresso consistia na doação de alimentos, sendo que foram arrecadados mais de 600 kg de produtos, os quais foram distribuídos à 04 entidades diferentes do município de Três Passos.


Gestores da Unijuí conhecem os resultados da Avaliação da Infraestrutura

                   

No período de 08 a 24 de abril de 2019, foi realizada a aplicação do instrumento de avaliação da infraestrutura da Universidade aos professores, estudantes e técnico-administrativos e de apoio nos quatro campi da Universidade, com o objetivo de obter parâmetros para identificar aquilo que está bom e aquilo que precisa melhorar em termos de infraestrutura, buscando auxiliar os gestores na tomada de decisões, também com vistas à constante qualificação dos processos acadêmicos e administrativos. Participaram da pesquisa 1865 pessoas.

A avaliação da infraestrutura é uma das avaliações previstas no cronograma institucional de Avaliação da Universidade, que conta com a participação de todos os segmentos da comunidade interna nos processos, instrumentos e períodos de aplicação regulamentados pelas políticas do MEC e da Unijuí, indo ao encontro do contexto das políticas públicas de educação superior  através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES que requer das universidades o olhar do todo institucional. O SINAES engloba a avaliação institucional (interna (CPA) e externa (MEC/CAPES). 

Assim, o professor Dieter Siedenberg, Vice-Reitor de Administração e a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, apresentaram os resultados da Avaliação da Infraestrutura - 2017-2018 aos gestores da Universidade em reunião ampliada do Conselho de Gestão (COGEST) e Fórum de Gerentes.

Na análise geral, o professor Dieter evidenciou que de quatorze questões avaliadas, em nove delas os pesquisados apontaram um nível de satisfação entre 70% e 100%. Destacou a sintonia entre os resultados das questões objetivas com às questões abertas, tanto nas potencialidades, quanto nas questões indicadas para melhorias, sendo elas: investimentos em espaços de convivência; iluminação e segurança; acessibilidade; estacionamentos; ampliação e climatização das salas de estudo da Biblioteca e revisão/manutenção dos climatizadores. “Esses resultados balizarão o orçamento programa de 2020, bem como o PDI que está sendo revisado”, disse.

Na sequência, foram apresentados pela procuradora e pesquisadora Institucional, Cristiane Villa, os Planos de Acessibilidade e o Plano de Contingência da Unijuí, em que constam os cronogramas de desenvolvimento de ações no âmbito da acessibilidade, que foi um dos itens apontados para melhoria na avaliação da infraestrutura. A coordenadora do NAAI (Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional), professora Marta Borgmann e o Engenheiro Civil da Instituição, Tiago Marder, que participam da Comissão de elaboração destes Planos também estiveram presentes e fizeram contribuições nessas apresentações, trazendo aspectos específicos de suas áreas de atuação.

A coordenadora da CPA destacou que a apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica é um dos critérios de avaliação de curso da Instituição pelo MEC/CAPES, em vários indicadores dos instrumentos de avaliação de curso e institucional. Assim, solicitou aos gestores de todas as unidades e coordenadorias o desenvolvimento de estratégias de divulgação dos resultados avaliativos junto aos professores, estudantes e técnico-administrativos de suas unidades e coordenadorias, visando a constante qualificação dos processos e ações nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão da Unijuí. 


Oportunidades de Fomento e Linhas de Pesquisa entre Europa/Alemanha e o Brasil foi tema de bate-papo na Unijuí

                 

A assistente de pesquisa e doutoranda do departamento de biologia e química do Fraunhofer Institute IFAM, em Bremen, na Alemanha, Stephani Stamboroski, esteve na Unijuí na última segunda-feira, 30 de setembro, abordando as oportunidades de fomento e linhas de pesquisa entre Europa/Alemanha.

No Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, Stephani conversou com a Assessora de Assuntos Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski e com o Assistente de Pesquisa e Extensão, Fabrício Nicoletti, oportunidade em que defendeu o Brasil e a Unijuí como um modelo de parceria perfeita, uma vez que o país e, especialmente a região, possui matéria-prima em abundância, potencial de poder de compra e população jovem. “A excelência científica e o comprometimento dos estudantes brasileiros são requisitos valorizados pelos institutos de pesquisa europeus”. complementou.  

Posteriormente, Stephani fez uma rodada de conversa com empresários da Incubadora de Base Tecnológica da Unijuí, Criatec, para abordar temas como inovação e tecnologia e a promoção da pesquisa aplicada. 

Algumas oportunidades de fomento e linhas de pesquisa entre Europa e o Brasil se destacam, como o Horizonte 2020 (www.ec.europa.eu/horizon2020), maior programa de investigação e inovação da União Europeia (UE). Outro programa, inaugurado em 2017, o ENRICH Brazil (www.brazil.enrichcentres.eu)  visa fortalecer cooperação em pesquisa, inovação e negócios entre o Brasil e a Europa, trocando práticas inovadoras, experiência, e conhecimento entre todas as partes envolvidas.

Mais oportunidades para alunos de graduação e de pós-graduação podem ser conferidas no site do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, https://www.daad.de/en.

Estudantes da Unijuí interessados em fazer intercâmbio em Universidades de outros países, contam com o apoio do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, que presta assessoria a toda a comunidade acadêmica.  

                 


Unijuí solicita apoio parlamentar para ampliação do Hospital Veterinário

              

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, esteve reunida com a deputada federal Liziane Bayer e com a deputada estadual Franciane Bayer, ambas do PSB, em um evento realizado no sábado, dia 28, na Câmara de Vereadores de Ijuí. No encontro intermediado pelo vereador Jeferson Dalla Rosa, que contou ainda com a presença do professor Fernando Ferreira da Cruz, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade, a Reitora pediu apoio a projetos de interesse da Unijuí, a serem encaminhados para a bancada gaúcha.

“Entregamos duas solicitações para que a deputada Liziane Bayer trabalhe em favor de emendas parlamentares de bancada: uma relacionando todo o grupo de universidades comunitárias ligadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que envolve uma emenda parlamentar de 60 milhões, especificamente para bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica, além de melhoria da infraestrutura de nossas instituições para as questões de inovação, pesquisa e tecnologia”, explicou Cátia Nehring. A outra, segundo ela, envolve diretamente a Unijuí. “Pedimos apoio ao projeto de ampliação do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal, que é uma ampliação do nosso Hospital Veterinário para grandes animais. Solicitamos à deputada um auxílio no sentido de fazer uma defesa a estas duas emendas, que envolve a bancada gaúcha”, afirmou.


Profissional do Futuro: alunos do ensino médio estão imersos no cotidiano da Universidade

                     

Centenas de alunos de escolas da região Noroeste do Estado desembarcaram no campus da Unijuí, em Ijuí, nesta terça-feira, dia 01, dando início ao Profissional do Futuro 2019. Neste ano, cerca de 4,5 mil alunos do ensino médio de mais de 130 escolas, públicas e particulares, são esperados nos espaços da Universidade até a próxima quinta-feira, dia 03, no Campus Ijuí, e no dia 08 no campus Santa Rosa.

A Unijuí preparou a programação durante os últimos meses, englobando mais de 40 mostras de cursos e práticas laboratoriais, oito atividades de orientação e atividades recreativas, além de visitas dirigidas à Escola Fazenda, ao Escritório Modelo e à Unijuí Saúde. Também são preparados momentos culturais para professores e alunos, além do Aulão de Redação e todas as oportunidades de troca de conhecimentos entre os participantes. Neste ano uma das novidades é o espaço Papo Reto, que consiste em uma conversa sobre a escolha profissional e o sentimento que cada estudante carrega no momento da decisão. A atividade é coordenada por profissionais da área da Psicologia.

Durante a programação também é possível fazer a inscrição para o Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, que está com inscrições abertas até o dia 24 de novembro, e concorrer a um Smartphone. “Realizar o Profissional do Futuro é sempre um momento muito especial do ano. É nesta oportunidade que apresentamos todas as nossas possibilidades formativas, nossa estrutura e o nosso fazer, para auxiliar nossos futuros estudantes a escolherem seu futuro profissional a partir de um dos diversos cursos de graduação da Unijuí”, salienta a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon.

O Profissional do Futuro 2019 acontece também no campus Santa Rosa, no dia 08 de outubro.

                   

A avaliação de quem está participando:

Natália, de Crissiumal:

“Achei muito interessante conhecer a Unijuí, uma forma interessante para definir a escolha profissional e o nosso futuro”;

Rafael Vitor Canepele, 18 anos, de Santo Ângelo:

“Evento muito produtivo para o conhecimento das áreas em que já me imagino atuando, além disso, interessante para conhecer outras possibilidades”;

Luísa, 17 anos, de São Borja:

“Muito interessante para conhecer as diversas áreas e cursos que a Universidade possui”;

Érica, 17 anos, de São Borja:

“Achei muito legal participar, pois gostei muito da Universidade. Já me inscrevi para o Vestibular e espero passar”;

Maiara, 17 anos, de Cruz Alta:

“A Feira da Unijuí está sendo muito importante, principalmente para quem tem dúvidas na escolha profissional”;

Joana de Oliveira, 17 anos, de Independência:

“Tive a oportunidade de conhecer bem o curso que desejo fazer”

 


“Este é o resultado de um trabalho colaborativo”: Relatório Social da Fidene apresenta dados do fazer da Fundação

                             

As atividades de ensino, pesquisa e extensão da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene) estão presentes no Relatório Social referente ao ano de 2018. O documento, apresentado nesta segunda-feira, 30, durante o evento que também lançou a Campanha do Vestibular da Unijuí 2020, sintetiza o fazer da Fundação e suas mantidas: a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) e Rádio Unijuí FM. 

Assim como as atividades desenvolvidas, a história da Fidene e os resultados obtidos no ano de 2018, a partir do seu fazer, estão documentados no Relatório Social Fidene 2018. Intitulado “Este é o resultado de um trabalho colaborativo”, o Relatório demonstra o trabalho desenvolvido por professores, técnicos-administrativos e de apoio, estudantes e comunidade, que se tornam personagens da construção diária do desenvolvimento da região a partir da educação.

A apresentação do documento foi feita pelo Vice-Reitor de Administração da Unijuí e Diretor-Executivo da Fidene, professor Dieter Rugard Siedenberg. Segundo ele, mais uma vez o Relatório evidencia a magnitude e a grandiosidade da Fidene em um contexto regional, estadual e nacional.

“Quando uma instituição como a Fidene/Unijuí, para além de propiciar uma formação profissional qualificada para centenas (ou até milhares de jovens) anualmente, apresenta o resultado de suas ações sociais, na ordem de quase R$ 20 milhões, com milhares de pessoas atendidas, centenas de instituições e empresas beneficiadas, é que se tem uma noção da importância desta instituição, tanto na vida das pessoas quanto no contexto regional e nacional”, comenta.

Confira aqui o Relatório Social da Fidene 2018.

                 


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