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Lar Bom Abrigo recebe doações de cursos da área da saúde

Na tarde do dia 21 de março, os coordenadores Edina Matilde Linassi Coelho e Matias Nunes Frizzo realizaram a entrega dos produtos doados no trote solidário dos cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética. A Instituição contemplada foi o “INSTITUTO LAR BOM ABRIGO” de Ijuí.

          


Pesquisa aponta a Unijuí como uma das Instituições de Ensino mais lembradas no Estado

Publicada na última terça-feira, pesquisa Marcas de Quem Decide é realizada pelo Jornal do Comércio e Instituto Qualidata.

                   

De acordo com o estudo Marcas de Quem Decide, a Unijuí é a quarta instituição de ensino superior mais lembrada em todo o Estado. E, entre as preferidas, a quinta colocada. A Unijuí é a única instituição do Noroeste a figurar na pesquisa.

 Para avaliar os níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição, a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas ouviu 455 pessoas, das quais 89% são gestoras de negócios em cargos de direção e 51% são proprietários ou sócios de empresas, sendo que a metade de todos os entrevistados está na capital e região metropolitana do Estado. “É mais um importante reconhecimento externo que a Universidade recebe. Isso mostra que o fazer institucional, nossa atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão, realizados de forma articulada e convergente, está sendo reconhecido e não só na nossa região, mas em todo o Estado”, avalia a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon.

                  

Como é feita a Pesquisa

O projeto Marcas de Quem Decide é um estudo estatístico descritivo, com amostragem representativa do público pesquisado, tendo como base a distribuição econômica em sete regiões do Estado, cobrindo todo o Rio Grande do Sul. Todos os municípios com 0,5% ou mais do PIB gaúcho fazem parte da amostra. 

Para avaliar os níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição, a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas ouviu 455 pessoas, das quais 89% são gestoras de negócios em cargos de direção e 51% são proprietários ou sócios de empresas.

As entrevistas são feitas por telefone e, nesta edição, consumiram 975 horas de contato com o público pesquisado. As respostas dadas em todos os setores avaliados são livres e espontâneas, tendo como estímulo apenas a citação dos respectivos setores. 

A Qualidata observa com rigor todos os parâmetros metodológicos recomendados nesse tipo de abordagem e para essa espécie de levantamento. O intervalo de confiança deste estudo é de 95%, significando que se o mesmo levantamento fosse repetido 100 vezes, em 95 delas os resultados estariam dentro dos limites apresentados. 

Distribuição da amostra

  • 25% Capital
  • 25% Região Metropolitana
  • 13% Região Norte
  • 8% Região Centro
  • 8% Região Sul
  • 7% Região Fronteira
  • 14% Região Serra

Não abandone animais no campus e em nenhum lugar

O abandono de animais é uma questão de saúde pública e uma prática muito comum no país

Em Ijuí, além do abandono nas ruas, é frequente o abandono de animais dentro do campus da Unijuí. Por ser um lugar amplo, com espaço e área verde, e também por possuir um Hospital Veterinário, há a ilusão de que este seja um local adequado para abandonar os animais.

Eles, por sua vez, permanecem no campus. No entanto, a permanência de cães e gatos na universidade representa um problema de saúde pública que compromete o bem-estar das pessoas e dos animais, por viverem em um local inadequado. 

É crescente o número de reclamações, registrados na Ouvidoria, de pessoas atacadas por cães e gatos, que se incomodam com o odor de seus resíduos e com a invasão deles em sala de aula. Além disso, os resíduos dos alimentos dados aos animais se espalham pela universidade, o que contribui para a proliferação de ratos e bactérias.

O abandono de animais deve ser denunciado a fim de promover a cidadania por meio do cuidado com os animais e do estímulo a uma convivência sustentável. Diante dessa situação, a Universidade tem uma campanha contra o abandono de animais que estará disponível em cartazes pelo campus e ônibus que circulam no local.

A professora Cristiane Teichmann, Diretora da Clínica do Hospital Veterinário, ressalta que o campus não pode oferecer os cuidados necessários aos animais. “As pessoas abandonam os animais aqui [no campus] porque acham que somos capazes ou responsáveis por esses animais. Nós não somos e nem podemos nos responsabilizar por todos. Aqui eles são estressados, não possuem o afeto necessário ou atividade física adequada. A condição dos animais, livres no campus, não é a ideal e nem substitui o lar. Além de representar um ato de extrema crueldade, abandonar animais constitui crime ambiental”.

Os animais que foram abandonados e ainda permanecem no campus estão disponíveis para adoção. Os interessados deverão ligar para o Hospital Veterinário e preencher um cadastro.  A adoção é considerada o ato mais adequado e eficiente para que os cães e gatos sejam retirados do campus e acolhidos em um lar.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas e legitimadas pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal. Ela prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito.


Pós-Graduação: conheça as ofertas da Escola Superior de Saúde

              

Por: professora Heloísa Meincke Eickhoff, coordenadora a ESS 

O mercado de trabalho exige profissionais com alta qualificação e um curso de pós-graduação enriquece o currículo com uma experiência importante, indica um comprometimento com o aprendizado constante e que o profissional está atualizado e apto para as necessidades do mercado de trabalho. Os cursos de Pós-Graduação da área da Saúde da Unijuí propõem uma formação qualificada com projetos que contemplam a aquisição de habilidades e aptidões para atuar com segurança e se colocar como referência na sua área. 

Os grandes diferenciais dos cursos são corpo docente com experiência profissional e renomados na área, conhecimento com alto poder de aplicabilidade, aulas teóricas e práticas (em laboratórios e com estágio no locus profissional) e aproveitamento imediato no dia a dia da profissão. 

Ainda, o objetivo dos cursos é proporcionar aos profissionais uma rede de relacionamentos e de contatos, possibilitando o fortalecimento do currículo profissional. 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos: 

Estética e Saúde

Enfermagem Obstétrica

Nutrição clínica: metabologia e terapia nutricional

Gestão e Atenção Farmacêutica

Enfermagem em Terapia Intensiva

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Gestão em Unidades Hospitalares


Inovações na agricultura norteiam o Desafio Empreendedor no Campus Santa Rosa

                       

Os estudantes da UNIJUÍ participaram do lançamento do Desafio Agrotech Garage 2018 na noite de segunda-feira, dia 26, no Campus Santa Rosa.

O Desafio Empreendedor tem como objetivo estimular a criatividade e a inovação por meio de atividades que auxiliem no processo de inovação, possibilidade aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, buscando agregar valor para a sociedade e para a Instituição, por meio das possíveis soluções identificadas e gerando novos negócios.

As equipes do desafio deverão apresentar propostas solução para um problema identificado e que necessitará ter sua aplicabilidade na área da Agricultura. 

Processo de participação e inscrição 

O Desafio Agrotech Garage da UNIJUÍ ocorrerá no período de 28 de março a 19 de maio, no Campus de Santa Rosa. De acordo com o regulamento, poderão participar professores, alunos, egressos, empreendedores do programa de incubação da UNIJUÍ e pessoas da comunidade.

A inscrição deverá ser realizada de forma individual no site da UNIJUÍ, em www.unijui.edu.br/eventos, a partir de quarta-feira, dia 28 de março, até o dia 26 de abril. As equipes terão um máximo de cinco pessoas e um mínimo de três pessoas. Uma pessoa da comunidade externa poderá participar por equipe. 

Premiação 

1º lugar – 01 vaga na pré-incubação da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUI Campus Santa Rosa, Troféu e 40 horas de consultoria na área da gestão.

2º Lugar – 01 vaga na pré-incubação da Incubadora de empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUI e troféu.

3º Lugar – Troféu. 

Segundo Lucas Escher, Analista da incubadora CRIATEC – Campus Santa Rosa, “a ideia do Desafio é estimular e despertar nos estudantes e comunidade a cultura empreendedora, desafiar os participantes a criar, pensar, resolver problemas e encontrar soluções para a agricultura, gerando novas tecnologias, inovações e possibilitando a criação de novos negócios para uma das áreas mais importantes em nossa região.”

                  


Unijuí recebe intercambistas da Rússia

                 

Neste semestre, a Unijuí recebe as intercambistas russas ViKtoria Kaygorodova e Milana Cheremisina para cursarem um semestre letivo na instituição. Ambas são estudantes do 4º ano do curso de Letras: Português e Inglês – Tradução, da Universidade Estadual de Tomsk, na Rússia. Aqui na Unijuí, elas cursam disciplinas do curso de Letras: Português e Inglês, além de estarem inseridas em grupos de estudos de língua inglesa e, também, estão realizando palestras apresentando a diversos estudantes o seu país, a sua cultura e a Universidade de Tomsk.

“Na Sibéria (região onde se situa a universidade russa), nossa Universidade é a primeira a ensinar Português”, relata Viktória em entrevista para a Unijuí FM.

O objetivo de ambas é trabalhar como tradutoras de Português para o Russo. “Poucas pessoas falam português na Rússia, é uma língua muito interessante e tem mais coisas em comum com a língua russa. No futuro acho que o português vai ser mais difundido lá”, observa Milana.

Na entrevista elas também abordaram alguns aspectos da adaptação ao país, sendo que um dos principais foi o clima – elas estão há um mês no país. “Já sabíamos que seria muito quente”, relata Milana. Elas também destacam aspectos do comportamento dos brasileiros. “Uma das primeiras coisas que percebemos é que aqui as pessoas são muito amigáveis, abertas. Gostamos disso. No nosso país todos são muito sérios e mais fechados”, complementa.

Confira!
            

Convênio

Visando ampliar as ações de internacionalização, no mês de dezembro a Unijuí firmou um acordo de cooperação com a Universidade Estadual de Tomsk, o qual inclui atividades de aprendizagem e de ensino, intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, participação em projetos conjuntos ou colaborativos, entre outras atividades acordadas mutuamente entre ambas universidades. Inicialmente, o convênio está voltado para as licenciaturas e os acadêmicos da Unijuí também têm a possibilidade de estudar um ou dois semestres na Universidade de Tomsk. A Universidade Estadual de Tomsk foi fundada em 1878 e é a maior universidade clássica na parte asiática da Rússia, com qualidade reconhecida por diversos rankings internacionais. Para mais informações, basta contatar o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí.


Laboratórios de Soluções e Prototipagem fomentam negócios na Criatec

                

Com o apoio do Governo do Estado, através do Programa RS Tecnópole, da Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, foram criados os Laboratórios de Soluções Criativas e de Prototipagem na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a CRIATEC, que é um dos programas de apoio ao empreendedorismo e à inovação gerido pela Agência de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ - AGIT. O espaço estimula a criação e a conexão entre as empresas, servindo de cenário para o desenvolvimento de novas soluções.

Os laboratórios são constituídos de impressora 3D, computadores de alta resolução, softwares utilizados para a criação, máquina de corte a lazer, policorte, lixadeira, além de vários outros equipamentos que são utilizados para produção de protótipos. Conforme o empresário Alberto Durão, da Bio 3D, a oferta dos laboratórios foi o grande motivo de escolher onde começar a planejar a sua nova empresa. “Foi essencial para mim, a facilidade que foi entrar nesse mundo e a ajuda que eu recebi. Toda a questão de apoio, estrutura, mesmo a estrutura intelectual, é sensacional. Eu fiquei muito surpreendido com a qualidade do conteúdo que tenho acesso através da Criatec. E a gente se sente um pouco isolado do que está acontecendo no resto do mundo, mesmo com Internet sabemos que a distância às vezes atrapalha, então é como ter um oásis no meio do deserto, acho que essa é a analogia certa”, frisa.

A empresa BIO 3D, desenvolve suas soluções com o auxílio da impressora 3D e apresenta um projeto voltado à saúde. A ideia principal é utilizar essa tecnologia para facilitar o exercício da profissão médica bem como a recuperação dos pacientes. “O cliente vai fazer uma cirurgia, por exemplo, vai colocar uma prótese no quadril, nós conseguiremos pegar através da tomografia a informação suficiente para redesenhar/remodelar essa parte do corpo e imprimir antes do médico cortar o paciente. O médico pode fazer todo esse planejamento antes, vai ter menos interferência na hora do procedimento, a recuperação do paciente será mais rápida e a exposição dele vai ser menor”, explica.

Os novos espaços bem como a Incubadora são abertos não só às empresas incubadas, mas também à comunidade acadêmica. Conforme a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, os laboratórios permitem aos acadêmicos, por exemplo, desenvolverem protótipos para os trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. “O espaço é para prototipar, testar e ajustar ideias, pois não há fabricação em grande escala, devido ao espaço e a necessidade de licenciamento ambiental”, conclui Maria Odete. 

Daniella Koslowski – estudante de Jornalismo da Unijuí.

 


Projeto de Extensão realiza formação de professores em Panambi

             

Na tarde da última segunda-feira, 19 de março, professores extensionistas e bolsistas do projeto Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão, da UNIJUÍ, realizaram, em Panambi, uma formação com professores das redes municipal e estadual de ensino. Também participaram professores de Condor, cidade vizinha. As professoras Claudia Piva e Patricia Spilimbergo conduziram a atividade, com a coordenação do professor Rômulo Fockink.

Em um primeiro momento, foi apresentado um breve histórico das Feiras de Matemática no Brasil, seguido de alguns dados da I Feira Regional de Matemática, realizada em agosto de 2017, na Unijuí. Ainda, foram destacados alguns aspectos relacionados à organização, submissão de trabalhos e realização de formações para a II Feira Regional de Matemática, que será realizada em 24 de agosto, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi.

Ao final, os professores Taigor Monteiro e Sigrid Reinke realizaram um breve depoimento sobre as suas experiências com a I Feira Regional de Matemática do RS, concluindo, assim, mais uma tarde de atividades desenvolvidas via projeto de extensão.

              

 


Dia Mundial da Água: projeto visa realizar diagnóstico e monitoramento de recursos hídricos em Ijuí

No Dia Mundial da Água, conheça um dos projetos em andamento na Universidade, que visa estudar um dos principais recursos naturais da Terra. Saiba mais sobre o Projeto “Diagnóstico e Biomonitoramento Ambiental na Região Noroeste do RS”.

                    

O projeto, vinculado ao curso de Ciências Biológicas (Departamento de Ciências da Vida – DCVida), pretende apresentar um diagnóstico da fauna em áreas de Ijuí, e, posteriormente, comparar áreas sem ou com pouca intervenção do homem com aquelas em que existem projetos de recuperação, como também com áreas degradadas. 

Por meio do subprojeto Diagnóstico e monitoramento de macroinvertebrados bentônicos em recursos hídricos de pequeno porte na região oeste do município de Ijuí, RS”, realizará um mapeamento dos recursos hídricos – riachos/arroios, banhados, açudes/represas da região oeste da cidade de Ijuí, em áreas próximas ao Campus (Bairros Pindorama, Universitário, Thomé de Souza, Morada do Sol) e, a partir deste, um inventário preliminar para registrar dados referentes à localização, dimensões, tipos de substrato, hidroperíodo, origem da água, tipo de margens, característica de vegetação do entorno, características físico-químicas da água. Depois, será realizado um monitoramento, ao longo das estações do ano, de pontos escolhidos, considerando aspectos físicos, químicos e biológicos (macroinvertebrados e vegetação), além da comparação das comunidades amostradas nos diferentes locais ao longo do tempo. 

A partir disto, serão adaptadas e elaboradas metodologias de análise ambiental com fins educacionais para recuperação e preservação de recursos hídricos em ambientes urbanos, bem como elaboração de roteiros de atividades que poderão ser desenvolvidas junto às escolas e comunidades da região. Para cada ambiente estudado serão elaborados protocolos rápidos adequados à avaliação ambiental para os diferentes ecossistemas. 

De acordo com o Projeto, a deterioração do ambiente gerou a necessidade de desenvolvimento e adequação de métodos de avaliação de qualidade ambiental. O monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo. 

O Projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa Biodiversidade e Ambiente – AMBIO.

Equipe

Professores (Grupo de Pesquisa AMBIO - DCVIda)

Francesca Werner Ferreira (coordenadora)

Vidica Bianchi

Juliana Fachineto

Mara T. Houssaini

Alessandro Hermmann

Alunos

Bolsistas e voluntários do grupo PET Biologia

Douglas de Jesus (TCC – Bacharelado Ciências Biológicas)

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração: 

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

                         

Confira o Relatório da ONU sobre o tema.


Grupo de estudos da UNIJUÍ tem aprovação de cinco egressos em programas de pós-graduação

 

Grupo de Estudos do curso de Engenharia Civil de 2017

 

O Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade (NECS) é um grupo de estudos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, voltado ao desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área da construção civil.

Foi criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes do curso de engenharia civil um espaço de discussão e aprofundamento teórico. Oportunizando atividades de iniciação científica e fomentando a integração entre as diversas áreas do conhecimento que formam os eixos temáticos do curso.

Mesmo sendo um projeto jovem, iniciou suas atividades em 2014, o grupo está colhendo bons resultados e alcançando destaque na região. De acordo com o coordenador do NECS, professor Éder Claro Pedrozo, somente no ano de 2017 foram mais de 100 publicações em capítulos de livros, artigos, revistas, artigos em eventos científicos, resumos expandidos e resumos.

“O reconhecimento também pode ser mensurado pelo resultado que os egressos do grupo obtiveram em seleções para programas de pós-graduação. Os cinco alunos que concluíram seus estudos no segundo semestre de 2017 foram aceitos em programas de mestrado”, destaca Éder.

Participar do Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade

Para fazer parte do grupo os estudantes precisam participar de um processo de seleção, no qual são verificados os currículos e os candidatos são chamados para entrevista. Estão aptos a participar do grupo de estudos, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil da UNIJUÍ ou também, acadêmicos de cursos das áreas afins, que possam contribuir com as temáticas trabalhadas pelo grupo.

“Atualmente, contamos com 12 alunos voluntários, que disponibilizam em média 10hs de estudos por semana e desenvolvem trabalhos nas áreas da avaliação da pós-ocupação em habitações de interesse social, do desenvolvimento de novos materiais de construção e pavimentação, da análise numérica de estruturas, do reuso de águas e, também, do conforto ambiental e da eficiência energética. Todos perpassando pelo viés da sustentabilidade ambiental e sob a orientação de professores do curso”, ressalta o coordenador do NECS.

Créditos Imagem: Jornal Gazeta Regional


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