UNIJUÍ FM avalia o encerramento do projeto de Twitteratura - Unijuí


O ano de 2025 teve cultura, teve concurso, teve literatura e teve twitteratura na UNIJUÍ FM, a Rádio que vai além dos 280 caracteres. O projeto “O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura”, realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 por meio do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado, incentivou a escrita criativa de microtextos com a brevidade e concisão que caberiam nas publicações do Twitter - hoje plataforma X. As limitações foram da quantidade de caracteres, e não das emoções: o desafio, dizer pouco, mas sentir muito.

Aberto à comunidade escolar e regional, para quem topasse celebrar a criatividade, o projeto iniciou em março, com Formação de Professores e a participação de 25 escolas, de 10 municípios gaúchos, unindo Literatura e Educação, com orientações para os estudantes inscritos. Para a comunidade interessada, esta nova forma de fazer poesia foi orientada por meio de campanha através das mídias sociais. Assim, nos eventos culturais realizados pela UNIJUÍ FM ao longo do ano, em ações específicas em espaços públicos e através de apoiadores parceiros de programação, o projeto foi sendo divulgado.

O resultado foi a inscrição de 1.185 talentos, entre 6 e 86 anos. Destes, 280 tweets foram selecionados para compor a obra “Twitteratura: de tweet em tweet se faz um livro”, lançada em evento no mês de julho. Os premiados em páginas e seus acompanhantes vivenciaram uma manhã de apresentações culturais, musicais, talkshow, com direito à subir no palco e registrar o momento enquanto escritores.

Como extensão do projeto, os microtextos publicados no livro foram transformados em áudio para integrar a programação da UNIJUÍ FM, com as vozes dos próprios autores, unindo literatura e rádio numa proposta inovadora.

Enquanto produto cultural que originou-se do projeto de Twitteratura, os três mil exemplares do livro foram distribuídos gratuitamente para os participantes, escolas públicas e privadas, apoiadores e parceiros da Rádio, bibliotecas e, para a comunidade regional.

Na expofest, considerado o maior evento multiétnico do país, que durante dez dias de feira em outubro, recebeu mais de 190 mil visitantes, a UNIJUÍ FM distribuiu 1.000 exemplares da obra. Também durante a Feira do Livro de Ijuí, escolas e apaixonados por leitura receberam mais 1.000 exemplares em doações.

O projeto foi realizado pela Rádio Educativa UNIJUÍ FM, com apoio dos cursos de Letras e Pedagogia da UNIJUÍ, projeto Traças Digitais da UNIJUÍ e 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O projeto foi realizado com recursos da Lei Complementar número 195/2022, Lei Paulo Gustavo.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.